Como Utilizar a Cuba de Ultrassom Diferenças e Soluções Químicas

Como Utilizar a Cuba de Ultrassom? Diferenças e Soluções Químicas

Muitos clientes estão enviado perguntas junto ao nosso setor de atendimento para saber como usar a cuba de ultrassom, pois bem, resolvemos escrever este breve artigo para esclarecer essas dúvidas.

A cuba ultrassônica, como também é conhecida, trata-se de um moderno e eficiente produto utilizado para limpeza e desoxidação de componentes / objetos, mostrando-se ideal para limpeza de placas de circuito impresso, bicos injetores e demais materiais metálicos, incluindo anéis, pulseiras, etc.

 

Como Utilizar a Cuba de Ultrassom

Como Utilizar a Cuba de Ultrassom

O procedimento de limpeza dá-se por meio de processo de cavitação, o que na prática significa que, por meio de vibrações ultrassônicas a cuba gera bilhões de micro-bolhas de ar que se chocam e rompem com muita força, removendo a sujeira e a oxidação da peça ou componente de maneira rápida e prática.

Atualmente no mercado existem muitos modelos diferentes, em geral, o que muda é a capacidade de solução que cada uma pode armazenar, sendo que o tamanho do componente que o profissional deseja limpar é quem vai definir o modelo ideal. Entre elas é possível destacar:

 

Modelos de Cuba de Ultrassom

Modelos de Cuba de Ultrassom

 

Em geral, todos os modelos contam com display onde é possível verificar o tempo de funcionamento, bem como observar a potência selecionada por meio dos botões presentes nos painéis de controle.

Diferentemente de outros modelos, existe uma Cuba ultrassônica com capacidade de 2 Litros (JP-010S) que possui função aquecimento, onde por meio de um seletor é possível definir a temperatura do líquido interno que estiver na cuba.

A função aquecimento é incomum nas cubas de ultrassom, mas facilita o trabalho de remoção de oxidações de placas e demais objetos. A Cuba Ultrassônia Digital JP-010S consegue alcançar a incrível marca de até 80ºC, sendo temperatura mais que suficiente para a remoção de oxidação de diferentes materiais, claro que a remoção dá-se em razão do aquecimento da Solução Química e das micro-vibrações geradas pela cuba.
Cuba de Ultrassom com Função Aquecimento

Cuba de Ultrassom com Função Aquecimento

 

Para a utilização da Cuba ultrassônica é necessário a aplicação de algum tipo de solução líquida para a remoção das impurezas que estão nos componentes e objetos, muitos dizem que apenas a água pura é suficiente, mas normalmente não é eficaz.

A solução química de limpeza trata-se de um conjunto de ingredientes projetados para tornar a limpeza ultrassônica muito mais eficaz. Por exemplo, a redução da tensão superficial aumenta os níveis de cavitação, de modo que a solução contém um bom agente tensoativo.

A Usinainfo disponibiliza aos seus clientes dois tipos de soluções químicas para as cubas de ultrassom: o Max Cleaner e o M-Cleaner.

O Max Cleaner é uma solução química aplicada na limpeza de peças que vão passar ou já passaram por processos químicos, em geral, é utilizado para remoção de pastas de polimento abrasiva de peças, tais como: brincos, braceletes, colares, anéis, pulseiras, entre outros.

Mostrando-se principalmente aplicado para o uso em cubas de ultrassom, com o propósito de limpar e remover toda a sujeira ou oxidação de placas de circuito impresso (PCI), chip’s (BGA, SMD), entre outros, sem causar riscos ou manchas sobre a superfície destes.

Max Cleaner Solução para Cuba Ultrassônica

Max Cleaner Solução para Cuba Ultrassônica

 

Max Cleaner é uma composição química, não-inflamável, que já vem pronta para o uso, sem ser necessário diluir. Basta colocá-la dentro da cuba de ultrassom até cobrir totalmente a peça que se está limpando.

O M-CLeaner, por sua vez, trata-se de solução química concentrada para uso em Cubas de Ultrassom. É uma substância concentrada em 100ml, de uso profissional, que deve ser diluída em água para utilização junto à cuba ultrassônica, rendendo 1 litro de solução.

 

M-Cleaner Solução para Cuba de Ultrassom

M-Cleaner Solução para Cuba de Ultrassom

A diferença do M-Cleaner para o Max Cleaner é que é uma solução concentrada que precisa ser diluída, apresentando embalagem de tamanho muito reduzido, contendo 100ml de solução, entretanto quando diluído em água rende 1 litro de solução química para a cuba de ultrassom.

Ambas as soluções apresentam os mesmos resultados finais, com destaque para o M-Cleaner que possui menor custo para o cliente, apresentando valor de frete reduzido, já que apresenta-se em embalagem pequena e leve.

Preparar o M-Cleaner é simples, basta adicionar 900ml de água na cuba de ultrassom ou em outro recipiente se ela não possuir 1 litro e, fazer a mistura dos 100ml da solução química concentrada (M-Clenear). Se o profissional não for utilizar toda a solução de uma única vez pode optar por preparar apenas parte da solução, mantendo a proporção.

 

Teste da Cuba Ultrassônica

Teste da Cuba Ultrassônica

É muito importante observar que a Cuba de Ultrassom não deve ser preenchida com solução química até as bordas já que a agitação da solução por meio das bolhas pode causar o transbordamento da cuba, deve-se observar a capacidade volumétrica da cuba ou mesmo a indicação interna gravada pelo fabricante em forma de sinal.

Categorias
Eletrônica

Entusiasta em Sistemas Eletrônicos Embarcados. Gestor de Marketing Digital. Bacharel em Ciências Sociais Aplicadas / Direito – URI.
9 Número de Comentários
  • lucas dariel
    24 julho 2016 at 16:53
    Deixe seu Comentário

    o liquido é condutivo?

    • Equipe Usinainfo
      19 agosto 2016 at 20:18
      Deixe seu Comentário

      Olá Lucas, o liquido que é utilizado na cuba tem baixa condutividade.

  • EVALDO FONSECA
    29 setembro 2019 at 13:08
    Deixe seu Comentário

    SANTOS DUMONT – EVALDO – Desculpe as perguntas infantil:a)EU QUERO COMPRAR UMA CUBA PARA FAZER LIMPEZA EM CARBURADOR DE ROÇADEIRAS E PEÇAS.b)Sua empresa vende?c)A que tem aquecimento limpa mais,modelo YA-XUN-3560,tem aquecimento, ela serveria para o meu serviço.d)Sr. tem um modelo menor com bom preço com aquecimento. Porque eu olhei a que tem aquecimento é de 2 litros acredito que ela deve ser muito cara para o que eu proponho a fazer. Obrigado pela respostas. Se for possível passe o preço para mim. Eu tive estudando, os entendidos dizem para limpeza mais pesada são melhores as que usa frequência 19,20,25 khz.

  • EVALDO FONSECA
    29 setembro 2019 at 13:24
    Deixe seu Comentário

    SANTOS DUMONT – EVALDO Por favor tira a minha dúvida, Sr. tem Yaxun-3560 ela trabalha nesta frequência de 19,20,25 khz porque como citei limpa mais? SUA PS-10T R$ 483,46 TEM A MESMA FUNÇÃO APENAS O QUE DIFERE É O TAMANHO?.
    NO CARTÃO EM 6 PAGAMENTOS QUANTO SAI A PARCELAS? DE UMA E DA OUTRA. Aguardo resposta

    • Equipe Usinainfo
      15 outubro 2019 at 15:04
      Deixe seu Comentário

      Olá, Boa Tarde Evaldo!
      Primeiramente obrigado pelo contato conosco, referente às perguntas relacionadas à nossas cubas Ultrassônicas, as mesmas são indicadas para limpeza e desoxidação de peças, placas, componentes, entre outras aplicações pelo processo de cavitação.
      Infelizmente não podemos lhe precisar com certeza, qual equipamento irá atendê-lo melhor, já que nosso ramo é voltado para eletrônica. Podemos lhe indicar que adquira o tamanho do equipamento de acordo com a necessidade volumétrica e pela quantidade de peças que irá utilizar por processo de limpeza.
      Para maiores duvidas quanto a valores e afins, pedimos que entre em contato através de nosso chat ou fone (55) 3313-2778.

  • Silvio
    23 novembro 2019 at 12:26
    Deixe seu Comentário

    Esta cuba consegue remover tibta de material plastico e metal?

    • Matheus Gebert Straub
      27 novembro 2019 at 09:36
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Silvio! Infelizmente a cuba ultrassônica não possui a capacidade de remover tinta, através de seu processo de cavitação ele possui a capacidade de remover apenas oxidação, por exemplo.

  • celso c. barcellos
    9 julho 2020 at 12:43
    Deixe seu Comentário

    Oi Boa tarde,
    Gostaria de saber se a cuba ultrassom é capaz de misturar ( agitar, etc ) líquidos em frascos. No caso seria frascos com Glicerina Vegetal com Propilineglicol.
    Obrigado

    • Matheus Gebert Straub
      29 julho 2020 at 10:32
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Celso! Infelizmente este não é um procedimento recomendado através da cuba de ultrassom.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados