Projetos com Arduino Yun

Arduino Yun: Ideias de Projetos como Você Nunca viu!

Escrever sobre Projetos com Arduino Yun é difícil, muito difícil, principalmente pela dificuldade de encontrar bons projetos, pois a plataforma é muito jovem. Enquanto isso, Raspberry Pi e Arduino Uno já tem uma comunidade forte, e Yun ainda está crescendo.

Ele é uma incrível peça de hardware, enquanto tem todo o conforto da IDE Arduino, você tem uma placa cheia de recursos como Linux (Linino, uma distribuição Linux baseada em OpenWRT), WiFi on-board e Ethernet, e um gerenciador de pacotes completo.

Arduino Yun para Projetos

Arduino Yun para Projetos

Vamos ver ideias de projetos criativos já feitos para mostrar como ele é flexível, graças ao gerenciador de pacotes e ao SO cheio de recursos, você pode criar quase tudo.

 

Projeto Arduino Yun 1: Uma Câmera para Monitorar seus Gatos

Se você tem gatos que gostam de fazer coisas engraçadas, enquanto você não vê, pode resolver este pequeno problema com o projeto da Neuroballs. Eles tem uma explicação detalhada sobre como você pode criar uma câmera especial movido a “a gato” com um sensor de movimento PIR.

Projeto Arduino Yun 1 Uma Câmera para Monitorar seus Gatos

Captura do Projeto Arduino Yun 1 Uma Câmera para Monitorar seus Gatos

Quando o Arduino detecta um movimento, ele vai tirar uma foto, desta forma você pode controlar seus gatos, e combinar isso com um sistema de arquivos que serve como Samba ou NFS se você sabe um pouco sobre o Unix, você pode ver se seus animais incendiaram a casa enquanto você estava no trabalho. Ou se você é um cientista, você pode colocar algo assim em seu laboratório para observar o comportamento deles.

Conheça o Projeto Original em Arduino Yún powered cat camera.

 

Projeto Arduino Yun 2: Detector de Banheiro Ocupado

O Detector Banheiro Ocupado é um fascinante projeto de desenvolvimento com design simples e mega útil. Sua abordagem nerd às coisas me ilumina muitas vezes, se baseia em uma solução para verificar se um banheiro está livre.

A primeira vista pode lhe fazer rir por parecer um projeto bobo… mas se deem conta de que esse projeto não era apenas legal, mas inovador e louco ao mesmo tempo.

Projeto Arduino Yun 2: Detector Banheiro Ocupado

Projeto Arduino Yun 2: Detector de Banheiro Ocupado

Bem, este projeto é um pouco complexo. A equipe usou dois controladores para alcançar este resultado: um Arduino e um Sensor Magnético de Sobrepor com fio para verificar as portas, e um  Yun para denunciar a condição dos banheiros.

É interessante, por muitas razões, porque podemos ver neste caso o quão útil pode ser usá-lo por suas capacidades e recursos de nuvem, também podemos ver como funciona bem conectado com outros Arduinos.

Conheça o Projeto Original em Bathroom Occupancy Detector.

 

Projeto Arduino Yun 3: Não Toque Aqui – Vigilância 

“Não toque aqui” é um projeto interessante que tenta fazer um dispositivo antifurto para a sua casa ou seu escritório usando, onde a partir de algumas linhas de código e utilizando alguns sensores vai ser fácil reproduzir em casa.

Projeto Arduino Yun 3 Não Toque Aqui - Vigilância 

Projeto Arduino Yun 3 Não Toque Aqui – Vigilância

Você pode conectar uma câmera e um sensor de movimento PIR para a Internet, e usá-los de várias maneiras. Pode configurar a placa de áudio e reproduzir um som de alarme ou configurar um script e ter um e-mail enviado a cada vez que um ladrão rouba seus biscoitos favoritos.

Ou ainda, você pode jogar com as APIs do Facebook e postar uma foto do ladrão para mostrar sua identidade para a rede.

Conheça o Projeto Original em YouCantTouchThis.

 

Conclusão

Trabalhar com essa incrível placa não é algo muito difícil, e a facilidade de utilização nos surpreende pela infinidade de recursos presente em uma única placa de programação, possibilitando desenvolver os mais diversos tipos de aplicação final.

A maior dificuldade ainda é encontrar projetos com ele, por apresentar um custo mais elevado, não desperta a atenção de muitos makers, principalmente por aqueles que possuem limitações de recursos para desenvolver suas aplicações robóticas.

Tem algum projeto ai com Arduino Yun e que quer compartilhar com a gente? Utilize os comentários e divulgue seus tutoriais, dúvidas e curiosidades.

Categorias
Arduino

Entusiasta em Sistemas Eletrônicos Embarcados. Gestor de Marketing Digital. Bacharel em Ciências Sociais Aplicadas / Direito – URI.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados