Projeto Arduino Nano Tocando o Tema do Super Mário com Buzzer

Projeto Arduino Nano Tocando Tema do Super Mário

Já pensou em conseguir reproduzir com seu Arduino um som nostálgico para levar as pessoas de volta a infância? É o que vamos fazer hoje nesse incrível experimento “Projeto Arduino Nano Tocando o Tema do Super Mário com Buzzer”.

O projeto original foi criado voltado para a placa Nano, mas nada impede que você utilize o Uno R3, o Mega2560 ou qualquer outro microcontrolador Arduino que esteja a sua disposição. A única observação a ser feita é quanto aos pinos que vai utilizar e a necessidade de fazer alguma alteração no código de programação.

O desenvolvimento é bem simples, apenas vai precisar além de placa, de uma protoboard para que possa reaproveitar todos os componentes, de um buzzer passivo (o ativo não vai atender pois não varia a oscilação de acordo com as frequências emitidas), de um resistor e um jumper. Logo abaixo todos os itens serão devidamente indicados. Ah se você optar pelo Uno, a protoboard não será necessária.

 

Vídeo do Projeto Arduino Nano Tocando o Tema do Super Mário com Buzzer

 

Itens Necessários para Montagem do Projeto

 

Esquema de Ligação do Projeto Arduino Nano Tocando o Tema do Super Mário

Se você tem um Arduino Uno (que a maioria das pessoas tem), ligue os componentes, com a ajuda da imagem abaixo. Se você tem um Arduino Nano, procure a imagem em “Usando um Arduino Nano”.

Primeiramente conecte o positivo do buzzer ao pino digital 3 , e o negativo em um resistor de 1k ohm . Conecte o outro lado do resistor de 1 k ohm ao pino terra(GND) do Arduino. Lembre-se de ligar o alarme da maneira correta, o buzzer tem pinos positivos e negativos!

Então, basicamente, o buzzer, 1 k ohm e Arduino deve ser ligados assim: Pino Digital Arduino 3 -> Buzzer -> 1 k ohm resisotor -> Arduino terra (GND) pino.

Você pode fazer sem o resistor de 1 k ohm! Se você conectar sem o resistor, o sinal sonoro será muito mais alto, e a qualidade do som pode se degradar. Mas você também pode diminuir a resistência para obter o som um pouco mais alto, e manter a qualidade do som.

Uma outra ideia é o uso de um potenciômetro, em vez de uma resistência, para agir como um controlador de volume! Para este tutorial vamos estar usando um resistor de 1 k ohm.

 

Esquemático com Arduino Uno

Abaixo está uma ilustração de como se conectar o buzzer e resistência a um Arduino Uno.

Esquemático Projeto Arduino Uno Tocando o Tema do Super Mário

Esquemático Projeto Arduino Uno Tocando o Tema do Super Mário

 

Esquemático com Arduino Nano

Abaixo está uma ilustração de como se conectar o buzzer e resistência a um Arduino Nano.

Esquemático Projeto Arduino Uno Tocando o Tema do Super Mário

Esquemático Projeto Arduino Uno Tocando o Tema do Super Mário

 

 

Código de Programação

Ó código de programação não tão simples em razão da grande quantidade de tons apresentados no projeto, contudo, seguindo os devidos passos tudo dará certo.

Código completo você encontra abaixo:

 

Projeto Original de Prince de Princetronics.com

 

Conclusão

Diversos são os sons que podemos produzir através de um Arduino, a única coisa que nos limita é o emissor de som que iremos utilizar e os modos de armazenamento e reprodução, esta é somente uma ideia do que pode ser feito, outras músicas podem ser tocadas desta maneira e se preferir pode adicionar um mini alto falante e aumentar o som de sua reprodução, tem mais alguma ideia do que podemos fazer?

Deixe seu comentários, compartilhe suas ideias.

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
4 Número de Comentários
  • LUCAS
    3 janeiro 2018 at 23:52
    Deixe seu Comentário

    há outros exemplos de projetos envolvendo arduino nano?

  • guilherme
    21 março 2019 at 02:18
    Deixe seu Comentário

    Você explica em algum lugar como foi feita a programação ?

    • Equipe Usinainfo
      17 abril 2019 at 18:04
      Deixe seu Comentário

      Olá Guilherme!
      Este é um artigo traduzido que não foi desenvolvido em nossa empresa, todas as informações são do site de origem e estão disponíveis neste artigo, algumas informações referente ao código podem ser encontradas através de comentários junto ao mesmo.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados