Projeto Arduino Girassol Seguidor de Luz

O Projeto Arduino Girassol Seguidor de Luz é um protótipo eletrônico interessante que pode ser desenvolvido por entusiastas maker diy para uso em feiras robóticas de escolas e universidades, possibilitando chamar a atenção do público e de crianças nesses eventos.

Ele permite estimular os alunos a desenvolver o pensamento técnico e estudar a eletrônica de forma a aliar teoria e prática, possibilitando criar um vínculo afetivo e alinhar com as pesquisas envolvendo o mundo maker permitindo aprimorar projetos antigos e partir para novos desafios.

Também conhecido como flor robótica, esse projeto é capaz de verificar a luz do ambiente e direcionar-se para o lado de maior luminosidade, fazendo um trabalho igual ao de um girassol que está sempre apontando para onde se encontra o sol, criando interação direta com o público.

Projeto Arduino Girassol Seguidor de Luz

 

Teste Prático do Projeto

Desenvolvido em conjunto com dois LDRs, o Projeto é extremamente simples, contando com  ligação simplificada e baixa quantia de componentes, é ideal para quem trabalha com eletrônica e projetos de Arduino, permitindo utilizar produtos que tenham em casa para dar o acabamento perfeito.

Neste projeto, o Arduino irá reconhecer através dos sensores de luminosidade localizados um em cada extremidade do miolo da flor, identificar a luminosidade do ambiente e direcionar o servo motor até o ponto em que esta luminosidade estiver maior.

Vale lembrar que o servo motor em uso possui uma limitação de 180º, ou seja, o movimento da flor estará dentro deste limite, neste caso optamos e recomendamos a utilização de servos motores de metal devido ao peso da flor, porém caso sua flor seja menor ou mais leve, outro servo pode ser utilizado no lugar sem problema algum.

 

 

Produtos Utilizados no Projeto:

A parte eletrônica do Projeto Arduino Girassol Seguidor de Luz é bastante simples, possuindo como base a utilização de apenas 6 tipos de produtos listados logo abaixo. Quanto a parte física, o caule pode ser feito a partir de um cano de pvc, a base com o uso de um cachepô ou um vaso de flor onde poderá ser alocado o Arduino e a fiação, além do uso de EVA para acabamento da flor.

O girassol é feito inteiramente em EVA, possuindo dois LDRs em cada dos lados do miolo. O girassol é colado diretamente no cano, onde são passados os fios do LDR. Na parte inferior do cano é fixada a haste que ficará presa ao servomotor.

Montagem Física (Hardware)

Esquemático Projeto Arduino Girassol Seguidor de Luz

 

Funcionamento do Programa (Software)

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

Este código não possui muitos segredos e a sua funcionalidade é extremamente simplificada, para a sua utilização basta abri-lo em seu computador e carregar o mesmo junto ao Arduino, a única biblioteca que ele possui para seu funcionamento é uma biblioteca já instalada em computadores com aplicativo Arduino.

 

Conclusão

Este Projeto Arduino Girassol Seguidor de Luz é simples e ainda pode ser complementado, basta você usar a sua criatividade, adicionar mais um servo e alguns LDRs e fazer com que o mesmo realize também movimentos verticais, você pode incluir um interruptor para ligar e desligar ele par deixar sempre na tomada, trocar os LDRs por outros sensores, a criatividade não tem limites.

Não deixe de compartilhar suas experiências e dúvidas, utilize o campo de comentários.

Confira toda linha de Produtos Arduino no Site da UsinaInfo.

Categorias
ArduinoProjetos

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
16 Número de Comentários
  • Ricardo luz
    15 outubro 2019 at 21:18
    Deixe seu Comentário

    Boa noite!
    Inclui o software no Arduino, verifiquei todas as ligações, porém não estou conseguindo que o Girassol funcione. Não tem muita iniformação no Software, e desconfio que ele não esteja correto. Tem como vocês verificarem o código, por favor.

    • Matheus Gebert Straub
      30 outubro 2019 at 16:04
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Ricardo! Verifiquei o esquema de ligação e código, todas as informações estão em ordem. Se estiver utilizando algum elemento soldado verifique se as soldagens estão todas de acordo com o necessário para o funcionamento do projeto e se não existe algum tipo de mal conato na protoboard.

  • hiago dos santos rabelo
    3 junho 2020 at 13:20
    Deixe seu Comentário

    Olá, bom dia. Fiz o download do código de vocês e também não funcionou. De início achei que fossem as ligações, porém ao analisar o código de vocês verifiquei que dentro da função loop, no laço vocês apenas estavam criando a variável i sem inicializá-la, ou seja, ela era inicializada automaticamente com um valor de lixo, o que estatisticamente era quase 0 a probabilidade de ela inicializar com um valor menor que 5.
    Por isso sempre dava o valor zero na saída serial.

    • Matheus Gebert Straub
      15 junho 2020 at 10:29
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Hiago! Fiz o Download do código disponível nesta página e ao tentar compilá-lo, a IDE Arduino não encontrou nenhum erro, ao verificar também não encontrei a variável “i” citada no código do girassol.

  • Edson
    29 outubro 2020 at 15:34
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, sou Analista de Sistemas e estou começando agora com Arduino, obrigado por compartihar, projeto e código sem erros, tudo certo, site sensacional, até pra quem não é da área, com um pouco de vontade da pra realizar todos seus projetos.

  • Carlos leonardo
    7 junho 2021 at 12:31
    Deixe seu Comentário

    Bom dia! Estou com dificuldade na montagem física. Você pode me fornecer maiores detalhes? A fixação do servo motor e sua haste, por exemplo. Você tem vídeos ou fotos? oBRIGADO

    • Matheus Gebert Straub
      17 junho 2021 at 15:48
      Deixe seu Comentário

      Olá Carlos! Infelizmente todo o material disponível está neste artigo, a instalação do servo vai depender do local de instalação, se optar por um vaso como este, pode utilizar parafusos e porcas para prendê-lo no fundo e a haste foi colada com cola quente no cano PVC.

  • Cleia alves Nogueira
    10 junho 2021 at 14:17
    Deixe seu Comentário

    Olá Matheus!
    Parabéns pelo projeto! Adorei!!!
    Não consegui baixar o código. O link ainda está ativo?
    Desde já agradeço a sua atenção e retorno.

    • Matheus Gebert Straub
      17 junho 2021 at 13:57
      Deixe seu Comentário

      Olá Cleia! Obrigado, é sempre bom receber um feedback destes. Infelizmente o link estava com um probleminha, já verifiquei e corrigi o problema, está funcionando normalmente agora, obrigado pelo comentário.

  • Renata Silva
    15 junho 2021 at 12:57
    Deixe seu Comentário

    Olá,

    Só para informar que o link para download do arquivo do código não está abrindo no navegador Chrome.

    • Matheus Gebert Straub
      17 junho 2021 at 13:56
      Deixe seu Comentário

      Olá Renata! Peço desculpas pelo ocorrido, já verifiquei e corrigi o problema, está funcionando normalmente agora, obrigado pelo comentário.

  • renata silva
    17 junho 2021 at 09:56
    Deixe seu Comentário

    O projeto está excelente, obrigada pelo compartilhamento.

  • renata silva
    17 junho 2021 at 09:58
    Deixe seu Comentário

    Sobre o download da programação, seu link não está abrindo no Google Chrome, somente em outro navegadores.

    • Matheus Gebert Straub
      17 junho 2021 at 13:55
      Deixe seu Comentário

      Olá Renata! Peço desculpas pelo ocorrido, já verifiquei e corrigi o problema, está funcionando normalmente agora, obrigado pelo comentário.

  • Ezequiel Rodrigues de Almeida
    1 julho 2021 at 03:59
    Deixe seu Comentário

    Olá, bom dia.
    Esta ideia do girassol seguidor de luz, que é redundante, pode ser aplicado ou já existem aplicações em usinas de geração de energia solar com placas fotovoltaicas móveis?
    Seria este girassol um protótipo?
    Parabéns pelo projeto.

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados