Kit Antiestático ESD e Eletricidade Estática! Uma Realidade Discreta e Perigosa!

O Kit Antiestático ESD é um conjunto de equipamentos e acessórios diversos desenvolvidos com o propósito de auxiliar o profissional em eletrônica ou hobista durante os processos de manutenção ou desenvolvimento de equipamentos, já que visa evitar eventuais descargas elétricas tanto para o equipamento quanto para o operador.

Conhecida por ser discreta e perigosa, a descarga eletrostática é caracterizada através da transferência de cargas entre corpos com diferentes potenciais elétricos. O acúmulo cargas elétricas em nosso dia a dia ocorre em diversas situações e locais como quando passamos o pente nos cabelos ou geramos movimento, claro que ao corpo humano isto não representaria problema algum, mas em determinados casos esta carga ao ser descarregada pode resultar em alguns problemas.

 

Eletricidade Estática

Os Perigos da Eletricidade Estática

 

Além dos choques que o operador pode receber ao encostar-se em determinadas superfícies, os defeitos que uma descarga elétrica pode causar a componentes eletrônicos podem ser dos mais diversos como, o mau funcionamento, a degradação de desempenho, a falha total, a redução da vida útil do equipamento ou até mesmo o embaralhamento de comandos.

É visando conservar o bom funcionamento do produto e a qualidade de seus serviços, que cada vez mais profissionais da eletrônica que estão constantemente manuseando sistemas eletrônicos, operadores que trabalham com componentes sensíveis e até mesmo hobistas que trabalham com circuitos precisos aderem à utilização de Equipamentos ESD.

Os equipamentos antiestáticos são os mais diversos, cada qual desenvolve um papel crucial, com um exclusivo papel na proteção a sistemas eletrônicos. O Kit Antiestático ESD Básico é um kit que possui todos os acessórios necessários para o controle inicial de energia estática, energia a qual se mostra tão danosa aos circuitos de equipamentos eletrônicos, contando com uma pulseira antiestática, um par de luvas antiderrapante, uma escova e uma pinça com revestimento epóxi.

 

Kit Antiestático ESD x Energia Estática

Mesmo que seja inofensiva ao ser humano, a energia estática pode ser extremamente prejudicial a componentes e placas de diversos equipamentos eletrônicos como celulares, computadores, câmeras, circuitos integrados, módulos e Shields para Arduino.

Pulseira Kit Antiestático ESD

Pulseira Antiestática ESD com Fio

 

Curiosidade: O ser humano é capaz de armazenar cerce de 12.000 volts em seu corpo e mesmo assim nem sentir esta carga elétrica, mas imagina esta carga gerando uma energia estática com um componente de apenas 3 volts, será que ele conseguiria funcionar depois desse contato?

Levando em consideração estas informações, não nos resta dúvida da fundamental utilização de equipamentos capazes de dissipar esta estática e proteger nossos equipamentos, por este motivo que profissionais de eletrônica e diversos outros consideram indispensável à utilização dos mais diversos meios de dissipação estática.

Para quem tem dúvida quanto à utilização dos equipamentos ESD ou quanto a sua eficiência, não precisa se preocupar, pois se utilizado da maneira correta todos os seus equipamentos estarão protegidos, além de possuir uma utilização extremamente simples.

Além de ser de fácil instalação, os equipamentos disponíveis no Kit Antiestático ESD são de simples utilização, basta que o operador conte com um sistema de aterramento instalado próximo a mesa ou que o providencie o quanto antes, com o fim de conectar seus equipamentos antiestáticos junto ao mesmo.

 

Como se proteger da energia estática

Como se proteger da energia estática

Como se proteger da energia estática

 

Dentre as mais diversas maneiras de descarregar a energia estática do corpo, a Usinainfo possui os mais diversificados meios de fazer este trabalho que se mostra de suma importância para os profissionais que trabalham com eletrônica.

Os acessórios que compõem o Kit Antiestático ESD Básico temos os principais itens básicos para a proteção e manuseio de equipamentos eletrônicos, enquanto que no Kit Antiestático ESD PE-04 encontramos um conjunto de itens ideal para a manutenção e limpeza antiestática de equipamentos.

 

Produtos do Kit Antiestático ESD

Produtos do Kit Antiestático ESD

 

Confira a baixo, uma lista completa com descrição individual de cada item:

 

Luva ESD Antiestática Antiderrapante

Equipamento antiestático presente no Kit Antiestático ESD Básico e extremamente útil devido a sua elasticidade que se adere facilmente a mão do operador o propicia um trabalho preciso e de qualidade, além de um revestimento em borracha para melhorar a aderência de objetos.

Luva ESD Antiderrapante do Kit Antiestático

Luva ESD Antiderrapante

 

Pulseira Antiestática

Este é um dos itens que acompanha o Kit Antiestático ESD Básico, é utilizado junto ao braço e possui um exclusivo cabo com garra jacaré que vai conectado diretamente ao aterramento e tende a dissipar a eletricidade estática depositada no corpo humano.

Pulseira Antiestática do Kit Antiestático

Pulseira Antiestática

 

Pinça Antiestática

 Presentes tanto no Kit Antiestético ESB Básico quanto no PE-04, são consideradas uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, propiciando o manuseio preciso e de qualidade dos mais diversificados equipamento, além de possuir um exclusivo revestimento Epóxi.

Pinça Antiestática do Kit Antiestático

Pinça Antiestática

 

Escova Antiestática

Comumente utilizada para realizar a limpeza de superfícies que passaram por algum tratamento ou manutenção, este também é um dos componentes que compõem tanto o Kit Antiestético ESD quanto o PE-04 que conta com um exclusivo cabo estendido que possibilita o alcance de superfícies mais difíceis de chegar.

Escova Antiestática do Kit Antiestático

Escova Antiestática

 

Pincel Antiestético

Do mesmo modo que a escova antiestática, o pincel antiestático também é utilizado para realizar a limpeza de superfícies que passaram por algum tratamento ou manutenção, porém neste caso a mesma é utilizada em casos onde o trabalho deve ser realizado de um modo mais delicado já possui cerdas mais macias e flexíveis e pode ser encontrada junto ao Kit Antiestático ESD PE-04.

Pincel Antiestético do Kit Antiestático

Pincel AntiestéticoPincel Antiestético

 

Além destes itens antiestáticos disponíveis no Kit Antiestático ESD, a Usinainfo ainda conta com uma gama extremamente grande de outros equipamentos de proteção ESD, como por exemplo:

 

Manta Antiestática (ESD)

Produzida através de borracha vulcânica, a manta antiestática ESD é indispensável na bancada de trabalho de todo profissional e hobista, desenvolvida com uma camada condutiva e outra dissipativa a mesma é resistente a altas temperaturas e à corrosão.

Manta Antiestática (ESD)

Manta Antiestática (ESD)

 

Cabo de Aterramento para Manta Antiestática

Desenvolvida com um exclusivo terminal pontiagudo especial para a perfuração de mantas antiestáticas e um cabo jacaré para fixação em terminais de aterramento, o cabo em questão garante a perfeita isolação necessária em uma manta antiestática.

Cabo de Aterramento para Manta Antiestática

Cabo de Aterramento para Manta Antiestática

 

Calcanheira Antiestática

A calcanheira antiestática acaba por ter a mesma funcionalidade da pulseira antiestática encontrada em nosso Kit Antiestético ESD, descarregar a energia estática localizada no corpo do operador para evitar danos estáticos aos equipamentos.

Calcanheira Antiestática

Calcanheira Antiestática

 

Dedeiras Antiestáticas

Desenvolvidas com borracha 100% natural, as dedeiras ESD tem como objetivo impedir a troca de energias estáticas de um corpo para o outro, de fácil utilização e extrema funcionalidade a mesma torna possível todo e qualquer movimento não atrapalhando em nada a mão do operador e garantindo ainda maior agilidade em seus movimentos.

Dedeiras Antiestáticas

Dedeiras Antiestáticas

 

Jaleco Antiestético

Vestimenta antiestática de auxilio para o manuseio de equipamentos, conta com exclusivos bolsos que tornam possível a armazenagem temporária de pequenos componentes sem o medo de que os mesmos sofram com descargas estáticas vindas do corpo.

Jaleco Antiestético

Jaleco Antiestético

 

Embalagens Antiestáticas

Por fim, temos as exclusivas Embalagens Antiestáticas que tornam possível a armazenagem e transporte de diversos equipamentos garantindo que os mesmos não sofram com as descargas elétricas produzidas por fricção, por exemplo, ou qualquer outro tipo de descarga elétrica do meio externo.

Embalagens Antiestáticas

Embalagens Antiestáticas

 

Conclusão

Não nos restam dúvidas de que os equipamentos ESD são de suma importância para todo e qualquer profissional ou hobista que trabalhe com componentes e demais equipamentos sensíveis, a eletricidade estática é discreta e perigosa se bobear ela pode acabar danificando seus equipamentos ou diminuindo a sua vida útil de forma irrecuperável.

Conheça toda linha de Equipamentos ESD para proteção antiestática no site da UsinaInfo.

 

 

 

Categorias
Eletrônica

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados