Teclado Matricial de Membrana

Apresentação e Funcionamento: O Teclado Matricial de Membrana para Arduino é um teclado de ótima qualidade, dispositivo com design e um acabamento fino, suas teclas são macias e resistentes....

Apresentação e Funcionamento:

O Teclado Matricial de Membrana para Arduino é um teclado de ótima qualidade, dispositivo com design e um acabamento fino, suas teclas são macias e resistentes. Sua comunicação utiliza apenas oito pinos para 16 teclas, o que facilita na hora da instalação e desenvolvimento, na parte traseira do teclado existe um adesivo, para fixar o teclado em uma superfície lisa, seu cabo flat, é mais prático tanto esteticamente quanto funcionalmente.

O projeto que é demonstrado a seguir envolve o funcionamento do Teclado Matricial de Membrana, em conjunto com a plataforma de desenvolvimento Arduino. O Teclado será conectado ao Arduino, onde ele fará a leitura da tecla pressionada e enviará o caractere para a porta serial. A partir deste projeto você poderá estar desenvolvendo inúmeras aplicações uteis ao seu dia-a-dia, seja qual for sua necessidade ou ideia.

Teste Prático:

Produtos Utilizados no Teste:

arduino-uno-r3-original-italia_1membrana

Teclado Matricial de Membrana

Arduino Uno R3

Jumpers

 

Protocolo de comunicação:

O teclado Matricial de Membrana funciona com o método de varredura Multiplexada, ou seja, o Arduino sequencia os canais para ver qual tecla foi pressionada, as teclas do teclado são conectados na forma demostrada pela imagem abaixo, ou seja, colunas e linhas. O sistema de multiplexação é um sistema básico que funciona da seguinte forma: o Micro controlador define que todas as colunas fiquem como saída, e as linhas como entrada, assim aguardando o pressionamento de algum botão, se algum botão for pressionado, instantaneamente o micro controlador troca as entradas pelas saídas e novamente verifica qual botão foi pressionado, assim ao juntar as duas informações teremos a localização do botão apertado pelas coordenadas das linhas pelas colunas.

comunicacao-membrana-tactil

Montagem Física:

As ligações devem ser feitas obedecendo a seguinte ordem:

montagem-fisica-membrana-tactil

Funcionamento do Programa:

O código tem função de aguardar que um botão do Teclado Matricial seja pressionado, e quando pressionado exibir o caractere pressionado na tela, através da porta serial. O Código juntamente com a biblioteca estão disponíveis a seguir:

Download das Bibliotecas

Download Exemplo do Programa Principal

Conclusões:

A partir deste simples projeto teste, aprendemos o funcionamento básico que o Teclado Matricial apresenta, além de ser um dispositivo de alta qualidade, tem um design diferenciado e muito fino, facilita o uso em travas elétricas, controle de acesso, cofres, balanças eletrônicas, entre outros. Lembrando que devemos sempre conectar as trilhas corretamente para evitar curtos ou erros na montagem. Bons Projetos!

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Arduino
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados