Projeto Módulo Display 7 Segmentos TM1638 com Sensor de Temperatura DS18B20

Projeto Módulo Display 7 Segmentos TM1638 com Sensor de Temperatura DS18B20

Neste projeto trabalharemos com dois produtos em conjunto que podem ser facilmente aplicado em junto ao Arduino, trata-se do Módulo Display 7 segmentos TM1638 e do Sensor de temperatura digital à prova d’água – DS18B20.

O módulo é basicamente uma placa eletrônica para Arduino que agrega diversas funcionalidades, podendo ser utilizado em outros microcontroladores, já que trabalha com um protocolo three-wire, mais conhecida como SPI (Serial Peripheral Interface) que utiliza somente 3 fios de comunicação, facilitando assim sua aplicação.

Por sem um acessório completo, o Módulo Display 7 segmentos TM1638 conta um funcional conjunto de 8 dígitos de 7 segmentos, 8 leds vermelhos, além de 8 botões de ajuste (push button) que podem ser utilizados para as mais diferentes finalidades.

É ideal para o desenvolvimento de painéis de controle em projetos robóticos ou mesmo de automação residencial, já que as funções podem ser programadas de forma diversa.

O Sensor de Temperatura DS18B20, por sua vez, foi desenvolvido para suprir a necessidade de projetistas que necessitam medir a temperatura de líquidos sem danificar seus equipamentos, já que pode ser submerso na água, por exemplo.

A sua característica de ser a prova d’ água deve-se ao material de produção integrado em sua cápsula: aço inoxidável, contando ainda com cabo totalmente revestido em material isolante para que não sofra os efeitos da umidade.

Em geral, mostra-se ideal para controle da temperatura em grandes ambientes ou mesmo em reservatórios de água, podendo alcançar medidas de temperatura de até 125ºC.

 

Produtos Utilizados no Projeto Módulo Display 7 Segmentos TM1638

 

 

Montagem do Projeto

Como já descrito, a conexão deste dispositivo com o Arduino é muito simples, verifique no esquema abaixo:

Esquemático Projeto Módulo Display 7 segmento TM1638

Projeto Módulo Display 7 segmento TM1638 com DS18B20

 

Código de Programação

Abaixo você pode copiar e utilizar o código diretamente na sua programação. Fique a vontade para modificar e adicionar maiores funcionalidades.

 

Conclusão

Durante os testes o Módulo Display 7 segmentos TM1638 se apresentou muito util e fucnional, além de utilizar o display, fica livre para livre utilização o conjunto de leds e pulsadores, onde cada um pode receber uma função diferente de acordo com a necessidade de cada projeto.

O Sensor de Temperatura DS18B20 já é amplamente reconhecido pelo funcionalidade e confiabilidade dos dados apresentados. Sua forma de conexão é muito simples, utilizando poucas portas do microcontrolador Arduino.

Continue seguindo nossas postagens, em breve tem mais. Até a próxima.

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados