Conhecendo o Soprador de Ar Quente da Estação de Solda

Conhecendo o Soprador de Ar Quente da Estação de Solda

O Soprador de Ar Quente da Estação de Solda e a Resistência são peças fundamentais que todo técnico deve conhecer e dominar o assunto, pois em algum momento você vai precisar trocar a resistência da sua estação de dessoldagem ou mesmo trocar unicamente a resistência de aquecimento.


Soprador de Ar Quente da Estação de Retrabalho

A manopla de ar quente das estações de solda é uma das partes mais importantes das estações, pois é nela que o ar é aquecido até a temperatura desejada. Existem diferentes tipos de manoplas, cada uma com suas características, um dos mais utilizados é o sistema onde tem-se apenas a resistência dentro da manopla e o ar comprimido é gerado na base da estação.

Vista Interna do Soprador de Quente da Estação de Retrabalho

Vista Interna do Soprador de Quente da Estação de Retrabalho

 

As estações mais comercializadas no mercado utilizam um sistema de ar gerado por um compressor o qual fica localizada internamente as estações. Esse ar comprimido é transferido através de uma mangueira até a manopla.

 

Resistência para Estação de Retrabalho

Dentro da soprador de ar quente tem-se a resistência que realiza o aquecimento, o sensor que monitora a temperatura e o vidro de quartzo o qual concentra o ar quente. Ao realizar a troca da resistência da estação, deve-se observar se a mesma possui ou não o sensor termopar, essa observação é possível verificando-se o número de conexões disponíveis na resistência.

Resistência para Estação de Retrabalho com Compressor

Resistência para Estação de Retrabalho com Compressor

 

O aquecimento do ar é realizado através de uma resistência de níquel cromo entrelaçada em um molde de cerâmica. O material de níquel cromo é muito utilizado, pois sua composição química proporciona um boa resistência a oxidação, especialmente sob condições de mudança frequente ou grandes flutuações de temperatura.

As resistências das estações de solda e retrabalho podem ter resistividades variadas conforme a tensão de trabalho para a qual ela é produzida. Na figura abaixo temos um modelo de resistência utilizada na maioria das estações que possuem o compressor de ar dentro da sua base.

Resistência para Estação de Retrabalho Simples

Resistência para Estação de Retrabalho Simples

O valor da resistividade obtida em média nas resistências aplicadas a tensão de 220V é de aproximadamente 90 ohms. Já as resistências produzidas para trabalhar em 127V possuem uma resistividade próxima a 45 ohms.

 

Sensor de Temperatura do Soprador

Na maioria dos modelos de estações de solda é encontrado um sistema de controle, que mantém a temperatura constante, isso garante uma maior segurança no processo de soldagem bem como uma maior durabilidade da resistência e do soprador de  ar quente da estação de solda.

Sensor de Temperatura do Soprador

Sensor de Temperatura do Soprador

 

O controle de temperatura das estações de ar é realizado através do monitoramento do sensor localizado junto à resistência. Esse sensor é conhecido como termopar, é fabricado juntando-se dois diferentes tipos de metais. Quando submete-se essa junção a diferentes temperaturas,  a  composição  química  dos metais gera uma tensão da ordem de mV, princípio este conhecido  por  SEEBEK.

 

sensor1

 

A tensão gerada pelo sensor termopar é então enviada ao circuito eletrônico, que faz a leitura convertendo o valor obtido para um padrão conhecido. Com o valor da temperatura conhecidos, o circuito realiza o controle da energia que será enviada para a resistência, variando com isso a temperatura do ar gerado pela estação.

 

Vidro de Quartzo presente no Soprador

Junto à manopla de ar e envolvendo a resistência é encontrado o vidro de quartzo. O vidro de quartzo é um material totalmente puro que se parece exatamente como o vidro normal, mas tem muitas propriedades diferentes. Ele se destaca pela resistência química e térmica com temperatura de derretimento em +/-1300°C. Também se destaca pela resistência ao choque térmico e pela alta transparência para luz.

Vidro de Quartzo presente no Soprador

Vidro de Quartzo presente no Soprador

 

O vidro de quartzo é encontrado na Soprador de Ar Quente da Estação de Solda no melhores modelos do mercado e tem a função de concentrar a temperatura no centro da mesma, proporcionando uma maior eficiência do sistema e garantindo também que os outros componentes da manopla não sofram deformações com a elevada temperatura a que seriam submetidas.

Vidro no Interior da Soprador de Ar Quente

Vidro no Interior da Soprador de Ar Quente

 

Categorias
Eletrônica

Entusiasta em Sistemas Eletrônicos Embarcados. Gestor de Marketing Digital. Bacharel em Ciências Sociais Aplicadas / Direito – URI.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados