Funcionamento do Servo Motor Futaba S3003 com Arduino

O Funcionamento do Servo motor é através de um pequeno motor que possibilita controle de rotação precisa, trabalhando com tensão geralmente de 5V. Ele responsável por fazer esta movimentação exata é algum tipo de controlador instalado pelo projetista, entre eles, o Arduino.

No terminal de saída existem 3 fios: Preto, Vermelho, Branco. Dos quais, o preto é alimentação negativa, ou seja, 0V, o Vermelho para alimentação com 5V e o Branco serve para receber a onda quadrada de programação que definirá o ângulo do servo, que será definido através da largura do pulso alto da onda. Vejamos a imagem exemplificativa abaixo:

Servo Motor Funcionamento

Funcionamento do Servo Motor

 

O tempo entre pulsos é medido em milissegundos (ms), mas para facilitar este serviço o grupo Arduino® criou uma biblioteca para uso em servo motores, juntamente com esta biblioteca estaremos demonstrando no vídeo abaixo o funcionamento do servo em conjunto com um potenciômetro e pelo Arduino.

Teste Prático de Funcionamento do Servo Motor:

 

 

Produtos utilizados no teste:

 

Montagem Física (Hardware):

A montagem é muito simples, basta seguir os passos da imagem abaixo:

Esquemático Servo Motor Funcionamento

Esquemático de Funcionamento Servo Motor

 

Funcionamento do Código (Software):

O código utiliza a biblioteca do Arduino “Servo”, esse código transforma os valores de 0 a 180º em ondas quadrados para dar o exato ângulo desejado. Deste modo, através das portas analógicas realizaremos as leituras do potenciômetro e converteremos estes valores com a função “map”.

 

Código para teste:

 

Conclusão:

O Servo motor apresenta funcionamento exemplar, alcançando ótimos  resultados quando utilizado, principalmente pela alta qualidade que possui, além de um torque excelente para o seu tamanho. Durante os testes apresentou bom rendimento, mostrando-se muito preciso, ideal para aeromodelismo ou projetos robóticos com variadas aplicações.

Autor: Leonardo Dalla Porta
Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados