Site icon Blog Usinainfo

Projeto Esp32 Fechadura Elétrica com RFID

No Projeto Esp32 Fechadura com RFID de hoje iremos controlar uma tranca elétrica utilizando um módulo leitor de RFID (identificação por rádio frequência) e um NodeMCU ESP32, que irá possibilitar que você possa incluir várias funcionalidades extras ao projeto relacionadas à automação residencial.

Ele pode ser facilmente integrado em sistemas de segurança residenciais, onde por meio de um cartão com código único libera a passagem de um usuário, lembrando que a tecnologia RFID é amplamente utilizada para essa finalidade devido ao modo seguro de uso e a alta confiabilidade.

Esse tópico mostra-se ideal para makers que buscam inovar seus processos, podendo utilizar em projetos IoT (internet das coisas) de forma a controlar e visualizar o funcionamento do sistema pela internet, por exemplo, ampliando as possibilidades de uso, e tudo isso, deve-se à tecnologia do ESP32.

 

Vídeo do Projeto Esp32 Fechadura com RFID

 

Lista de Materiais Necessários:

• 1 x  Fechadura Elétrica Solenóide 12V NF para Projetos;

• 1 x NodeMCU ESP32 Iot com WiFi e Bluetooth – 38 Pinos;

• 1 x Módulo Relé 5V 10A 1 Canal com Optoacoplador;

• 1 x Kit RC522 Leitor RFID;

• 1 x Protoboard e alguns jumpers;

• 2 x LEDs.

 

Esquema do Projeto ESP32

O esquema do nosso projeto de Controle da Fechadura Elétrica com RFID exige várias conexões entre os módulos e placas utilizadas, então se atente a todas as ligações do nosso circuito, entre elas, preste atenção na alimentação do modulo rfid que é com uma tensão de 3.3V.

Veja a seguir o diagrama:

Esquemático Projeto Esp32 Fechadura Elétrica com RFID

 

Explicando o código

Iremos usar 2 bibliotecas que não são originárias da IDE do Arduino, que podem ser baixadas abaixo:

https://github.com/gustavors1608/Biblioteca-para-lcd-I2C

https://github.com/gustavors1608/biblioteca-para-modulos-rfid-mfrc522

Nosso código irá basicamente ficar sempre aguardando a leitura de uma tag RFID, caso ache, ira verificar se o id da tag é o mesmo do que nós havíamos registrado no código antes, caso for, irá abrir a tranca por 5 segundos, caso contrário, ira avisar para o usuário que ela não tem acesso e irá aguardar por 5 segundos enquanto o buzzer gera um alerta sonoro.

Obs: Após carregar o código, note que você deve fazer uma alteração no código, veja no trecho do artigo “Como Usar”.
Segue os trechos do código abaixo todo comentado, explicando cada parte do mesmo:

Faça Download do Código de Programação Completo AQUI!

 

Cabeçalho

[crayon-662e8b6e5caba816502260/]
 

Void setup()

[crayon-662e8b6e5cac2563572740/]
 

Void loop()

[crayon-662e8b6e5cac4973825661/]
 

Como usar

Para podermos verificar se a nossa tag RFID é a que está registrada no código, primeiro iremos carregar o programa acima para o Esp32 , feito isto, iremos abrir o monitor serial na velocidade de 115200 baud rate, e passaremos por cima do modulo leitor RFID a tag. Abaixo podemos verificar no monitor serial a informações de duas tags e os IDs das mesmas:

 

Feito isto, iremos copiar o id da tag que desejamos permitir abrir a tranca e colar entre as aspas a seguir (este trecho está logo no começo do nosso código):
[crayon-662e8b6e5cac5574523656/]
Após nos trocarmos este trecho do código podemos carregar o código novamente para o ESP32.
E pronto quando nos passarmos a nossa tag cadastrada, a tranca ira abrir, o led verde acender e o display lcd irá indicar o tempo que a tranca ainda ficará aberta.

 

Conclusão

Neste projeto com Esp32 aprendemos como utilizar o leitor de tags RFID e implementamos também uma tranca e um display para informar ao usuário o status sobre a abertura da tranca. Tudo foi desenvolvido para que o projeto seja útil e seguro na prática, tornando possível implementa-lo em sua casa ou cômodo que desejar de forma simples, adicionando mais praticidade ao dia a dia.

Em breve iremos ter mais tutoriais desenvolvidos com o Esp32 NodeMCU. Enfim, agradecemos sua leitura e fique atento as novidades no blog.

Conheça toda Linha ESP32 no Site da UsinaInfo.

Sair da versão mobile