Sensor de Chuva Arduino Projeto com Relé e Display

O Sensor de Chuva Arduino é um pequeno dispositivo eletrônico de grande utilidade no desenvolvimento de projetos de automação residencial ou até mesmo robótico.

Comumente é aplicado em conjunto com outros dispositivos, incluindo o Arduino e pequenos motores, com a importante tarefa de detectar a presença da chuva, avisando ao microcontrolador, e este, conforme programação acionará os motores para, por exemplo, puxar varais de roupa, fechar janelas, tetos solares, etc.

O Sensor de Chuva funciona em conjunto um driver, este tem função de amplificar a sensibilidade da placa de detecção. Portanto, quando a água incidir sobre sensor irá conduzir certa tensão entre as trilhas da placa e consequentemente será feita a detecção.

A seguir, estaremos fazendo a demonstração de uma possível aplicação do sensor, onde em conjunto com um display serão exibidas algumas informações.

Teste Prático:

 

Produtos utilizados no teste:

 

Montagem Física:

Para funcionamento, basta seguir as ligações conforme a imagem abaixo disponibilizada. No esquema de exemplo estaremos utilizando a porta analógica para medir os dados do sensor de chuva. A conexão do sensor será feita pelo pino Analógico A0 do Arduino e a do relé pelo pino digital 13 do Arduino.

Esquemático Sensor de Chuva Arduino Projeto com Relé e Display

Esquemático Sensor de Chuva Arduino Projeto com Relé e Display

 

Funcionamento do Programa:

Nosso código tem a função de fazer a leitura analógica do sensor de chuva transformando os valores obtidos em porcentagem, ou seja, de 0% a 100%, para facilitar a leitura. O código possui também uma condição para detectar a chuva quando o valor for maior que 20%, e quando isto ocorrer, acionará o relé para possíveis aplicações.

Download do Código para teste

 

Conclusão

Após os teste é possível concluir que o Sensor de Chuva cumpre o que promete, seu funcionamento é preciso e corresponde as expectativas. É o dispositivo ideal para aplicação em projetos de automação residencial, possuindo fácil comunicação, seja ela analógica ou digital. Com design pequeno oferece grande praticidade, desde os testes até a aplicação final.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
ArduinoAutomação Residencial

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
19 Número de Comentários
  • gaby
    15 abril 2017 at 17:56
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, Estou fazendo um projeto que usa o sensor de chuva com um motor de vidro de carro, gostaria de saber a utilidade do shield de rele no video

    • Equipe Usinainfo
      17 abril 2017 at 13:30
      Deixe seu Comentário

      Olá!
      O Módulo Relé apresentado no vídeo é utilizado para controlar a energia que alimenta um determinado equipamento, neste caso, será o módulo responsável por acionar o motor que está utilizando em seu projeto.

  • vilson
    20 novembro 2017 at 18:33
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde. uma dúvida sobre a alimentação da placa Arduino:
    Tem como deixar ligado a placa sem a necessidade de estar no computador para que o pc não fique o tempo todo ligado gastando energia?

    • Equipe Usinainfo
      30 novembro 2017 at 17:12
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde !
      Você pode utilizar uma fonte de alimentação com conector P4 ou uma bateria com conector P4 para alimentar o seu Arduino e torna-lo independente sem a necessidade de um Computador para alimentação, isto claro você não esteja utilizando alguma função que necessite de um Computador como leitura de dados, por exemplo, que daí necessita de maiores adaptações em seu projeto. Fonte de alimentação: https://www.usinainfo.com.br/fonte-de-alimentacao/fonte-de-alimentacao-para-arduino-9vdc-1a-2424.html
      Qualquer duvida estamos a disposição.
      Att Equipe UsinaInfo

  • DORIVAL
    12 março 2018 at 14:42
    Deixe seu Comentário

    NESSE PROJETO ESTÁ FALTANDO NA LISTA DE COMPONENTES ALGUMAS PEÇAS, PODERIA ME ENVIAR A RELAÇÃO COMPLETA, ESTOU TENDO DIFICULDADES DE INDENTIFICAR
    OBRIGADO
    DORIVAL BONINI

  • Dorival
    29 março 2018 at 00:07
    Deixe seu Comentário

    Gostei muito do projeto, mas gostaria de acrescentar um buzzer e um sensor de temperatura para ficar mais completo
    Poderia me dar uma ajuda, estou tendo dificuldades para incluir estes itens
    Um grande abraço agradeço desde já
    Dorival Bonini

  • rodrigo
    19 abril 2018 at 00:49
    Deixe seu Comentário

    Pode me passar como seria o esquema para o esp8266? tentei fazer a ligação olhando para esse esquema mas não funcionou…

    • Equipe Usinainfo
      20 abril 2018 at 14:36
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      Existe mais de um modelo de ESP8266, cada qual possuem pinos e modos de comunicação diferenciada, infelizmente não realizamos o referente projeto com este controlador, mas é possível utilizando-se de um projeto compatível.

  • Graziele mathias
    4 fevereiro 2019 at 17:46
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, estou trabalhando com esse sensor para um TCC e gostaria de saber se você poderia me indicar um site de confiança ou me passar informações sobre o funcionamento interno do driver, pois não consigo achar em lugar nenhum, e isso seria de grande ajuda. Desde já, muito obrigada!!

    • Equipe Usinainfo
      23 abril 2019 at 14:08
      Deixe seu Comentário

      Olá Graziele, tudo bem?
      Qual a sua dúvida? Internamente este equipamento trabalha apenas com um jogo de gangorra e reed switch, demais detalhes de programação são definidos utilizando-se as variáveis de programação do software Arduino.

  • Jefferson Mendes
    16 abril 2019 at 16:57
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde! poderia me ajudar porque não consigo visualizar o código que foi baixado, ele esta no formato .INO. qual o programa que posso utilizar para visualiza-lo?? desde já agradeço a atenção.

    • Equipe Usinainfo
      18 junho 2019 at 18:47
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Jefferson!
      Para visualizar os arquivos .ino você deve ter instalado em seu computador o software Arduino, disponível em arduino.cc e que possibilita o carregamento do código junto a sua placa microcontroladora.

  • Leandro
    25 junho 2019 at 03:40
    Deixe seu Comentário

    Primeiramente parabéns pelo conteúdo, achei muito interessante, porém fiquei com algumas dúvidas: no caso de instalar o sensor em uma residência para controlar as janelas, qual o melhor local de instalação e o ângulo do sensor para ter mais assertividade no funcionamento? Caso esteja chuviscando e a água não atinja o sensor a todo momento, poderia ocorrer um abre e fecha da janela toda hora? O certo seria fechar e só abrir com a ação do dono da casa?

    • Matheus Gebert Straub
      16 julho 2019 at 16:16
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Leandro!
      Muito obrigado, ficamos felizes em saber que nossos projetos são úteis para nossos clientes!
      O local de instalação deve ser de fácil acesso sem objetos de interrupção e/ou árvores, por exemplo, que impeçam que a chuva de alguma maneira chegue ao mesmo, já o ângulo, varia entre os 45 a 90º dependendo do local utilizado para realização da instalação, são detalhes bastante pessoas que variam de acordo com cada projeto. Caso não exista um contato direto de chuva e o delay seja parcialmente reduzido, sim, acarretará em um abre e fecha, a abertura manual é uma opção, outra é a utilização de relés de atraso, por exemplo.

  • Jeffer Bascope
    26 agosto 2019 at 19:07
    Deixe seu Comentário

    Olá muito boa noite e parabéns pelas explicações, estou tentando fazer uma ligação do sensor de chuva com relé direto na botoeira de um motor basculante de uma cobertura retrátil, poderia me passar o esquema de ligação por favor

    • Equipe Usinainfo
      5 setembro 2019 at 16:08
      Deixe seu Comentário

      Olá Jeffer!
      Infelizmente não temos nenhum projeto como este desenvolvido no momento!

  • Robert
    14 outubro 2019 at 15:32
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, na imagem da montagem fisica eu não entendi o porque você colocou um resistor poderia por gentileza explicar? aparentemente não tem nada ligado à ele, e o “fio” preto está em outro furo da protoboard. Sou um pouco leigo nesse assunto.

    • Equipe Usinainfo
      25 outubro 2019 at 17:25
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Robert!
      O resistor possui a finalidade de regular a tensão de alimentação do backlight do display, o seu sistema de iluminação de fundo.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados