Site icon Blog Usinainfo

Projeto Distribuidor Automático de Álcool DIY Sem Arduino

Projeto Distribuidor Automático de Álcool DIY Sem Arduino

Projeto Distribuidor Automático de Álcool DIY Sem Arduino

Crie o mais simples distribuidor automático de álcool Diy utilizando pouco componentes, e o mais em conta é que não vai precisar nem usar o Arduino, reduzindo bastante o custo de produção.

Mantenha as mãos limpas preenchendo-as com sabonete líquido, desinfetante para as mãos ou com álcool 70%. Ao reduzir o contato físico, um distribuidor automatizado impede que o vírus se espalhe pelas áreas comuns.

Esse projeto pode ser aplicado em escolas, universidades, lojas ou mesmo em sua casa, impedindo que precise tocar no vidro como ocorre na maioria dos casos, impedindo possível proliferação do COVID-19.

 

Design Simplificado

Eu já vi vários distribuidores automáticos de líquidos com o Arduino circulando na Web, e não foram poucos modelos, em particular acho que o uso do Arduino é um pouco exagerado para este projeto tão simples, principalmente porque não são muito baratos.

Imaginei que usar um transistor simples ou MOSFET faria o trabalho, o que também reduziria drasticamente os custos. Obviamente, a ausência de um microcontrolador remove o controle do excesso de derramamento, mas descobri que o uso de um bico menor limitaria fisicamente o fluxo de líquido.

Existem vários circuitos RC de transistor que resolveriam o problema de derramamento excessivo, mas o design de um único transistor funciona bem, considerando que você escolhe o tamanho adequado do bico.

 

Montagem do Projeto Distribuidor Automático de Álcool DIY

 

Produtos para Distribuidor Automático de Álcool DIY Sem Arduino

 

Etapa 1: Peças e Materiais Necessários

Como trata-se de um projeto de baixo custo e com design simplificado, poucas peças vão ser precisas, algumas delas você vai ter em casa, certamente.

 

Etapa 2: Limpeza do Recipiente

Se você planeja reciclar um frasco ou recipiente de vidro como o meu. Você pode remover o rótulo descascando-o, o resíduo restante pode ser removido usando acetona pura ou álcool para lavagem das mãos.

 

Etapa 2 do Distribuidor Automático de Álcool Diy

 

Etapa 3: Conecte um tubo ao seu motor

Estique a ponta do tubo usando a ponta do alicate enquanto o aquece usando um isqueiro. O tubo deve ser ajustado à força na saída de líquido da sua bomba DC. Pode usar uma abraçadeira de nylon para mantê-la no lugar.

 

Fixação da Bomba de Água do Distribuidor Automático de Álcool Diy

 

Etapa 4: Perfurar orifícios para fios e tubos

Use sua furadeira elétrica para fazer furos para o fio e o tubo. Certifique-se de usar a broca adequada para obter um ajuste confortável.

 

Montagem do Distribuidor de Álcool

 

Etapa 5: Corte o tubo em excesso

Use uma tesoura para cortar o excesso de tubo.

 

Corte o Excesso do Tubo de Silicone do Distribuidor

 

Etapa 6: Adicione um fio bendy (arame ou outro semelhante)

Para evitar que o tubo se afunde, você pode usar arame ou fio de cobre para tornar o tubo dobrável. Basta inserir o fio dentro do tubo. Você pode trançá-lo para tornar o fio mais rígido.

 

Utilize um Fio para Deixar o Tubo mais Rígido

 

Etapa 7: Bocal Improvisado

Um bocal pode ser usado para controlar a quantidade de fluido que sai do distribuidor. Peguei o meu na ponta de uma caneta. Você pode experimentar um bico menor para obter apenas uma névoa.

 

Bocal do Distribuidor de Álcool Automático

 

Etapa 8: Cola Quente no Sensor e Supercola no Transistor

Você pode usar uma porca e um parafuso para manter o sensor no lugar ou simplesmente usar cola quente para montá-lo no lugar.

O projeto se baseia em um circuito muito simples, usando um transistor como um dispositivo de comutação simples. Não encontrei a necessidade de usar uma placa de circuito impresso. O TIP32C é robusto o suficiente para lidar com a bomba DC sem aquecer. Você pode simplesmente montar seu transistor usando algumas gotas de supercola na tampa do recipiente.

Fixação dos Componentes do Distribuidor de Álcool

 

Etapa 9: Diagrama Esquemático

Aqui está um diagrama de fiação simplificado para os componentes. Por que não conectar a bomba diretamente à saída digital do sensor? Por um lado, a saída digital do sensor pode lidar apenas com alguns mili-amperes de corrente, conectar a bomba diretamente ao sensor de infravermelho pode danificar o chip LM393.

Segundo, a saída digital do sensor é ALTA por padrão quando nenhum objeto é detectado ou BAIXA quando um objeto foi detectado. Isso significa que você precisaria de um inversor lógico para que o distribuidor funcione corretamente. O uso de um transistor PNP resolve os dois problemas de maneira econômica.

 

Esquemático Projeto Distribuidor de Álcool sem Arduino

 

Etapa 10: Revisão Esquemática

MOSFET: Originalmente, o plano era usar um MOSFET de nível lógico em vez de um BJT. Os MOSFETs são projetados para operar como dispositivos de comutação, ao contrário de um BJT que costuma ser usado para servir na região ativa do que em um nível saturado. Os MOSFETs também podem lidar com mais corrente devido à sua composição de material. A razão pela qual eu escolhi usar um BJT foi devido à sua disponibilidade para amadores, pois eles são mais comuns que os MOSFETs.

DIODO DE FLYBACK (USO OPCIONAL): O motor atuando como uma carga indutiva. Um diodo flyback é um diodo conectado através de um indutor usado para eliminar o flyback, que é o repentino pico de tensão observado em uma carga indutiva quando sua corrente de alimentação é subitamente reduzida ou interrompida. Você pode adicionar um diodo retificador comum, como um diodo 1N4007 ou schottky, para obter uma resposta mais rápida. A partir de medições e observações rápidas, o motor da bomba DC específica emite apenas quantidades muito pequenas de EMF de volta devido ao tamanho do motor e à relutância do eixo em parar imediatamente. Quando se trata de comutação, a adição de um diodo de retorno é uma prática comum na eletrônica. Embora eu não tenha tido problemas com a ausência de um diodo flyback neste projeto específico, se um diodo estiver disponível na mão, seria melhor adicionar apenas para ter certeza.

 

Etapa 11: Adicionar um Plugue USB Macho

O projeto foi projetado para operar em tensões abaixo de 6 volts. A energia USB era a fonte mais universalmente disponível que eu conseguia pensar que fornece 5 volts. Você pode recuperar qualquer cabo USB existente. Corte a outra extremidade do cabo e use o seu descascador de fios, após conecte no carregador do seu celular para alimentar.

 

Alimentação do Distribuidor de Álcool DIY

 

Etapa 12: Calibrar o Limite de Distância do Sensor

O sensor vem com um botão de ajuste (trimpot). Você pode usar uma chave de fenda para afinar. O botão limita a faixa de limiar de detecção. Ao girá-lo, o sensor fica mais sensível ou menos sensível. Vale destacar que você pode utilizar cola quente pra fixar todos os componentes após a soldagem, como na imagem.

 

Calibração do Sensor de Distância Infravermelho

 

Etapa 13: Encha o Dispensador com Álcool ou Sabonete Líquido

Agora você pode encher o seu dispensador com qualquer líquido que desejar. Funciona até com líquidos viscosos, como sabonete líquido e líquidos para lavar louça! Eu fiz esse projeto especificamente para o álcool para lavagem das mãos, pois eu o uso frequentemente antes e depois de comer.

 

Líquido para Distribuidor Automático de Álcool Diy

 

Etapa 14: Você Acabou o Projeto Distribuidor Automático de Álcool DIY

Agora você pode testar o projeto. Espero que vocês tenham gostado deste tutorial!

 

Distribuidor de Álcool Automático sem Arduino Finalizado

 

Projeto original por Ascas Angelo.
Estudante de Engenharia.
Postado originalmente em instructables.com

Sair da versão mobile