O Arduino MICRO é uma placa de prototipagem baseada no microcontrolador ATmega32U4. Ele apresenta dimensões reduzidas que permitem a utilização em projetos pequenos, nos quais um microcontrolador maior impediria a descrição do projeto.
Pelo fato de possuir uma grande comunidade de apoio e um extenso conjunto de bibliotecas de apoio, tornando-se uma grande plataforma de introdução para eletrônica embarcada no desenvolvimento de projetos robóticos.
Fisicamente apresenta-se muito compacto, ideal para a montagem de projetos de pequeno porte ou para instalação fácil em protoboards. O comprimento máximo e a largura da micro PCB são 48 milímetros de comprimento por 17 milímetros de largura, muito menor que o Arduino UNO.
Ele possui um grande número de pinos, entre eles 20 pinos digitais de entrada / saída, dos quais 7 podem ser utilizados como saídas PWM e 12 como entradas analógicas. Possui ainda um cristal oscilador de 16 MHz, um conector micro USB, programação em sistema de circuito (ICSP) pinos e um botão reset, ou seja, contém todos os itens necessário para o perfeito funcionamento do microcontrolador.
O Arduino MICRO apresenta um microcontrolador ATmega32U4 que pode ser programado pelo projetista, já que foi construído com funcionalidade USB, o que acabou eliminando a necessidade de um processador secundário ou adaptador serial. Isso tornou o Arduino MICRO mais versátil, pois além de apoiar um (CDC) interface de porta serial / COM virtual, ele pode aparecer para um computador conectado como um mouse.
A alimentação pode ser feita através de uma conexão micro USB ou com uma fonte de alimentação externa com energia ou baterias DC, ligada aos pinos GND e VIN. A seleção da fonte de alimentação é automática.
A tensão adequada para funcionamento por meio externo é de 7V a 12V, no entanto o Micro vai continuar funcionando até os limites de 6V a 20V. Importante destacar que o oferecimento de tensões superiores a 12V pode vir a danificar o regulador causando danos a plataforma.
Destaque-se que o Arduino MICRO possui um POLYFUSE reajustável que serve para proteger as portas USB do seu computador no caso de sobrecorrente ou curto circuito. Neste caso, haverá o rompimento do fusível quando a corrente for maior que 500mA.
Devido ao fato de as plataformas de prototipagem Arduino tratarem-se de um projeto OpenSource é possível que sejam modificadas e aperfeiçoadas por outros fabricantes, e foi o que aconteceu com essa versão do Arduino Nano.
O único diferencial do Arduino Nano Compatível para o Arduino Nano Italiano é o fabricante, pois quanto a compatibilidade com bibliotecas/sensores e a funcionalidade é exatamente a mesma.
CARACTERÍSTICAS:
- Produto Arduino MICRO Compatível;
- Sistema microcontrolador;
- Possui mecanismo de reset;
- Muito compacto;
- Qualidade superior de acabamento;
- Maior capacidade de processamento de dados;
- Compatível com todos os sensores e bibliotecas do Arduino Micro Italiano;
- Mesma pinagem do Arduino Micro Italiano;
- Ótimo relação de custo x benefício;
- Garantia Legal de 90 dias (contra defeitos de fabricação).
ESPECIFICAÇÕES:
- Microcontrolador: ATmega32u4;
- Tensão de funcionamento: 5V;
- Tensão de entrada (recomendado): 7-12V;
- Tensão de entrada (limites): 6-20V;
- Digital I/O Pins: 20;
- Canais: PWM 7;
- Canais de entrada analógica: 12;
- Corrente DC por I/O Pin: 40 mA;
- De corrente DC para 3.3V Pin: 50 mA;
- Memória Flash: 32 KB , dos quais 4 KB utilizado pelo carregador de inicialização;
- SRAM: 2,5 KB;
- EEPROM: 1 KB;
- Clock Speed: 16MHz;
- Dimensões (CxLxA): 48,4x17,8x6,7mm;
- Peso: 6g;
- Peso com embalagem: 7g.
Faça login para comentar