Site icon Blog Usinainfo

Sensor de Gás Arduino MQ-2 para Gases Inflamáveis e Fumaça

Sensor de Gás Arduino MQ-2 para Gases Inflamáveis e Fumaça

Sensor de Gás Arduino MQ-2 para Gases Inflamáveis e Fumaça

Se você pensa em automatizar sua residência, sempre é bom ter cuidados preventivos com a segurança, principalmente contra incêndios. A cada dia são criados novos dispositivos para auxiliarem nesta importante tarefa, entre estes, hoje vamos dar especial destaque ao Sensor de Gás Arduino MQ-2.

Ele é um dispositivo que tem a função de verificar a presença de gás inflamável e/ou fumaça no local onde estiver instalado, alertando o sistema microcontrolador (por exemplo, o Arduino) do ocorrido. Para funcionamento trabalha com tensão DC de 5V, possuindo duas saídas de sinal (uma analógica e uma digital TTL).

Diante do alerta, o Arduino tomará as providências para as quais estiver programado, seja enviando sinais sonoros e/ou luminosos. Se instalado para atuar junto a uma válvula solenóide, é possível cessar a alimentação de gás da residência acabando com o vazamento e afastando o perigo.

Uma válvula solenóide é um dispositivo eletrônico capaz de bloquear a passagem de algum tipo de gás ou líquido em um condutor, de modo elétrico. Ou seja, ao aplicar uma tensão sobre a bobina haverá uma movimentação interna que interromperá a condução da matéria transportada de forma segura.

O Sensor de Gás Arduino MQ-2 é capaz de detectar diversos tipos de gases, entre eles: gás de petróleo liquefeito, butano, propano, metano, hidrogênio, álcool, gás natural, entre outros, ou mesmo fumaça.

Com múltiplos sensores em locais diferentes, você pode até mesmo saber onde é o foco da fumaça ou gás, alertando as equipes de socorro do vazamento de gás ou da presença da fumaça que muito possivelmente é um foco de incêndio.

 

Vídeo Projeto Sensor de Gás Arduino MQ-2

Produtos Utilizados

Esquemático do Projeto

Para o teste basta realizar as ligações conforme o esquema abaixo:

Esquemático Projeto Sensor de Gás Arduino MQ-2

Código de Programação

Conforme nosso código criado, o microcontrolador estará fazendo a leitura do sensor de gás arduino a todo o tempo, e se por algum momento o sensor detectar algum gás, ele irá verificar novamente e, se a detecção persistir, vai desativar a válvula solenóide responsável pelo fornecimento do gás e disparará o Buzzer.
[crayon-662f5c2a07469235586695/]

Conclusão

O Sensor de Gás Arduino MQ-2 é um dispositivo de grande utilidade, principalmente para sua segurança e a da sua casa. É um dispositivo de interface simples, mas que o deixa ainda mais prático de usar. Seu design é compacto, o que facilita sua utilização perto de fontes de gás ou fumaça, sem interferir na estética do seu ambiente.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Sair da versão mobile