Site icon Blog Usinainfo

ESP32 Projeto Telegram de Automação Residencial

O ESP32 Projeto Telegram é um recurso que vem crescendo bastante nos últimos tempos, normalmente utilizamos o Aplicativo Telegram para o envio de mensagem apenas, porém hoje vamos explorar um pouco mais este recurso.

ESP32 Projeto Telegram

Quando trabalhamos com Automação Residencial normalmente encontramos algumas barreiras que inviabilizam o nosso projeto, ou é a complexibilidade dos códigos que precisamos utilizar ou até mesmo a inviabilidade da parte física.

Através do ESP32 Projeto Telegram existe a facilidade de realizarmos o projeto de Automação com apenas um módulo que é o próprio Microcontrolador e nos preocupamos neste caso, apenas com o código, que não necessita de linguagens extras de comunicação.

 

Telegram

O Telegram é um aplicativo gratuito disponível para Android, Windows Phone, iOS e Web bastante semelhante com o famoso Whatsapp, que possibilita ao usuário enviar mensagens de texto, fotos e vídeos, emoticons e stickers.

Logo do Aplicativo Telegram

Com um sistema de funcionamento semelhante ao Whatsapp, o Telegram também utiliza e classifica os contatos através da rede telefônica, possibilitando a criação de um perfil e posterior utilização.

Qual a diferença entre o Telegram e o Whatsapp?

Uma das vantagens que o Telegram possui e que consequentemente o destaca em relação ao seu concorrente é a possibilidade de utilização de bots (robots – robôs), mecanismo que realiza diversos serviços de forma gratuita e diferenciada.

 

Telegram Bot

O Telegram oferece além de todas as suas vantagens uma série de recursos com perfis automáticos que são operados via software e que realizam diversos serviços de forma totalmente gratuita.

Estes recursos são encontrados através do sistema de pesquisa do próprio aplicativo e funcionam de forma individual e de diferentes modos, cada com qual as suas características e funcionalidade.

Através dos bots podemos obter informações do clima, convertes arquivos para PDF, traduzir textos e diversos outros recursos que não se limitam apenas a isto, podemos por exemplo, criar nosso próprio bot e atribuímos através do ESP32 diversas funções vinculadas.

 

Como Criar um Bot no Telegram?

Para criarmos um Bot e trabalharmos com ele precisamos antes de mais nada falar com o “The Botfather”, uma plataforma disponibilizada para a criação de Perfis únicos e exclusivos para as mais diversificadas aplicações.

Logo BotFather

O processo para criação de um Bot é extremamente simples e pode ser obtido seguindo os passos abaixo:

1 – Em primeiro lugar vamos baixar o Telegram em nossos dispositivos e então buscar por @BotFather com o selo de verificação original ao lado, veja:

Pesquisa por BotFather no Telegram

2 – Após termos aberto o perfil do BotFather vamos clicar em Começar, com isto vamos receber uma mensagem com diversas funções e então retornaremos com o seguinte comando: “/newbot”. Após enviada a mensagem recebermos a seguinte mensagem:

3 – Agora inserimos o nome do nosso Bot, que pode ser qualquer um, utilizei “Teste do Bot” e após enviar a mensagem recebe-se o seguinte retorno:

4 – Neste momento devemos inserir o Usuário Bot, este nick deve ser único e terminar com “Bot”, caso receba uma mensagem de erro infelizmente o nick inserido já está sendo usado, caso contrário, ao final do processo você obterá um resultado semelhante a este:

Resultado pós criação de perfil Bot

Tendo isto finalizado junto com a mensagem teremos o link para o seu Bot gerado e a chave de acesso API que iremos usar posteriormente no desenvolvimento do código.

 

Produtos Utilizados no ESP32 Projeto Telegram

NodeMCU ESP32 Iot com WiFi e Bluetooth – 38 Pinos;

Cabo Micro USB 1,2m para Nodemcu ESP32;

Módulo Relé 5V 10A 4 Canais com Optoacopladores;

– 6 Jumper Premium para Protoboard Macho-Fêmea 20 cm.

 

Esquema de Ligação ESP32 Projeto Telegram

O esquema de ligação do projeto é extremamente simples, a inclusão de um módulo relé possibilita o controle de, por exemplo, até 4 dispositivos elétricos como lâmpadas, cafeteiras, TV e outros.

Como vemos a baixo o esquema de ligação é extremamente simples, lembrando que os testes podem ser desenvolvidos sem a necessidade do modo relé apenas com o aplicativo, ou até mesmo com módulos com menos relés.

Esquema de Ligação do ESP32 Projeto Telegram

Vale lembrar que para o funcionamento do projeto o ESP32 precisa estar constantemente alimentado, então após a programação é recomendado que o mesmo seja atribuído a uma fonte de alimentação.

 

Código de Funcionamento ESP32 Projeto Telegram

O código de funcionamento é parcialmente simples, porém tem algumas partes que precisam ser alteradas antes do carregamento e que iremos verificar logo abaixo e também algumas bibliotecas precisam ser incluídas para o sucesso do carregamento.

Biblioteca WiFiClientSecure DOWNLOAD AQUI.

Biblioteca UniversalTelegramBot DOWNLOAD AQUI.

O código completo deste projeto você consegue observar logo, veja:
[crayon-66312a44c0595196059022/]
Neste momento vamos verificar algumas informações que precisam ser alteradas, começando com os dados da rede WiFi através das seguintes funções:
[crayon-66312a44c05a1401955926/]
Após alterarmos esta rede, o próximo valor a ser alterado é a API, que pode ser verificada através da seguinte variável, enquanto que o local para obtenção de dados é elencado logo abaixo através da imagem em anexo.
[crayon-66312a44c05a4778014284/]

Local com o Token API para código do ESP32 Projeto Telegram

Com estes dados em ordem e de acordo com os dados da rede de internet e o Bot criado através do Telegram, já é possível carregar o código junto ao ESP32 para os devidos testes.

 

Teste de Funcionamento ESP32 Projeto Telegram

O funcionamento deste projeto junto ao aplicativo Telegram é feito através do Bot que criamos e pode ser obtido através do seguinte Link encontrado em nossa última mensagem recebida pelo BotFather, veja:

Local com o Link de Acesso para o ESP32 Projeto Telegram

Após abrirmos o link vamos ter acesso à nossa área de envio e recebimento de dados, iniciada após clicarmos na primeira vez no botão começas, vale lembrar que após isto, esta função não precisa ser mais executada.

Como vimos junto ao código, temos as funções ON1, ON2, ON3 e ON4 que acionam de maneira isolada cada um dos relés do módulo e estão hipoteticamente associados à lâmpada de um cômodo residencial com as respectivas funções OFF1, OFF2, OFF3 e OFF4 com função inversa.

Além destas funções temos uma função geral responsável por ligar todas as lâmpadas que é o ON e uma função para desligar todas estas lâmpadas que é a função OFF. Um breve teste do funcionamento deste projeto junto ao aplicativo pode ser observado abaixo:

Imagem Teste de Funcionamento do ESP32 Projeto Telegram

Caso não esteja recebendo retorno ao receber uma imagem, isto pode representar uma rede WiFi preenchida de maneira incorreta ou até mesmo o código API com algum símbolo, letra ou número inserido com algum caractere faltando.

 

Conclusão

Trabalhar com o Telegram é algo extremamente novo e funcional, são diversas possibilidades e funções que podem ser implementadas, é um aplicativo de fácil obtenção, disponível para download de forma gratuita e que facilita além da programação o acesso as informações.

Além da função de automação utilizada para o acionamento de Relés, é possível utilizarmos o sistema Bot para a obtenção de informações externas via sensor de temperatura, por exemplo, ou até mesmo associado a um sensor de presença para notificação de movimentos em um dado local.

Se você gostou deste projeto ou tem alguma sugestão para nossos próximos Artigos não esqueça de deixar o seu comentário abaixo. Até a Próxima!

Sair da versão mobile