Shield LCD16x2 / LCD Keypad Shield com Botões para Arduino

Aplicação e funcionamento: O Shield LCD 16×2, também conhecido como LCD Keypad Shield, é um shield que emprega toda a praticidade dos shields, de um display 16×2 e de...

Aplicação e funcionamento:

O Shield LCD 16×2, também conhecido como LCD Keypad Shield, é um shield que emprega toda a praticidade dos shields, de um display 16×2 e de um conjunto de pequenos botões que são utilizados para navegar em menus na tela, com funções selecionar e resetar, de forma a facilitar crucialmente na ligação do compacto display junto ao Arduino.

A utilização junto ao Arduino é muito simples, dispensando a utilização de complicadas redes de jumpers e conectores, basta conectar o shield sobre o Arduino Uno e o display estará pronto para utilização. Um único produto reproduz a funcionalidade de três, ocupando mínimo espaço físico.

Devido ao Shield LCD 16×2 com botões ser conectado diretamente sobre a face superior do Arduino a possibilidade de falhas nas ligações é nula, além de evitar interrupções de imagens devido a pequenas vibrações no microcontrolador ou na base onde ele encontra-se localizado.

Abaixo estaremos realizando um pequeno teste para demonstrar um pouco da funcionalidade do Shield LCD 16×2 / LCD Keypad Shield para Arduino onde criaremos um menu demonstrativo, controlando assim, o BackLight do display.

Produtos utilizados no teste:

Montagem Física (Hardware):

Devido a praticidade deste dispositivo não necessitamos o uso de esquemas, para utilizá-lo, basta conectar o Shield sobre o Arduino, de forma em que os pinos se encaixem corretamente.

Funcionamento do Programa (Software):

O nosso código, tem a função de exibir um menu de navegação que através do botão SELECT proporciona a escolha de uma das opções apresentadas junto ao display.

Após experimentar este exclusivo produto, capaz de reunir todas as funcionalidade de um Display LCD 16×12 em modelo Shield e com uma quantia considerável de botões que podem ser programados de forma independente, agora está na hora de explorar suas funcionalidades, desenvolva um sistema de controle manual com menus interativos e tudo isto de forma simples, rápida e prática com este simples produto.

O limite para os seus projetos é você mesmo quem faz, uma boa ideia com o produto ideal pode se tornar um belo projeto capaz de impressionar a todos e facilitar a sua vida, com o projeto correto você pode melhorar sua qualidade de vida, melhorar a segurança de sua casa e se divertir com diferentes esquemas de entretenimento.

Categorias
Arduino
6 Número de Comentários
  • Airton
    13 fevereiro 2018 at 18:55
    Deixe seu Comentário

    Ola. Fiz um projeto utilizando este shield lcd, mas agora estou precisando das borrachas dos botoes para colocar no Case. Sabe onde encontro? Obrigado

    • Equipe Usinainfo
      16 outubro 2018 at 13:50
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Airton!

      Infelizmente desconhecemos a comercialização somente da borracha do pushbutton, comumente o mesmo é comercializado somente na sua forma completa.

  • Marcos
    26 novembro 2018 at 15:05
    Deixe seu Comentário

    Olá, sobra algum pino do arduino para outra aplicação? Por exemplo, leitura de um sinal analógico.

    • Equipe Usinainfo
      4 abril 2019 at 17:48
      Deixe seu Comentário

      Sim, alguns pinos acabam por não ser utilizados e possuem um local no shield específico que possibilita até a soldagem e uma barra de pinos extra para fácil utilização dos mesmos, os pinos que sobram para utilização são os pinos digitais 0, 1, 2, 3, 11, 12 e 13, pinos analógicos A1, A2, A3, A4 e A5 e pinos de alimentação 5V, 3.3V e GND.

  • PAULO ROBERTO GRISOLIA
    6 outubro 2019 at 08:39
    Deixe seu Comentário

    Bom Dia… Excelente a demonstração e o projeto de acionamento dos relês. Inclui neste projeto, um LCD 20 x 4 onde apresenta os comandos, o nome da assinatura, enfim tudo funcionando perfeitamente. Somente ainda não descobri, como fazer funcionar quando desligo o cabo USB e ligo a placa numa fonte, pois aí os comandos não são carregados, mas se voltar a ligar o cabo USB tudo volta ao normal. Vcs teriam alguma dica ?

    • Equipe Usinainfo
      25 outubro 2019 at 17:36
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Paulo!
      Parabéns pelas adaptações, infelizmente não havíamos nos deparado com este problema quando realizamos o desenvolvimento do referente projeto. Ao conectar o USB, o código tem que ser gravado novamente? Tente realizar a alimentação via fonte quando com o USB conectado e após remova-o para verificar se funciona. Se for o caso é algum problema na reinicialização do código. Verifique também a corrente da fonte se é adequada ao projeto.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados