Motor de Passo 28BYJ-48 com Driver ULN2003

O Motor de Passo 28BYJ-48 com Driver ULN2003 é um dispositivo muito prático desenvolvido a partir de um motor onde é possível ter o controle preciso da quantidade de voltas dadas. Comumente é muito utilizado em Scan DJ (equipamento para iluminação de festas), cortinas elétricas, ou até mesmo em alguns tipos de carrinho.

Uma característica sua é a menor velocidade desenvolvida com maior torque, ampliando sua aplicação. O Motor de Passo aqui apresentado possui uma redução, ou seja, enquanto o motor gira mais rápido internamente, um conjunto de engrenagens transforma a velocidade em força.

Ele é extremamente leve e contém hastes para fixação, para funcionamento vem acompanhado de um drive que tem a função de mandar para o motor uma corrente maior que o Arduino pode fornecer.

É possível visualizar na imagem a seguir a respectiva ordem de seqüência para funcionamento do motor, lembrando que as bobinas (Coil, como descrito na imagem) que estão em vermelho estão energizadas.
No teste logo abaixo, estaremos desenvolvendo uma demonstração de funcionamento prático do Motor de passo.

 

Teste prático Motor de Passo 28BYJ-48

 

Produtos Utilizados no Teste

 

Montagem Física

Para fazer as ligações é muito simples, basta seguir os passos da imagem abaixo:

Esquemático Motor de Passo 28BYJ-48 com Driver ULN2003

Esquemático Projeto Motor de Passo 28BYJ-48 com Driver ULN2003

 

Funcionamento do Código (Biblioteca)

Nosso software tem a função de fazer a sequência de pulsos aguardada pelo motor, e fazê-lo girar para um lado e para outro, onde através das variáveis no cabeçalho do código é possível alternar a velocidade do motor.

Download para programa para teste

 

Conclusão

Após os teste é possível concluir que o Motor de Passo 28BYJ-48 com Driver ULN2003 além de ser um dispositivo pequeno e de grande utilidade para inúmeros fins, apresenta funcionamento adequado a sua proposta com rotações em velocidade reduzida, mas com maior torque, aproximadamente 2,2Kgf.cm. A utilização prática do vai depender da sua criativa e necessidade.

 

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
2 Número de Comentários
  • Glen
    15 setembro 2018 at 00:48
    Deixe seu Comentário

    Muito obrigado – fácil a usar.
    Tem um erro no software: está contando entre 0 e 17 em vez de só 7. Deve ser:
    for(int i = 0; i = 0; i–)

    Eu também ajustei o código assim:
    void loop()
    {
    if (cont < passosPorRotacao )
    sentidoHorario();
    else
    sentidoAntiHorario();
    cont++;
    if (cont == passosPorRotacao * 2)
    cont = 0;
    }

    • Equipe Usinainfo
      27 setembro 2018 at 14:08
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Glen!

      Agradecemos pela dica, esperamos que seja útil também para os demais usuários, o projeto foi desenvolvido como base para inspirar nosso público e ficamos felizes em saber que isto está acontecendo.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados