Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular

Para quem já possui um conhecimento um pouco mais avançado e está a fim de fazer algo um pouco diferente, a nosso sugestão é que invista em um assunto Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular.

Cada vez mais presente nos mais diversos fóruns, a automação surge com o propósito de revolucionar o modo de viver em casa, garantindo melhor acessibilidade, segurança e qualidade de vida, por meio do emprego da tecnologia ao alcance das mãos.

Já pensou que incrível seria controlar toda a sua casa com o simples toque da tela do seu celular? E se eu te dissesse que isto na verdade é algo extremamente simples e totalmente acessível para quem deseja realizar este investimento e controlar luzes, equipamentos, cortinas e demais equipamentos através de um simples aplicativo gratuito?

Se você acha complicado acreditar nisto, saiba que você precisaria somente de um Arduino, alguns módulos reles e um módulo Bluetooth para realizar este projeto, demais equipamentos iriam depender da adaptação e do projeto que iria realizar.

 

Módulo Bluetooth e Relé para Automação Residencial Arduino

Módulo Bluetooth e Relé para Automação Residencial Arduino

 

Ao trabalharmos com o projeto, o mais complicado será encontrar um aplicativo funcional e que se encaixe perfeitamente as nossas necessidades, para desenvolver o referente projeto utilizamos um app gratuito que pode ser facilmente baixado através do Play Store, o “Arduino Bluetooth Kawalan”, o qual possui algumas funcionalidade exclusivas e extremamente úteis para o uso em nosso dia a dia.

Você pode encontrar ele para download através do seguinte link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.app.control.

 

Teste Prático do Projeto Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular

 

Para a execução vamos utilizar um módulo relé de 4 canais e um módulo bluetooth para que junto a um Arduino possamos realizar o controle de cada rele forma independente, as quais estarão conectas a algum tipo de equipamento ou até mesmo adaptadas para controle de barras de tomadas, como o caso em exemplo.

De modo geral, para assegurar maior segurança aos seus comandos, todo módulo bluetooth possui uma senha para poder se parear em dispositivos como celulares e tablets, o que irá assegurar que somente pessoas com permissão possam controlar o seu sistema de controle residencial.

Sempre que pressionado algum comando junto aplicativo instalado em seu celular, o Arduino receberá através de ligação bluetooth um código pré-definido que resultará em um comando digital que acionará a rele em questão e acionará o seu equipamento, vale lembrar que a instalação pode ser feito de forma normalmente aberta (NA) ou normalmente fechada (NF).

 

Produtos Utilizados no Teste

 

Montagem Física (Hardware)

Para o perfeito funcionamento do seu projeto Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular basta seguir de forma rigorosa a pinagem descrita na imagem abaixo, lembrando que alguns cuidados devem ser tomados levando em consideração que neste caso estamos trabalhando com uma rede elétrica de alta tensão.

Esquemático Projeto Controle de Iluminacao pelo Celular

Esquemático Projeto Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular

Funcionamento do Programa no Projeto Automação Residencial Arduino com Celular

Ao instalar o aplicativo em seu celular, observe que o mesmo possui a capacidade de controlar até oito diferentes equipamentos, com um total de 18 comandos este aplicativo também pode ser utilizado para controlar LEDs, motores e demais equipamentos, não se limitando somente a reles.

Para seu perfeito funcionamento junto ao Arduino, o referente aplicativo possui diferentes caracteres para cada comando de atuação, comandos os quais são representados por letras alfabéticas minúsculas e maiúsculas de A a H, assim como na imagem demonstrada a baixo:

App Automação Residencial Arduino

App Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular

 

 

Além de ser um aplicativo de fácil utilização e pareamento junto a dispositivos móveis, o Arduino Bluetooth Kawalan possui algumas ferramentas extremamente úteis que possibilitam, por exemplo, a autoprogramação para horário de desligamento e a possibilidade de configurar o nome das seções em uso.

Para configurar o nome das seções em uso e agregar ainda maior organização e identificação ao seu projeto, basta abrir o menu principal e após na entrar em Button Name Settings, porém ressaltamos que para salvar as suas alterações e as tornarem funcionais, você deve clicar em SAVE e após em RESTART para reinicializar o sistema.

 

Configuração App Automação Residencial Arduino

Configuração App Automação Residencial Arduino

 

Quanto a função de auto programação para horário de desligamento, possibilita que você programe seu equipamento para se desligar após 1, 15 ou 30 minutos e 1, 2 ou 4 horas de forma precisa e com um exclusivo timer para melhor controle do tempo transcorrido, além de gerar automaticamente ao seu celular uma notificação quando finalizado o tempo.

 

Configuração Arduino Bluetooth Control Device

Configuração App Arduino Bluetooth Control Device

 

 

Conclusão

Para quem está a fim de realizar um projeto Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular é de extrema funcionalidade e fácil aplicabilidade, o controle de relé por bluetooth pode ser utilizado para controlar e garantir um melhor controle sobre os mais diversos equipamentos utilizados em sua residência.

Não perca tempo e ponha em prática hoje mesmo este sistema que irá lhe permitir ter tudo literalmente em suas mãos e controlar de forma extremamente prática o acionar de luzes, o funcionamento de equipamentos domésticos ou até mesmo de motores e determinados equipamentos industriais. Conheça toda Linha de Produtos Arduino no site da UsinaInfo.

Categorias
ArduinoAutomação Residencial

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
44 Número de Comentários
  • marcos salino
    19 janeiro 2017 at 20:01
    Deixe seu Comentário

    legal este projeto. mas é possível o mesmo ser acionamento pela internet sem o Bluetooth? vocês tem este tipo de projeto?

    • Equipe Usinainfo
      23 janeiro 2017 at 13:35
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Marcos!
      É possível fazer o acionamento através de Ethernet, torna-se um pouco mais complexo mas é possível.
      Infelizmente no momento não temos tal projeto disponível em nosso blog.
      Att Equipe Usinainfo

    • Ronaldo
      25 agosto 2019 at 09:54
      Deixe seu Comentário

      quero me especializar nesta área

  • AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL ARDUINO: IDEIAS PARA DEIXAR SUA CASA IGUAL A DO HOMEM DE FERRO! – Blog da Usinainfo
    5 abril 2017 at 12:30
    Deixe seu Comentário

    […] CONTROLE TUDO COM APENAS UM CLICK. SUA CASA NUNCA MAIS… […]

    • Bruno
      3 dezembro 2018 at 19:05
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde.
      Tenho spots de LED já instalados em casa, que são acionados pelos interruptores normalmente, é possível acrescentar esse projeto de arduino sem mexer no que já existe? Ou terei que fazer uma adaptação?

  • Maiza
    24 junho 2017 at 21:07
    Deixe seu Comentário

    Olá, na conexão do aparelho eletrônico posso usar uma extensão normalmente ligada ao módulo relé?
    Se eu usar um ventilador por exemplo, a programação será a mesma?

    • Equipe Usinainfo
      27 junho 2017 at 13:02
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Maiza, caso queira substituir o equipamento conectado junto ao Relé, pode fazer sem problema e sem a necessidade de alteração no código, porém vale verificar sempre as especificações do relé em uso e do produto conectado ao mesmo.

  • MAiza
    25 junho 2017 at 04:06
    Deixe seu Comentário

    Posso usar apenas um relé 1 canal??

    • Equipe Usinainfo
      30 junho 2017 at 13:33
      Deixe seu Comentário

      Olá Maiza, você pode utilizar somente um Relé, basta cuidar para que este esteja em uma das portas especificadas no código.

  • Leandro
    24 agosto 2017 at 19:26
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde,o aplicativo mostraria a posição real da lâmpada? Por exemplo se eu acender a lâmpada pelo interruptor o app mostraria a real posição da lâmpada?

    • Equipe Usinainfo
      24 agosto 2017 at 20:43
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Leandro.
      Não, ele armazena somente o estado da lâmpada de acordo com a informação obtida através do App.
      Att Equipe UsinaInfo

  • henrique viera
    31 agosto 2017 at 23:20
    Deixe seu Comentário

    Onde que baixo o aplicativo?

  • marcos A. PIRES
    5 janeiro 2018 at 12:15
    Deixe seu Comentário

    Bom dia eu comprei um Módulo Bluetooth HC08 no lugar do Módulo Bluetooth HC-05 só que nao esta dando certo o codigo do arduino e difirente pra oMódulo Bluetooth HC-08

    • Equipe Usinainfo
      8 janeiro 2018 at 12:32
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      O HC-08 pode ser configurado para ter um comportamento similar ao Módulo Bluetooth HC-05, porém, a maior diferença que existe entre ambos os módulos está na tecnologia bluetooth utilizada e o protocolo de comunicação. O Módulo HC-05 utiliza-se de uma tecnologia 2.0 e protocolo SPP enquanto que o Módulo HC-08 utiliza-se de uma tecnologia 4.0 e protocolo BLE only, protocolo o qual torna possível até mesmo se comunicar com iPhones.

  • marcos A. PIRES
    11 janeiro 2018 at 12:25
    Deixe seu Comentário

    Módulo Bluetooth HC08 mais vc tem algum modelo do código com Arduíno

  • JOsé Luis
    16 janeiro 2018 at 18:43
    Deixe seu Comentário

    O módulo bluetooth utilizado trabalha com tensão de 5V?

    Pergunto porque quando utilizei o HC05, sempre foi recomendado utilizar um regulador de tensão para reduzir para 3,3V no pino que recebe o sinal vindo do arduino.

    • Equipe Usinainfo
      25 janeiro 2018 at 18:56
      Deixe seu Comentário

      Olá José.
      Existem diversas divergências quanto à utilização do módulo bluetooth e sua alimentação, neste caso por se tratar de um projeto de teste optamos por não incluir o esquema de resistores citados por muitos autores, porém para um uso contínuo e para agregar maior segurança ao seu projeto, o esquema de resistores deve ser incluído com o intuito de complementar o mesmo.

  • JOAO BATISTA
    4 março 2018 at 22:18
    Deixe seu Comentário

    Olá boa noite.
    Pode ser feito com um HC-06?

    • Equipe Usinainfo
      7 março 2018 at 12:47
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      É possível sim realizar a adaptação do Módulo HC-06 no lugar do modelo HC-05 utilizado no projeto.

  • João
    9 março 2018 at 00:52
    Deixe seu Comentário

    Com o modulo hc 06 está dando o seguinte erro

    avrdude: stk500_paged_write(): (a) protocol error, expect=0x14, resp=0xf1
    avrdude: stk500_cmd(): programmer is out of sync

    poderia me ajudar?

    • Equipe Usinainfo
      9 março 2018 at 14:54
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      Este problema relatado, comumente é relacionado com problemas na comunicação USB entre o computador e o Arduino. Verifique se está selecionado corretamente o modelo Arduino utilizado, tente utilizar outra porta USB e lembre-se, os pinos TX e RX do Bluetooth devem estar desconectados do Arduino no momento de gravar o código.

  • JOAO BATISTA
    9 março 2018 at 21:58
    Deixe seu Comentário

    Boa noite Equipe do UsinaInfo
    ainda não consegui, não entendo o aplicativo, o meu app não aparece como o de vocês como liga/desliga, apenas como sim/não, eu consigo conectar o app ao HC-06, porém ele não recebe o sinal, tenho um módulo de relé de 8 canais mas ainda não consegui fazer funcionar

  • João
    20 março 2018 at 23:05
    Deixe seu Comentário

    Boa noite, tentei mudar o código para usar com um relé de 8 saídas mas não estou conseguindo, poderia me ajudar? posso usar da saída 6 a saída 13 por exemplo?

    • Equipe Usinainfo
      23 março 2018 at 18:54
      Deixe seu Comentário

      Olá João!
      Pode sim utilizar as portas digitais de 6 a 13 para a conexão de relés, vale ressaltar que a utilização de mais relés deve ser incluída também no código base disponibilizado junto ao blog com os devidos comandos e variáveis necessárias.

  • EVENIO
    26 maio 2018 at 18:41
    Deixe seu Comentário

    BOA TARDE… TEM COMO VOCÊS ME REMETEREM O ESQUEMÁTICO DO PROJETO? PELO DESENHO NÃO CONSEGUI ENTENDER AS LIGAÇÕES…. FICO DESDE JÁ AGRADECIDO.

    • Equipe Usinainfo
      30 maio 2018 at 12:55
      Deixe seu Comentário

      Olá Evenio!
      Infelizmente não possuímos o esquema elétrico do referente projeto, todas as informações disponíveis estão descritas no referente projeto. Não possui segredos para a utilização dos produtos, o esquema de ligação interliga os terminais VCC e GND, direciona os pinos TX e RX para seus respectivos locais junto ao Arduino e conecta os pinos digitais do relé conforme o descrito no código.

  • marco Antonio
    10 outubro 2018 at 15:37
    Deixe seu Comentário

    boa tarde, o software não esta mais disponível?

    • Equipe Usinainfo
      23 novembro 2018 at 12:27
      Deixe seu Comentário

      Olá Marco!
      O código utilizado como exemplo para teste do referente projeto está disponível junto ao mesmo artigo,
      basta copiá-lo e colá-lo na IDE do Arduino para usufruir de suas funcionalidades.

  • bruno
    3 dezembro 2018 at 19:08
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde.
    Tenho spots de LED já instalados em casa, que são acionados pelo interruptores normalmente. Seria possível implementar esse projeto de arduino sem ter que modificar o que já existe? Ou será preciso fazer algumas adequações?

    • Equipe Usinainfo
      25 janeiro 2019 at 13:33
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Bruno !
      Para utilizar-se do projeto como demonstrado no artigo, seria necessária a inclusão dos relés junto à rede para controle dos Spots e instalação dos equipamentos utilizados para controle preferencialmente próximo à rede.

  • Tiago
    8 abril 2019 at 01:42
    Deixe seu Comentário

    Boa noite….

    gostaria de substituir o modulo Bluetooth pelo modulo Wifi ,teria como sera?

    • Equipe Usinainfo
      18 junho 2019 at 19:06
      Deixe seu Comentário

      Olá Tiago!
      A substituição de equipamentos Bluetooth por Wifi pode ser desenvolvida e mostra-se compatível com a maioria dos projetos, porém com isto é necessária a alteração do código e demais detalhes que envolvem a utilização da rede desejada.

  • JOÃO OLAVO FONTOURA
    30 janeiro 2020 at 15:48
    Deixe seu Comentário

    O sistema de iluminação da casa continua funcionando de forma mecânica ainda ou só pelo telefone que ele funcionará????

    • Matheus Gebert Straub
      13 fevereiro 2020 at 12:15
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia João! Desta maneira, irá funcionar apenas o módulo relé porém, caso queira utilizar simultaneamente o relé e o interruptor, será necessária uma ligação em paralelo entre estes dois dispositivos.

  • rafael Lima
    28 setembro 2020 at 15:46
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde!!! fiz tudo certinho, só que quando ligo os relés acionam de imediato, não tenho controle nenhum pelo aplicativo.

    • Matheus Gebert Straub
      29 setembro 2020 at 09:53
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia! Verifique se o seu módulo relé é positivo comum ou negativo comum, a diferença entre estes dois modelos deve ser compensada através do código ou de algum jumper seletor (se existente na placa) para tal característica, também recomendo que verifique a ligação do microcontrolador com o módulo relé quanto aos pinos de alimentação e comunicação.

  • rafael Lima
    1 outubro 2020 at 14:37
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde Matheus, ele é comum negativo, e tem uma jumper azul( escrito Vcc encima e embaixo), como comprei ele no mercado livre não tinha essa informação, o jumper seria para fazer essa conversão de positivo comum e negativo comum? e qual seria a alteração a ser feita na programação? se puder me ajudar ficaria muito grato!!!

  • rafael Lima
    1 outubro 2020 at 14:45
    Deixe seu Comentário

    pra ser bem sincero não sei se é positivo ou negativo, quando rodo o programa ele ja aciona os relé de imediato

  • rafael Lima
    2 outubro 2020 at 08:32
    Deixe seu Comentário

    Bom dia, então Matheus não sei se influencia mais tive que subscrever outro código, antes estava com (mySerial) e fazendo varias pesquisas achei outra nomenclatura e mudei para (monitorSerial) e inverti os acionamentos do relé, o que era LOW virou HIGH e vice versa, ai sim o programa funcionou perfeitamente,

  • carlos sp
    30 março 2021 at 17:37
    Deixe seu Comentário

    Olá muito bom o projeto !! Sou iniciante no arduino , vc tem um projeto com modulo 16 reles pulso ?

    • Matheus Gebert Straub
      1 abril 2021 at 17:45
      Deixe seu Comentário

      Olá Carlos! Infelizmente não tenho nenhum projeto com este módulo específico, vou anotar para pensar em algo em breve. Obrigado!

  • Carlos Alexandre Martins Hermongenes
    13 outubro 2021 at 18:28
    Deixe seu Comentário

    Gostaria de saber se com esse modulo e possível conectar mais de um dispositivo celular

    • Matheus Gebert Straub
      25 novembro 2021 at 18:36
      Deixe seu Comentário

      Olá Carlos! Através do módulo você vai ter acesso a um chip, este poderá ser acionado por diferentes dispositivos, dependendo da programação.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados