Esteira Arduino: Projeto Robótico para Controle do Fluxo de Produtos

Desenvolvida com o intuito de satisfazer a necessidade de um produto piloto capaz de simular equipamentos industriais e de grande porte, a Esteira Arduino torna capaz a programação e adaptação de todo o sistema industrial antes de sua aplicação, por exemplo.

Quem trabalha com desenvolvimento de projetos sabe o quanto é complicado desenvolver todo um trabalho sem ao menos ter uma noção de funcionamento. Foi pensando em detalhes  que a Usinainfo disponibilizou este exclusivo produto, que além de proporcionar um estudo aprofundado de determinadas necessidades mecânicas, propicia o desenvolvimento de sistemas de controle e contagem de equipamentos.

Esteira Arduino Robótica

Esteira Arduino Robótica Completa

 

Comumente utilizado como elemento de pré-produção para muitos dos projetistas que trabalham com automação industrial, este produto também pode ser considerado um elemento muito importante para o desenvolvimento final de um projeto para controle do fluxo de equipamentos de pequeno porte, por exemplo, devido ao seu perfeito acabamento e design.

De fácil utilização e praticidade relativamente alta, o referente produto possui locais específicos para a fixação dos principais sensores para controle e contagem de itens, dentre eles podemos destacar o Sensor Ultrassônico, Sensor Capacitivo, LEDs Infravermelhos e demais.

 

Pontos que Devem Ser Observados no Projeto

Um dos cuidados que deve ser tomado durante a escolha do melhor sensor para o seu projeto é o alcance o qual o sensor pode trabalhar e o tamanho do item a ser posto sobre a esteira Arduino, já que determinados produtos de dimensões mais elevadas podem acabar não desviando de bases como a do Sensor Capacitivo tanto que, a mesma é facilmente removível.

O movimento da esteira Arduino pode ser realizado de duas formas diferentes, uma delas é através da utilizando um Motor DC 6V com Caixa de Redução 120:1 ou 48:1, lembrando que quanto maior a relação da caixa de redução menor será a velocidade do motor, sempre que desejado um movimento contínuo e padronizado, variando somente a velocidade a depender da relação da caixa de redução.

Acessórios para a Esteira Arduino

Acessórios para a Esteira Arduino

 

Caso deseje um movimento controlado e preciso, o indicado é a utilização de um motor de passo, o qual pode ser facilmente programável diferenciando de código para código variáveis, como por exemplo, o número de voltas, neste caso indicamos o 28BYJ-48 que possui já integrada um exclusivo controlador ULN2003.

Vale lembrar que caso escolha utilizar um Motor DC, basta energizar o mesmo para que funcione de forma interrupta, sem a necessidade de um controlador uma Ponte H para o desenvolvimento de suas funcionalidades.

 

Teste Prático da Esteira Arduino

Dentre os sensores possíveis de se utilizar neste projeto, optamos por utilizar um Módulo Sensor Ultrassônico com o intuito de realizar a contagem dos itens que irão circular sobre a Esteira Arduino, a qual será movimentada de modo contínuo através de um Motor DC 6V com Caixa de Redução 120:1.

Para auxiliar no controle e na visibilidade do no projeto, vamos utilizar um Display LCD16x2 que terá como finalidade nos informar em tempo real a quantia de itens que estarão passando sobre nossa Esteira.

 

Produtos Utilizados no Projeto

Abaixo você encontra a listagem de todos os produtos utilizados no decorrer do desenvolvimento do projeto, permitindo que possa comprar apenas os itens que ainda não tiver de forma avulsa. Caso queira adquirir um kit com todas as peças já inclusas, pode optar pela Esteira Arduino em MDF Completa.

 

Montagem do Projeto Esteira Arduino

Para realizar a conexão correspondente ao projeto, basta observar com atenção o esquema abaixo e reproduzir em seu projeto a pinagem utilizada, lembrando que esta montagem está diretamente relacionado ao código e qualquer mudança na montagem física deve resultar também em uma mudança junto ao código.

Esquemático Esteira Arduino

Esquemático Esteira Arduino

 

Funcionamento do Programa (Software)

Comumente utilizado para medir distâncias, a utilização do Módulo Sensor Ultrassônico se limita somente a isto, sem nem explorar as diversas outras utilidades que o mesmo pode apresentar. Neste projeto vamos explorar outra propriedade deste sensor que é a sua capacidade de detectar a presença de objetos.

Através desta exclusiva funcionalidade desenvolvemos um sistema de contagem no qual verifica um determinado ambiente e realiza a análise de presença dos itens, o qual integrado junto a um display realiza uma contagem em tempo real.

Através de um sistema de contagem contínua, o código possui a capacidade de contar até 100 itens, sempre que chegar ao limite, o código zera a contagem e inicia-se novamente a partir do 0, caso o equipamento sofra alguma queda de energia ou falha de comunicação, a contagem é reiniciada.

 

Conclusão

Este projeto foi desenvolvido para a verificação de distâncias menores que 5cm,  a sua razão de contagem é definida de acordo com o tamanho do objeto em questão, sendo possível realizar o ajuste de tamanho de acordo através da delay do código.

A Esteira Arduino é um equipamento que pode ser utilizado tanto por profissionais e projetistas quanto hobistas para a realização dos mais diversificados projetos, a sua capacidade de adaptação junto a diferentes equipamentos é realmente considerável e a sua funcionalidade extremamente simples.

Conheça toda linha de Produtos Arduino na UsinaInfo e aumente a gama de possibilidades e aplicabilidades dos seus projetos, basta você montar, brincar e ousar.

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
42 Número de Comentários
  • Daniel Pessoa Cavalcante
    5 dezembro 2016 at 14:05
    Deixe seu Comentário

    Muito boa a postagem! A implementação de utilizar esteira é bastante aplicado nas indústrias. Visando o controle de velocidade na aplicação de cargas. Qual seria o peso máximo que a esteira poderia suportar ? E sua velocidade máxima?

    • Equipe Usinainfo
      7 dezembro 2016 at 13:13
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Daniel, referente esteira trata-se de um equipamento para projetos que não suporta pesos muito elevados, é produzida em dimensões reduzidas e comumente utilizada como elemento de protótipos, de forma geral tanto o peso suportado quanto a velocidade da esteira vão depender do motor utilizado.
      Att Equipe Usinainfo

  • Flavio
    19 janeiro 2017 at 11:53
    Deixe seu Comentário

    Adquiri o produto, mas não acompanhou manual de montagem!

    É possível disponibilizar?

  • janiele
    27 março 2017 at 14:15
    Deixe seu Comentário

    ola como faço psra comprar uma ??

  • janiele
    2 abril 2017 at 15:05
    Deixe seu Comentário

    por favor cmprei uma mais estou com dificuldade para montar vcs nao teria uma manual?

  • janiele
    2 abril 2017 at 15:19
    Deixe seu Comentário

    ou uma foto de como e montada por baixo ja que tenho algumas ingrenagens q nao achei lugares para ela?

  • Caio
    13 maio 2017 at 16:27
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se o código utilizado para placa de arduino pode ser o mesmo para controlar aceleração maximá,frenagem e velocidade constsnte? Pois, estou fazendo um projetô parecido, só que estou com dificuldade na programação do arduino. Poderiam me ajudar ?

    • Equipe Usinainfo
      18 maio 2017 at 12:29
      Deixe seu Comentário

      Olá, o código pode ser utilizado como base do seu projeto, porém este projeto como está desenvolvido não possui a capacidade de controlar velocidade e demais informações. Além de melhorar o código, alguns equipamentos devem ser incluídos em seu projeto.

  • Pedro
    25 junho 2017 at 19:46
    Deixe seu Comentário

    Gostaria de comprar a esteira, quando terá uma peça disponível

    • Equipe Usinainfo
      29 junho 2017 at 17:57
      Deixe seu Comentário

      Olá Pedro, as esteiras já chegaram e em breve estarão disponível em nosso site.
      Att Equipe Usinainfo

  • murilo kavin
    5 outubro 2017 at 02:39
    Deixe seu Comentário

    Boa noite … Eu tenho uma duvida , nao entendi porque o potenciometro.

    • Equipe Usinainfo
      10 outubro 2017 at 12:55
      Deixe seu Comentário

      Bom dia! O potenciômetro é utilizado no referente projeto para controlar o brilho e a intensidade dos caracteres exibidos no display LCD.
      Qualquer duvida estamos a disposição.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Klaus
    14 maio 2018 at 08:35
    Deixe seu Comentário

    Tem desse produto disponível para venda?

  • Valentim
    30 maio 2018 at 23:03
    Deixe seu Comentário

    Boa noite,
    É possível bloquear a passagem de itens após atingir um número X de itens que passaram por um determinado ponto da esteira?

    No caso não haveria um espaço vazio entre um produto e outro transitando pela esteira. Pois no início da esteira colocaríamos vários itens bem próximos uns dos outros e mais a frente um funil concentrando-os a passar um por vez, e consequentemente passariam em fila praticamente juntos, não havendo espaço entre eles para o leitor identificar a passagem das unidades.

    Após o funil faríamos uma “porta” que fica levantada para a passagem dos itens e abaixa bloqueando o funil quando atingirmos a quantidade de itens solicitados.

    Grato,
    Valentim.

    • Equipe Usinainfo
      4 junho 2018 at 14:12
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Valentim, tudo bem?
      É possível realizar o referente projeto através das devidas alterações junto ao código exemplo demonstrado, este artigo demonstra um exemplo para auxiliar o aprimoramento de novos projetos.

    • Felipe
      22 maio 2020 at 13:29
      Deixe seu Comentário

      Como seria a programação com um sensor indutivo

      • Matheus Gebert Straub
        26 maio 2020 at 16:30
        Deixe seu Comentário

        Boa Tarde Felipe! Infelizmente até o momento não desenvolvemos nenhum projeto com a utilização do Sensor Indutivo, vamos incluir em nossa lista para fazermos em breve.

  • RODRIGO COSTA RODRIGUES
    6 junho 2018 at 14:53
    Deixe seu Comentário

    Quando eu ligo, já inicia contagem. Sem receber o sinal do sensor.
    O que está acontecendo?

    • Equipe Usinainfo
      31 julho 2018 at 14:44
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Rodrigo! Verifique a sua ligação se está correta de acordo com o código que está utilizando, o problema pode estar na ligação e também no próprio produto, teste realizar o teste com outro sensor para descartar tal possibilidade.

  • jacir de siqueira
    14 junho 2018 at 18:40
    Deixe seu Comentário

    boa tarde se vocês tem projetos de robótica e esteira disponivél

  • Gilson Santos
    7 agosto 2018 at 19:31
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde.

    Pelo que entendi a alimentação do motor 6Vdc é independente do resto circuito…Qual alimentação devo aplicar na entrada do circuito no protoboard para alimentar a placa arduino?

    Grato pela atenção.

    • Equipe Usinainfo
      27 setembro 2018 at 14:28
      Deixe seu Comentário

      Olá Gilson.

      A alimentação da protoboard vêm direto do Arduino, sendo que este, pode ser alimentado através de uma fonte de alimentação 9V 1ª através do seu conector P4, por exemplo, ou pode ser alimentada diretamente através de um cabo USB (5V).

  • Jhuly Helen
    2 novembro 2018 at 14:13
    Deixe seu Comentário

    Olá!
    Ao observar a programação, nela consta o pino 8, porém nas ligações não há nada nesta entrada. Estou um pouco confusa em relação a isso.

    • Equipe Usinainfo
      28 novembro 2018 at 13:02
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Jhuly!

      O pino 8 funciona como um pino para sinal de contagem, ele é responsável por realizar a contagem e a soma dos produtos que passam pela esteira.

  • JonataS
    3 dezembro 2018 at 15:25
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde
    Poderia me informar qual o valor máximo da velocidade da esteira ?

    • Equipe Usinainfo
      25 janeiro 2019 at 13:34
      Deixe seu Comentário

      Olá Jonatas!
      A velocidade máxima vai depender do motor que estiver utilizando, desta maneira infelizmente não teremos uma velocidade exata para informar.

  • Nemuel
    4 março 2019 at 12:03
    Deixe seu Comentário

    Olá bom dia gostaria de saber vcs tem apenas o projeto da esteira para vender?

    • Equipe Usinainfo
      23 abril 2019 at 13:58
      Deixe seu Comentário

      Olá Nemuel!
      Infelizmente não trabalhamos com a venda do projeto da esteira.

  • MAYKE GRANADA
    5 setembro 2019 at 20:57
    Deixe seu Comentário

    Boa noite galera, primeiramente parabéns pelo projeto, estou realizando um parecido porem queremos incrementar um seletor de produtos, mas não estou conseguindo incluir o código de programação do separador vocês teriam a base de cogido para compor esse projeto.

    • Equipe Usinainfo
      6 setembro 2019 at 15:06
      Deixe seu Comentário

      Olá Mayke, tudo bem?
      Infelizmente até o momento não trabalhamos com nenhum código com esta finalidade.

  • Dany Espindula
    16 novembro 2019 at 16:11
    Deixe seu Comentário

    Olá Usinainfo…comprei o kit completo porém não entendi a ligação do motor com o controlador..teria algum lugar para eu visualizar a montagem?

    • Matheus Gebert Straub
      21 novembro 2019 at 10:59
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Dany! Infelizmente não tem nenhum artigo no blog que trate deste projeto completo, porém irei conversar com o pessoal para desenvolvermos algo em breve! Mas no borne azul que indica as inscrições Vin e GND, nestes deve ser conectada a fonte de alimentação do motor enquanto que no local inscrito V+ e V- vai conectado o motor que estará sendo controlado.

  • LEONARDO ROMANELLI GUIMARAES
    16 junho 2020 at 11:21
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde.
    Se e esteira para e no momento a caixa estiver na frente do sensor ele vai continuar contando não vai?
    Teria uma forma disso não ocorrer?

    Abraço

    • Matheus Gebert Straub
      17 junho 2020 at 09:17
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Leonardo! Correto, irá continuar contando, existe a possibilidade de atualizar o código para que ele conte apenas quando de alterar o nível lógico do sensor, por exemplo, mas daí é fundamental que sempre exista um espaço entre um produto e outro.

  • Rafael Souza
    18 maio 2022 at 15:00
    Deixe seu Comentário

    Olá, tenho uma dúvida! Onde coloco esse código? No caso eu preciso de uma fonte também para deixar o Arduíno ligado?

    • Daniel Lemos da Rosa
      20 maio 2022 at 14:44
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Rafael, você precisa carregar o código no Arduino. Pode usar uma fonte pro Arduino ou deixa-lo conectado no USB.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados