Site icon Blog Usinainfo

CNC Arduino Laser DIY Parte 3 – Gravação em Superfícies

CNC Arduino Laser DIY Parte 3 - Gravação em Superfícies

CNC Arduino Laser DIY Parte 3 - Gravação em Superfícies

O Projeto CNC Arduino Laser Diy é uma opção para quem deseja criar sua própria CNC de uma maneira simplificada, com instruções de como proceder passo a passo, e por isso, neste último artigo será demonstrado a instalação dos componentes para transformar sua CNC em gravadora a laser.

 

Laser CNC Arduino DIY

 

O laser é um feixe de luz monocromática de alta intensidade que sofre estreitamento por meio de lentes para que as partículas de luz adotem o mesmo sentido e direção. Devido ao estreitamento do feixe, a alta intensidade da luz incidida sobre a superfície possibilita várias utilizações, como por exemplo, nos leitores de mídia que se utilizam deles para ler DVDs e nos supermercados onde os lasers são empregados na leitura de códigos de barras.

Mas os lasers também podem ser empregados em exemplos menos convencionais, com o objetivo desse artigo, que é criar uma gravadora de superfície embarcada em nossa CNC Arduino DIY. Tome cuidado ao manusear o laser quando estiver ligado, pois ele pode danificar sua visão, por isso, procure utilizar óculos de proteção.

Vale destacar que o modelo de laser que será utilizado é do tipo experimental e não possui capacidade de corte muito amplo, possibilitando que você instale modelos mais fortes, caso seu projeto exija.

 

Componentes para Montagem do Projeto

Passo a Passo CNC Arduino Laser

A instalação é simples e começa por fixar os componentes na estrutura da máquina, e a localização fica de acordo com a sua vontade. A partir da instalação dos componentes mecânicos na estrutura mostrada no artigo dois “Projeto CNC Arduino DIY Parte 2 – Montagem da Estrutura” monte também o laser e o relé conforme a imagem abaixo.

 

Esquemático CNC Arduino Laser

 

Você pode utilizar a saída de 3,3V do Arduino para alimentar o laser ou utilizar uma fonte externa, mas certifique-se de regular a voltagem e a tensão de acordo com as características do laser que podem ser vistas no site. Se você utilizar a alimentação limite máximo de tensão do laser, ou seja, 4,5V é recomendável que você instale um cooler para refrigerar o laser e evitar possíveis danificações devido ao alto calor gerado.

Depois de instalar todos os componentes instalados é hora de ligar a sua gravadora a laser CNC Arduino DIY. Nesse momento procure acertar a distância entre a superfície que você quiser gravar e também o ajuste do foco do laser, procure deixar o ponto redondo de incidência de luz o menor possível.

Quando o laser estiver focado e na distância correta, você irá perceber que o ponto de cor vermelha irá ser alterar para um ponto de cor branca e que a superfície começara a ser marcada.

Ajuste de Foco Laser CNC Arduino

 

Depois disso você terá a sua gravadora a laser CNC Arduino DIY pronta para o uso. Como o laser é de baixa potência, apenas as superfícies mais opacas e de coloração escura permitirão a gravação.

 

Gerando o Gcode

Como explicado no artigo um “Projeto CNC Arduino DIY – Faça você Mesmo“, o comando CNC lê as linhas do g code e aciona os motores para realizar os movimentos. Mas para gerar o g code é necessário que você utilize um programa de desenho que possua essa extensão como o Inkscape.

Primeiro baixe o programa Inkscape  e depois instale a extensão, descompacte os arquivos na pasta de extensões do Inkscape, por exemplo (C:\Program Files (x86)\Inkscape\share\extensions). Inicie o programa e comece a criar suas imagens, e para gerar o g code primeiramente, deve-se gerar o caminho selecionando toda a sua edição, depois indo em “Caminho” e depois em “Converter em caminho” como mostra a imagem abaixo.

Gerando Gcode CNC Arduino Laser

 

Depois de gerar o caminho vá em “Extensões” e “Generate Laser Gcode” como mostra a imagem abaixo.

CNC Arduino Laser Gcode

 

Após isso irá abrir uma caixa de configuração do seu Gcode, como está mostrado abaixo.

 

Configuração Gcode CNC Arduino Laser

 

 

Controlando a CNC Arduino DIY

 

Para controlar a sua gravadora a laser CNC Arduino DIY terá que baixar e instalar o programa . Após instalado, conecte o Arduino em seu computador e inicie o programa.

Controlando a CNC Arduino Diy

Depois de iniciado, procure a porta em que seu Arduino está conectado e faça a conexão. Depois procure seu arquivo “.gcode” e inicie o trabalho.

Sair da versão mobile