Sensor de Vibração Arduino em Projeto com Sensor de Inclinação

O Projeto Sensor de Vibração Arduino com Sensor de Inclinação traz como proposta testar na prática o funcionamento dos sensores com o Uno, possibilitando que possam ser adaptados e utilizados nos m,ais diversos protótipos de alarmes para automação residencial, por exemplo.

O Sensor de Vibração é um componente eletrônico de tamanho reduzido que pode ser aplicado em diversas áreas. Na prática, é bastante utilizado para detectar vibrações em motores elétricos de grande potência, para a preservação dos rolamentos de turbinas em armazéns de grãos, e ainda em alarmes residenciais.

Ele trabalha com uma espécie de “mola” fixa em meio a um “copo” metálico. Quando ocasionado uma vibração, a mola entra em ligeiro contato com o copo, detectando assim as vibrações. A precisão da detecção é ajustada por um trimpot encontrado na superfície da placa do sensor e para funcionamento trabalha com tensões entre 3V a 5V.

Já o Sensor de Inclinação trabalha com tensões de 3,3V a 5V, entretanto sua finalidade é um pouco diferente, uma vez que como o próprio nome sugere é capaz de detectar a inclinação do local onde estiver instalado.

Comumente é utilizado em projetos robóticos para informar ao Microcontrolador que o carrinho robô capotou (virou), para que este tome as providências para as quais estiver programado, ou ainda na construção de alarmes residenciais.

O Sensor de Inclinação também permite ajustes quanto a sua precisão por meio de um trimpot fixo junto à placa.

A seguir estaremos realizando um teste prático com ambos os sensores, onde criaremos um alarme residencial utilizando um Sensor de Vibração e um Sensor de Inclinação, juntamente com um Buzzer e uma relé.

 

Teste prático do Sensor de Vibração Arduino e Sensor de Inclinação

 

Produtos utilizados no teste

 

Montagem do Projeto

Para funcionamento, basta seguir as ligações conforme a imagem abaixo disponibilizada:

Esquemático Sensor de Vibração Arduino em Projeto com Sensor de Inclinação

Esquemático Sensor de Vibração Arduino em Projeto com Sensor de Inclinação

 

Funcionamento do Código (Biblioteca)

O Software que utilizaremos tem a função de efetuar a leitura dos sensores a todo o momento, e apresentará algumas mensagens no display, além disso, se for detectada alguma vibração ou inclinação (de uma porta de contrapeso, por exemplo) o sistema irá disparar o Buzzer, e ativar o relé, até que os sensores normalizarem.

Para oferecer maior comodidade aos nossos seguidores, disponibilizaremos o Código também separado para cada um dos sensores:

Download do Código para teste do Sensor de Vibração

Download do Código para teste do Sensor de Inclinação             

Conclusão

O Sensor de Vibração Arduino e o Sensor de Inclinação apresentaram funcionamento muito satisfatório e mostraram-se de grande utilidade na área de automação residencial e robótica. São dispositivos de comunicação simples que para utilização não exigem experiência prévia. Os fins para os quais podem ser utilizados são os mais diversos, mas vai depender do que você precisa e para o que você quer. Conheça toda Linha Arduino e Robótica no Site da UsinaInfo.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
ArduinoProjetos

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
8 Número de Comentários
  • Lucas lemos
    20 setembro 2016 at 18:39
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, a respeito daquele componente azul a esquerda do display, o que é e a montagem funcionaria sem ele? também reparei que na esquema possui um resistor que não foi apresentado no vídeo, poderia estar me explicando a respeito desses componentes neste circuito?

    • Equipe Usinainfo
      21 setembro 2016 at 20:04
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde ! O componente azul presente no projeto é um trimpot e tem a função de regular o contraste do display, tornando-se fundamental em seu projeto e podendo ser substituído por um potenciômetro. Em determinados casos usa-se um resistor para diminuir o brilho da luz de fundo, porém a utilização do mesmo não se torna obrigatória para o seu projeto.
      Att Equipe Usinainfo

  • marcos
    7 julho 2017 at 21:34
    Deixe seu Comentário

    olá, é possível esse sensor medir a quantidade da vibração, fazer uma mensuração de vibração?

    • Equipe Usinainfo
      11 julho 2017 at 14:30
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      Este equipamento realiza somente a verificação de vibrações, não
      possui a capacidade de mensurar o nível da vibração, por exemplo.
      Att Equipe Usinainfo

  • Carlos Roberto
    30 dezembro 2017 at 01:42
    Deixe seu Comentário

    Olá, são dois códigos, um para o sensor de vibração e outro para a inclinação, mas não tem como trabalhar com dois ao mesmo tempo, pois quando gravamos um código, logo apagamos o outro. Como você conseguiu usar os dois códigos ao mesmo tempo?

    • Equipe Usinainfo
      8 janeiro 2018 at 13:22
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      É possível utilizar os sensores junto em um mesmo código sem problema, basta realizar as devidas adaptações e lembrar que a inclusão de ambos em um mesmo código tornaria necessária a inclusão de outro relé para não dar problema na comunicação e acionamento dos equipamentos utilizados.

  • ROBERTO CHRISTOFOLETTI
    26 agosto 2020 at 19:04
    Deixe seu Comentário

    Olá, Boa Noite. Quero utilizar este sensor a fim de detectar a inclinação de um foguete. Quero saber se ele tem o mesmo problema do sensor de mercurio, pois a desaleração faz com que a gota de mercurio atinja os contatos disparando o para-quedas antes de atingir o apogeo. Muito Obrigado.

    • Matheus Gebert Straub
      8 outubro 2020 at 15:54
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Roberto! Este sensor de vibração possui um funcionamento mecânico, internamente ele possui uma esfera que se desloca e indica inclinação, porém não possui saída analógica, ou seja, não consegue diferenciar níveis de inclinação.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados