Projeto Módulo GPS Arduino GY-GPS6MV2

Módulo GPS Arduino GY-GPS6MV2 Fazendo Leitura e Envio de Dados pela Porta Serial

Você algum dia já deve ter pensado: qual a latitude e longitude em que estou agora? Em que lugar do mundo eu estou? Será que consigo me ver acenando no Google Earth? OK, talvez a resposta seja não, mas seria incrível não seria? O Módulo GPS Arduino GY-GPS6MV2 permite fazer boa parte disso em tempo real.

Ele é um dispositivo incrível com uma ampla área de aplicação, geralmente é utilizado em Drones (dispositivos que tem autonomia de voo), além de poder ser adaptado em um carrinho ou qualquer outro projeto eletrônico em que seja necessário controlar a posição e a velocidade de deslocamento, por exemplo.  Vale lembrar que  trabalha com tensão de 3.3V, portanto fique atento para não danificá-lo.

Bastante preciso, sua antena intensifica a detecção de sinal, resultando em mais satélites detectados, tornando o dispositivo muito mais eficiente. Dentre as informações fornecidas é possível destacar a altitude, latitude, longitude, data, hora e velocidade de deslocamento. Com estes dados podemos localizar esses locais pelo Google Earth, obtendo assim, o seu local atual, ou ainda fazer com que o protótipo realize tarefas em determinada localização e horário.

No teste abaixo realizaremos a localização do dispositivo, utilizando o Arduino Uno para decodificar os dados recebidos pelo Módulo GPS e, através dos dados recebidos e informados obteremos as coordenadas.

Vídeo Módulo GPS Arduino GY-GPS6MV2

 

Produtos Utilizados:


Padrões de comunicação:

O padrão de comunicação do Módulo GPS Arduino GY-GPS6MV2 é a interface Serial RS-232, é um padrão de alta velocidade de transferência de dados que trabalha com a transferência de dados binários entre os dispositivos. Este padrão é o mesmo utilizado na comunicação do Arduino com o computador, o padrão utiliza somente 2 fios o TX (transceiver) e o RX (receiver), e é muito utilizado por impressoras, dispositivos USB, entre outros.

Montagem do Projeto

Para ligação basta conectar o Módulo GPS a saída 3.3V do Arduino e seguir as orientações conforme a imagem abaixo:

Esquemático Módulo GPS Arduino GY-GPS6MV2

Esquemático Módulo GPS Arduino GY-GPS6MV2

Funcionamento do Código

O código que estaremos utilizando fará a leitura dos dados recebidos pelo Módulo GPS, e enviará para a porta serial os valores de forma organizada. Estamos disponibilizando o código-fonte comentado para seu melhor entendimento.

Download do Programa Principal

 

Conclusão

O Módulo GPS Arduino GY-GPS6MV2 é de alta qualidade e de grande precisão, apresenta ótimo funcionamento, inexistindo a necessidade de adaptações. Com ele é possível criar é projetos autônomos, sem a necessidade de motorista ou piloto. Enfim, a criatividade é sua, faça bom uso!

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
4 Número de Comentários
  • Mamuel
    27 julho 2019 at 23:39
    Deixe seu Comentário

    Como faço no raspberry pi esse projeto?

    • Equipe Usinainfo
      29 julho 2019 at 16:38
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Manuel!
      Infelizmente não temos o referente projeto desenvolvido junto ao Raspberry, porém algumas informações como a alimentação do produto e o valor da tensão de comunicação devem ser verificadas.

  • Sandro
    13 janeiro 2022 at 13:39
    Deixe seu Comentário

    Parabéns pelo projeto. Dentro de um apartamento, eu conseguiria saber exatamente qual andar a pessoa se encontra?

    • Equipe Usinainfo
      24 março 2022 at 17:35
      Deixe seu Comentário

      Olá Sandro,

      Seria possível sim desenvolver um equipamento com essa função, muitos módulos gps fornecem a informação de altitude, ou caso o modulo não forneça você pode utilizar um barômetro digital para averiguar a altitude e determinar o andar que a pessoa está.

      Espero que tenhamos ajudado

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados