Projeto Toca Disco Vinil DIY com Amplificador de Som e Alto-Falante

O Projeto Toca Disco Vinil DIY é um projeto bastante simples e funcional que demonstra o quanto a eletrônica pode nos surpreender. Com apenas um amplificador de som e um motor com controle de velocidade podemos conduzir sons através de uma pequena agulha até dois alto-falantes.

Toca Disco Vinil DIY

Projeto Toca Disco Vinil DIY

Com o passar dos anos conseguimos até melhorar as nossas tecnologias e colocar as nossas músicas nos mais diversificados aparelhos, cada vez menores, mas mesmo assim tem coisas que nunca saem de moda e que vivem nos corações e memórias de muitos, é o caso dos Discos.

Mas mesmo que seja um item tão importante para muitos, está cada vez mais difícil encontrar dispositivos de reprodução para os discos, por isto iremos trabalhar uma versão eletrônica para solucionarmos este problema. Já pensou em montar seu próprio toca disco?

 

Disco de Vinil

O Disco de Vinil ou simplesmente Vinil também é muito conhecido como LP (Long Play) e é uma chapa produzida através de processos eletromecânicos em um material chamado Policloreto de Vinila utilizado para o armazenamento de áudio.

A superfície do Disco de Vinil é constituída de uma longa ranhura em forma de espiral que vai desde a borda do mesmo até o seu centro e é responsável por “conduzir” a agulha do toca disco no sentido horário.

Agulha do Toca Disco Vinil junto à ranhura do Disco

Agulha do Toca Disco Vinil junto à ranhura do Disco

As ranhuras do LP são microscópicas e fazem com que a agulha que às percorra vibre de uma maneira que esta vibração seja transformada em um sinal elétrico que posteriormente é amplificado através de um amplificador e transforma-se em um som audível.

 

Toca Disco Vinil DIY

O Toca Disco Vinil desenvolvido pela Usinainfo é um produto exclusivo e de fácil funcionamento e compreensão. Além da agulha, responsável por captar as vibrações e convertê-las em sinal elétrico, temos o amplificador que capta este sinal e o torna audível através de dois alto-falantes.

Além deste sistema de captação e amplificação de áudio, temos também um exclusivo sistema de controle PWM, responsável por variar a velocidade de um motor acoplado diretamente no suporte de fixação do disco.

O motor utilizado junto à base do disco deve girar sempre em sentido horário e possui um controle de velocidade para poder satisfazer todos os modelos de discos, podendo girar em RPMs próximos a 33 ou 45 lembrando que o controle deve ser feito através da percepção do som.

Estrutura Interna Toca Disco Vinil

Estrutura Interna do Projeto Toca Disco Vinil

Além deste método que utilizamos, que é de um controle analógico de PWM através de um módulo específico com potenciômetro, também é possível realizar o controle de velocidade através de um Microcontrolador Arduino, por exemplo, e um drive controlador, que nos darão RPMs precisos.

Então eu posso trocar o Controlador PWM por um Arduino?

É possível ajustar o projeto para incluir um Arduino ao mesmo, porém neste caso seria necessário incluir ainda um Drive Controlador para Motor DC e fazer a devida configuração do microcontrolador, lembrando que o case MDF não possui local para instalação destes dispositivos.

Qualquer agulha pode ser utilizada no Toca Disco Vinil?

Não. A agulha utilizada no Toca Disco é feita de um material resistente, normalmente safira ou diamante, com um formato de cone responsável por verificar as ranhuras e transmitir suas vibrações.

 

Produtos Utilizados no Projeto Toca Disco Vinil DIY

A lista completa dos produtos utilizados para o desenvolvimento do Projeto Toca Disco Vinil DIY é possível observar abaixo, lembrando que dos kits anunciados abaixo, para alguns deles nem todos parafusos e demais componentes serão utilizados.

Estrutura em MDF para Toca Discos Vinil DIY Orbis;

Controlador PWM para Velocidade de Motores – ZS-X4B;

Mini Amplificador de Som PAM8403 Estéreo 2 Canais 3W + 3W;

– 2 Mini Alto-falante 3W 4 Ohms 40mm para Projetos – YD40;

Motor DC 3-6V 80RPM com Caixa de Redução e Eixo Duplo 120:1;

Agulha SJN68 de Toca Disco e Vitrola Diamante Universal;

Rolamento com Flange F625zz P (3x10x4);

Knob Estriado RK10 para Projetos – Azul;

Jack P4 Plástico (2,1×5,5mm);

Cabo de Áudio Estéreo Walkman Blindado 1m – 2×0,10mm2 Preto;

Cabo Flexível TiaFlex 5m Fio 0,50mm² – Preto;

Cabo Flexível TiaFlex 5m Fio 0,50mm² – Vermelho;

Parafuso Philips M3 x 8mm Metálico – Kit com 10 unidades;

Parafuso Philips M3 x 10mm Metálico – Kit com 10 unidades;

Parafuso Philips M3 x 30mm Metálico – Kit com 10 unidades;

Porca M3 x 2,4mm Metálica – Kit com 10 unidades;

Arruela M3 Metálica – Kit com 10 unidades;

Fonte de Alimentação Chaveada 5VDC 1A.

 

Esquema de Ligação

O esquema de ligação do Toca Disco necessita de um pouco de conhecimento em solda, uma vez que todos os terminais são soldados para impedir qualquer ruído e demais interferências na comunicação e propagação do som.

Esquema de ligação do Toca Disco Vinil DIY

Esquema de ligação do Projeto Toca Disco Vinil DIY

A imagem acima apresenta uma ligação simplificada do projeto, demais elementos de instalação dos componentes e posicionamento junto ao case MDF podem ser observados através do Manual impresso encaminhado junto do produto.

Para que o Controlador PWM para Velocidade de Motores 3 a 35V 5A ZS-X4B funcione com tensão de alimentação de 3 a 15VDC é preciso unir com solda dois polos que ficam logo abaixo da placa, já que a fonte enviada no kit é de 5VDC. Se for deixando de forma original, sem solda, vai trabalhar com tensão de 6 a 35VDC, não funcionando com a fonte enviada no kit. Veja a imagem abaixo:

Formas de Uso do Controlador PWM para Velocidade de Motores 3 a 35V 5A ZS-X4B

 

Conclusão

O projeto é parcialmente descomplicado e não necessita de programação, a simples instalação dos componentes já torna possível o funcionamento do Toca Disco Vinil DIY, só é necessária a configuração da velocidade do motor de acordo com o disco utilizado.

O Toca Disco Vinil DIY é desenvolvido com uma seleção de itens de fácil instalação e utilização, mas que também pode sofrer algumas alterações com a finalidade de melhorar sua precisão, como através da instalação de um Arduino, por exemplo.

Também é possível tentar melhorar o sistema de funcionamento de som incluindo amplificadores de som com recepção bluetooth ou utilizar ainda, alto falantes externos com maior potência através de amplificadores com a respectiva função.

Não se esqueça de deixar o seu comentário com sugestões de melhoria, feedback do projeto que desenvolveu e até mesmo com suas dúvidas para podermos discutir um pouco mais sobre este projeto tão satisfatório de se fazer.

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
9 Número de Comentários
  • Raimundo
    15 setembro 2020 at 19:01
    Deixe seu Comentário

    Posso adquirir da usinanainfo um equipamento desse pronto?

  • Alfredo MAINES GOMES GOMES
    29 setembro 2020 at 20:51
    Deixe seu Comentário

    Gostei da ideia! Tenho uma impressora 3D e sou hobbista afeito ao arduino. Estou interessado em adquirir motor e pick up para desenvolver esse projeto, gostaria de um orçamento. Obrigado, parabéns pela ideia.

  • Carlos Eduardo Lopes teixeira
    25 outubro 2020 at 08:37
    Deixe seu Comentário

    Sou Eduardo conhecido por cadu funcionário do hospital evangélico de Londrina sou amante do vinil e de gosto nostálgico a toca discos e só tenho a parabenizar por este novo trabalho de vocês e com certeza mais um motivo de continuar mantendo está nova tecnologia mais um motivo de satisfação afinal música é cultura. Grande abraço. Carlos Eduardo l.t

  • Zoe jose de farias
    9 janeiro 2021 at 18:14
    Deixe seu Comentário

    Gostei do projeto e desejo adquirilo, como. Proceder?

  • emerson dos santos
    8 novembro 2021 at 15:42
    Deixe seu Comentário

    quero apenas o kit eletronico pra converter o tocadiscos pra 3 velocidades. tem disponivel?

    • Matheus Gebert Straub
      25 novembro 2021 at 17:30
      Deixe seu Comentário

      Olá Emerson! Se você alterar algumas características deste projeto é possível manter velocidades fixas, só que para isto precisaria de um Controlador PWM que trabalhe apenas com sinal digital, mas o desafio seria criar um sistema de seleção para três velocidades.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados