Programação Arduino com Programa IDE Arduino

Dando continuidade aos nossos artigos introdutórios sobre Arduino e depois de já termos entendido melhor o que estaremos programando, chegou o momento de instalar em nosso computar o programa (software) que precisamos para dar início aos nossos trabalhos com códigos de programação, por meio desse post “Programação Arduino com Programa IDE Arduino“.

Caso você ainda esteja com dúvidas referente ao que é Arduino não se esqueça de acessar o link do nosso Blog que fala um pouco mais sobre esta pequena placa microcontroladora, suas funcionalidades e demais detalhes:

O que é Arduino? De onde vem? Do que se alimenta?

Ao comprar o seu Arduino ele sempre vem com um programa teste já instalado em sua memória, denominado de Blink, este código possui a capacidade de fazer piscar um LED que em alguns modelos como o Arduino UNO e Mega são conectados diretamente ao Pino 13 e com um resistor já integrado.

A alimentação pode variar de acordo com o modelo que estiver utilizando, alguns conectores P4 para fontes de alimentação externa, outros possuem pinos para alimentação, outros possuem entradas USB que além de serem utilizadas para alimentação são essenciais para a instalação de programas na memória do seu microcontrolador.

Para instalar os códigos  junto ao seu equipamento microcontrolador, além de alimentá-lo é necessário a utilização de um programa específico que torna possível a instalação direta do seu computador para o seu Arduino.

 

Instalando Software para Programação Arduino

Antes de prosseguirmos com a programação, precisamos instalar em nossos computadores um Software especial que nos possibilite programar os códigos em nosso Arduino, que pode ser facilmente encontrado site oficial da Arduino (https://www.arduino.cc/).

 

 

Ao entrar no site da Arduino você irá se deparar com a tela exibida anteriormente e deverá ir até a seção de software para realizar o Download do seu Programa.

Dentro desta janela você irá encontrar duas opções, um sistema novo de programação online que possibilita a programação sem a necessidade de realizar o download do programa para programar Arduino, caso opte por esta funcionalidade, você irá até Access the Online IDE (Acesse o IDE on-line), abaixo você pode observar a área de acesso já traduzida para esta área, observe:

 

 

Para quem prefere baixar o Software, devido ao fato de também poder utilizá-lo quando não possuir acesso à rede de internet, basta correr com o mouse um pouco para baixo até a cessão Download the Arduino IDE (Faça o download do Arduino IDE) e selecionar o sistema operacional desejado, segue abaixo imagem ilustrativa e traduzida deste processo:

 

 

Após realizar o Download basta seguir os passos específicos de cada sistema operacional e ao final da instalação, irá aprender através do Software Arduino como programar.

Aprender a programação Arduino não é uma tarefa complicada, mas é uma tarefa que necessita de tempo e dedicação, afinal de contas são diversas variáveis e bibliotecas que necessitam muitas vezes serem alteradas de projeto para projeto, vamos ver agora através de cada modelo como programar placa Arduino.

 

Como Programar o Arduino?

Programar Arduino não é nenhuma tarefa difícil levando em consideração que podemos encontrar diversos projetos prontos de sensores e demais equipamentos na internet para utilizarmos como base de nossos projetos, entender as variáveis de um código podem ser essenciais, porém para quem está iniciando e não possui muita experiência neste assunto, vamos utilizar uma biblioteca pronta que acompanha o Software para programar Arduino.

Anteriormente citamos que o Arduino já vem com um código Blink instalado em sua memória e este mesmo código, pode ser facilmente encontrado na pasta de exemplos do programa Arduino, vamos demonstrar passo a passo como você pode fazer para acessá-lo observe:

Para entender melhor, vamos até a aba superior do programa Arduino e em Arquivo iremos na guia exemplos, local o qual possui diversos exemplos com os mais diferenciados equipamentos e dentro Basics escolher a opção Blink, após clicar sobre a mesma poderá observar o código completo deste projeto.

Com o código já aberto você pode alterá-lo dependendo do seu projeto ou utilizar ele tal qual apresentado, basta carregar o mesmo através dos botões de acesso rápido localizados junto ao layout inicial do programa Arduino.

 

Software Arduino – Primeiros Passos

Para você entender melhor como funciona os comandos principais do Software para programação Arduino, desenvolvemos a imagem abaixo que demonstra o que cada uma das teclas de atalho representa, veja:

  • Verificar Código: Caso esteja desenvolvendo um código e deseje verificar se todas as variáveis estão em funcionamento, no devido lugar e com todos os pontos e demais elementos que compõem o código. Pode ser utilizada sem ter um microcontrolador conectado na USB do computador.
  • Carregar Código: Este comando é responsável por iniciar a gravação código junto ao microcontrolador e consequentemente executar todas as funções descritas. Necessita de um microcontrolador conectado junto à porta USB para funcionar.
  • Novo Documento: Cria um novo documento para inserir o seu código.
  • Abrir Documento: Pode ser utilizado para abrir algum código salvo anteriormente em seu computador ou acessar os exemplos contidos no Software quando instalado, os mesmos vistos anteriormente quando abrimos o Blink.
  • Salvar Documento: Caso seja um documento novo abre a janela para selecionar onde deseja salvar e após, sempre salva em cima deste mesmo arquivo salvo anteriormente.

 

Conclusão

Após compreender melhor as funções do programa Arduino, precisamos entender que para aprender programação Arduino ainda faltam alguns passos, como escolher qual microcontrolador e qual porta COM está sendo utilizada. Foi dada a largada para este novo universo que é a programação, mas ainda existe muito que aprender, fique de olho em nosso blog que ainda tem mais para aprendermos, no próximo artigo vamos aprender a gravar códigos na memória do Arduino UNO, Arduino Nano e Arduino Mega, você não pode perder.

Chegamos ao fim de mais um artigo e você o que achou? Dê a sua opinião logo abaixo através dos comentários e nos auxilie a melhorar nossos artigos para fazer sempre um ambiente de aprendizado e qualidade.

Conheça Toda Linha de Produtos Arduino na UsinaInfo.

 

 

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
5 Número de Comentários
  • lEVERRIER b CAMPOS
    3 julho 2019 at 13:51
    Deixe seu Comentário

    Excelente. Pratico,claro, didático e conciso. Parabens

  • Edimar OLIVIO
    19 agosto 2021 at 21:34
    Deixe seu Comentário

    boa noite ele não carrega o arduino , procurando com1, não consigo entender.
    gostaria de entrar em contato para comprar o chassi com esteiras e motores servos.

    • Matheus Gebert Straub
      23 agosto 2021 at 11:36
      Deixe seu Comentário

      Olá Edimar! A questão de não estar conectando pode ser devido ao ajuste da COM, assim como citou. Verifique em qual COM o seu Arduino está conectada e ajuste de acordo. Todos os produtos que utilizo em meu projeto são do próprio site da Usinainfo, vou te mandar o link e você dá uma olhadinha: https://www.usinainfo.com.br/

  • Luciano
    22 outubro 2021 at 11:17
    Deixe seu Comentário

    Muito bom. Eu tenho conhecimento razoável de eletrônica, mas programação sou um novato, preciso aprender o Beabá do zero. Na verdade já mexo com algumas coisas mas só o que alguém já fez.
    Gostei do artigo, parabéns.

    Uma pergunta, se eu receber um programa feito no arduino e precisar abrir pra compilar e tal, como proceder? Tem vários arquivos .uno neste programa, abre um de cada vez? Pra instalar as bibliotecas basta colocar as pastas dentro do libraries?

    Valeu.

    • Matheus Gebert Straub
      25 novembro 2021 at 18:29
      Deixe seu Comentário

      Olá Luciano! Que bom que tenha gostado material. Se você receber um arquivo .ino basta abri-lo e trabalhar com ele sem problema, porém se o código está dentro do Arduino, estes códigos não tem como serem recuperados, você precisa do original para conseguir realizar alterações. Sobre os códigos, cada um deve ser executado de uma vez, porém o Arduino só irá trabalhar com base no último que foi carregado. Quanto as bibliotecas, esta é uma das possibilidades.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados