Projeto Teclado Matricial Arduino

Teclado Matricial 4×4 com Arduino

O Teclado Matricial 4×4 Arduino é um teclado de ótima qualidade indicado para os mais diversos projetos com microcontroladores, apresentando design simples e um acabamento fino, com todas suas teclas macias e resistentes de fácil manipulação.

A comunicação utiliza apenas 8 pinos para 16 teclas, o que facilita na hora da instalação e desenvolvimento, além disso, na parte traseira existe um adesivo para fixação em uma superfície lisa. Seu cabo flat é mais prático tanto esteticamente quanto funcionalmente.

O projeto que é demonstrado a seguir envolve o funcionamento do Teclado Matricial 4×4 com Arduino, em conjunto com a plataforma de desenvolvimento. O Teclado será conectado ao Arduino, onde ele fará a leitura da tecla pressionada e enviará o caractere para a porta serial. A partir deste projeto você poderá estar desenvolvendo inúmeras aplicações uteis ao seu dia-a-dia, seja qual for sua necessidade ou ideia.

 

Vídeo Projeto Teclado Matricial 4×4 com Arduino

Produtos Utilizados no Projeto


– 1 x Teclado Matricial de Membrana;

– 1 x Arduino Uno R3;

– 1 x Kit de Jumpers.

 

Protocolo de Comunicação do Teclado

O Teclado Matricial Arduino funciona com o método de varredura Multiplexada, ou seja, o microcontrolador sequencia os canais para ver qual tecla foi pressionada, as teclas são conectadas na forma demostrada pela imagem abaixo, ou seja, colunas e linhas.

O sistema de multiplexação é um sistema básico que funciona da seguinte forma: o Arduino define que todas as colunas fiquem como saída, e as linhas como entrada, assim aguardando o pressionamento de algum botão, se algum botão for pressionado, instantaneamente o microcontrolador troca as entradas pelas saídas e novamente verifica qual botão foi pressionado, assim ao juntar as duas informações teremos a localização do botão apertado pelas coordenadas das linhas pelas colunas.

Protocolo de Comunicação Teclado Arduino

Protocolo de Comunicação Teclado Arduino

 

 

Montagem do Projeto Teclado Matricial com Arduino

Para perfeito funcionamento do projeto é necessário que as ligações sejam feitas de forma correta, obedecendo as ligações conforme a imagem abaixo. Para conexão do Arduino com o teclado podem ser utilizados jumpers do tipo macho-macho, especialmente coloridos para evitar a ligação incorreta.

Esquemático Projeto Teclado Matricial com Arduino

Esquemático Projeto Teclado Matricial com Arduino

 

 

Funcionamento do Código:

O código do Projeto Teclado Matricial 4×4 com Arduino tem função de aguardar que uma tecla seja pressionada, e quando ocorrer, irá exibir o caractere pressionado na tela, através da porta serial. O Código juntamente com a biblioteca estão disponíveis a seguir:

Download das Bibliotecas

Download Código Exemplo do Teclado Matricial 4×4

Conclusão

A partir deste simples teste, aprendemos o funcionamento básico que o Teclado Matricial 4×4 com Arduino apresenta, além de ser um dispositivo de alta qualidade, ter um design diferenciado e muito fino, facilitando o uso em travas elétricas, controle de acesso, cofres, balanças eletrônicas, entre outros.

Lembrando que devemos sempre conectar as trilhas corretamente para evitar curtos ou erros na montagem. Bons Projetos!

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
ArduinoProjetos

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados