Como Converter Desenho 3D em 2D para Corte na CNC Laser Diy

Como Converter Desenho 3D em 2D para Corte na CNC Laser Diy

Este artigo é para você que gosta de planejar muito bem os seus projetos antes de construí-los, pois pensa-los também faz parte do desafio e do divertimento. Esse planejamento passa por verificar cada encaixe entre os componentes do projeto em 3D, para então ser convertidos em 2D de forma a possibilitar o corte das peças em máquinas CNC Laser Diy. Tudo isso, pode ser executado em um software de CAD. É o que vamos ver hoje no tutorial “Como Converter Desenho 3D em 2D”.

O CAD (Computer Aided Design) que em português significa “desenho assistido por computador”, é um programa que possibilita que você possa desenhar peças ditando as dimensões e depois reuni-las em uma montagem. Isso nos traz a possibilidade de verificar o estado final das peças antes de serem fabricadas.

Essa possibilidade permite reduzir erros de montagem, encaixes e dimensões. A função de detectar problemas de forma antecipada, é muito utilizada na indústria para reduzir riscos de novos projetos que geralmente envolvem muito dinheiro.

A partir das peças ajustadas e o projeto pronto, é hora de fabricar. E aí os desenhos 3D gerados pelos programas CAD tem a possibilidade de serem convertidos para 2D, de forma a poderem ser cortados em máquinas de corte CNC a Laser.

 

O SOFTWARE

Existem vários softwares comerciais CAD para projetos mecânicos como, por exemplo, o AutoDesk Inventor e o Solid Edge, mas o nome que é mais visto nas indústrias e o meu preferido é o SolidWorks. A sua interface é bem intuitiva e por isso facilita o desenvolvimento de pequenos projetos até grandes projetos mecânicos.

Ele pode ser instalado por meio do link: https://my.solidworks.com/try-solidworks/sign-up, onde você pode baixar mediante um cadastro prévio. Por meio desse link você irá estar instalando uma versão de testes desse software CAD.

 

PRIMEIRO PASSO: Desenhar as peças.

Depois de baixar e instalar o software, inicie o programa e comece a desenhar uma peça.

Desenhando a Peça para a CNC

Desenhando a Peça para a CNC

 

SEGUNDO PASSO: Converter Desenho 3D em 2D

Depois de finalizar a peça, salve-a.

Convertendo a Imagem em 2D

Convertendo Desenho 3D em 2D

 

Depois de salvar, crie novo desenho a partir da peça, escolha um tamanho personalizado de folha.

 

Esse recurso é geralmente utilizado na indústria, para montar os desenhos técnicos de peças e componentes mecânicos para a fabricação.

Escolha a vista que melhor representa a peça, no painel do lado direto.

 

 

Posicione-a na folha.

 

Salve em formato “.dwg” para poder abrir a imagem em qualquer programa de controlador de cortadoras laser CNC.

Dessa forma você irá poder modelar em 3D seus protótipos, fazer a montagem e visualizar suas ideias tomando alguma forma, depois disso poderá utilizar os mesmos desenhos para cortar ou imprimir suas peças em dispositivos CNC.

Conheça toda linha de produtos para Impressora 3d e CNC na UsinaInfo.

Categorias
Projetos

Bacharel em Engenharia Mecânica pela URI Santo Ângelo com experiência em pesquisa e desenvolvimento de projetos mecânicos.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados