Site icon Blog Usinainfo

Sensor de Vibração Arduino em Projeto com Sensor de Inclinação

O Projeto Sensor de Vibração Arduino com Sensor de Inclinação traz como proposta testar na prática o funcionamento dos sensores com o Uno, possibilitando que possam ser adaptados e utilizados nos m,ais diversos protótipos de alarmes para automação residencial, por exemplo.

O Sensor de Vibração é um componente eletrônico de tamanho reduzido que pode ser aplicado em diversas áreas. Na prática, é bastante utilizado para detectar vibrações em motores elétricos de grande potência, para a preservação dos rolamentos de turbinas em armazéns de grãos, e ainda em alarmes residenciais.

Ele trabalha com uma espécie de “mola” fixa em meio a um “copo” metálico. Quando ocasionado uma vibração, a mola entra em ligeiro contato com o copo, detectando assim as vibrações. A precisão da detecção é ajustada por um trimpot encontrado na superfície da placa do sensor e para funcionamento trabalha com tensões entre 3V a 5V.

Já o Sensor de Inclinação trabalha com tensões de 3,3V a 5V, entretanto sua finalidade é um pouco diferente, uma vez que como o próprio nome sugere é capaz de detectar a inclinação do local onde estiver instalado.

Comumente é utilizado em projetos robóticos para informar ao Microcontrolador que o carrinho robô capotou (virou), para que este tome as providências para as quais estiver programado, ou ainda na construção de alarmes residenciais.

O Sensor de Inclinação também permite ajustes quanto a sua precisão por meio de um trimpot fixo junto à placa.

A seguir estaremos realizando um teste prático com ambos os sensores, onde criaremos um alarme residencial utilizando um Sensor de Vibração e um Sensor de Inclinação, juntamente com um Buzzer e uma relé.

 

Teste prático do Sensor de Vibração Arduino e Sensor de Inclinação

 

Produtos utilizados no teste

 

Montagem do Projeto

Para funcionamento, basta seguir as ligações conforme a imagem abaixo disponibilizada:

Esquemático Sensor de Vibração Arduino em Projeto com Sensor de Inclinação

 

Funcionamento do Código (Biblioteca)

O Software que utilizaremos tem a função de efetuar a leitura dos sensores a todo o momento, e apresentará algumas mensagens no display, além disso, se for detectada alguma vibração ou inclinação (de uma porta de contrapeso, por exemplo) o sistema irá disparar o Buzzer, e ativar o relé, até que os sensores normalizarem.

Para oferecer maior comodidade aos nossos seguidores, disponibilizaremos o Código também separado para cada um dos sensores:

Download do Código para teste do Sensor de Vibração

[crayon-662f2bbc90a4d199196028/]

Download do Código para teste do Sensor de Inclinação             

[crayon-662f2bbc90a52873014439/]

Conclusão

O Sensor de Vibração Arduino e o Sensor de Inclinação apresentaram funcionamento muito satisfatório e mostraram-se de grande utilidade na área de automação residencial e robótica. São dispositivos de comunicação simples que para utilização não exigem experiência prévia. Os fins para os quais podem ser utilizados são os mais diversos, mas vai depender do que você precisa e para o que você quer. Conheça toda Linha Arduino e Robótica no Site da UsinaInfo.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Sair da versão mobile