Sensor de Nível de Água Tipo Boia

Aplicação e funcionamento:   O Sensor de Nível de Água tipo Boia é um dispositivo de aplicação universal que pode ser utilizado em tanques, caixas d’água, reservatórios, piscinas, etc....

Aplicação e funcionamento:

 

O Sensor de Nível de Água tipo Boia é um dispositivo de aplicação universal que pode ser utilizado em tanques, caixas d’água, reservatórios, piscinas, etc. Ele trabalha com uma boia em seu interior presa a um íman, o qual é responsável por ativar ou desativar uma reed switch posicionada no interior do sensor. No momento em que a boia ficar para baixo o sensor irá conduzir energia, caso contrário ele não conduzirá.

O Sensor de Nível de Água tipo Boia foi desenvolvido para testes ou aplicações finais na área da Automação Residencial (Domótica). Na prática o sensor pode ser usado para detectar um possível acidente em uma piscina, por exemplo, onde uma criança pode acidentalmente cair, com a queda serão criadas vibrações na água (pequenas ondas) que serão suficientes para ativar o sensor de nível, que em conjunto com o Arduino pode disparar alarmes sonoros ou luminosos.

Abaixo apresentaremos uma apresentação exemplificativa de funcionamento do Sensor de Nível de Água tipo Boia.

Teste prático:

Produtos utilizados no teste:

– Sensor de Nível de Água tipo boia

– Arduino

– Display LCD 16×2

– Jumpers

Trimpot

Montagem Física (Hardware):

Basta colocar o Sensor de Nível de Água tipo Boia dentro do local onde será feita a medição, seja em uma piscina ou em uma caixa e fazer as seguintes as ligações:

esquema-de-ligacao-sensor-de-nivel-tipo-boia

Funcionamento do Programa (Software):

Nosso software é muito simples, faremos a leitura do sensor e dependendo do resultado gerará um bip e apresentar o acontecimento no display.

Código para teste: Download AQUI.

Conclusões:

O Sensor de Nível de Água tipo Boia é um dispositivo muito útil, principalmente para Automação Residencial quando aplicado para segurança, de modo a evitar acidentes que podem ser fatais. Durante os testes mostrou-se muito eficaz e preciso, além de ter uma comunicação muito prática seja alta ou baixa.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
ArduinoAutomação Residencial
6 Número de Comentários
  • Gildeon Jr
    9 outubro 2018 at 13:32
    Deixe seu Comentário

    Tem como converter o pulso para tensão de 5v utilizando o sensor de fluxo? Se sim, qual valor utilizar para conversão

    • Equipe Usinainfo
      23 novembro 2018 at 12:31
      Deixe seu Comentário

      Olá Gildeon!
      Este produto por se tratar de um equipamento Reed Switch e trabalhar com tensão de 5V já gera um sinal de saída nesta mesma tensão.

  • Manuel
    25 novembro 2018 at 07:22
    Deixe seu Comentário

    Hola, estoy empezando en arduino, podrías mostrar con más detalles cómo se conecta el sensor? Si usa resistencia y como le puedo agregar la bomba (dispondré una mini bomba arduino de 3,5 a 6v)

  • luis carlos
    5 julho 2019 at 22:30
    Deixe seu Comentário

    ola, term o esquema de ligação dos componetes

    • Equipe Usinainfo
      16 julho 2019 at 15:51
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Luis!
      O esquema de ligação para funcionamento do referente projeto pode ser encontrado na sua descrição aqui em nosso blog. Verifique logo acima do código esta imagem, nela consta a ligação entre sensores e Arduino de forma bem simples.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados