Sensor de Temperatura Arduino no Projeto Termômetro Infravermelho MLX90615

Fazer as coisas com Arduino é cada vez mais comum, com o passar do tempo e com a variedade de equipamentos capazes de executar as mais diversificadas funcionalidades, não tem como não pensar em executar alguma tarefa e não pensar em como executar esta mesma tarefa utilizando um microcontrolador. No tutorial “Sensor de Temperatura Arduino no Projeto Termômetro Infravermelho MLX90615” vamos aprender muitas coisas.

Para medir temperaturas este fato não poderia ser diferente, existem diversos equipamentos capazes de executar a medição de temperatura, é o caso dos famosos DHT11 e DHT22, capazes de medir temperatura e umidade dos mais diferenciados ambientes.

Porém, a imaginação pode ir ainda mais longe, desenvolvido com o intuito de medir temperaturas diretas sem a necessidade de um contato ou emissão direta de calor, o Sensor de Temperatura Infravermelho IR MLX90615 torna possível a medição de temperatura de superfícies sem a necessidade de proximidade ou toque.

Sensor de Temperatura Infravermelho IR MLX90615

 

Além de possuir esta exclusiva característica de medição de temperatura através de um sistema infravermelho, este equipamento ainda possui a capacidade de medir simultaneamente a temperatura de superfícies, a temperatura ambiente no local em que estiver instalado.

 

Teste Prático Sensor de Temperatura Infravermelho

Neste vídeo, desenvolvido por um de nossos parceiros, você pode observar que o equipamento é preciso e de fácil utilização, porém algumas informações devem ficar esclarecidas quanto ao nível de sensibilidade do equipamento, por trabalhar com um sistema infravermelho, este equipamento possui algumas restrições quanto ao limite do feixe de luz e o objeto em análise.

A distância do corpo em análise e o Sensor de Temperatura não pode ser muito elevada, ou seja, como pode observar no vídeo os materiais são colocados próximos ao equipamento, porém sem variar diretamente a temperatura ambiente do espaço como se pode reparar.

 

Produtos Utilizados no Projeto 

 

Montagem Física (Hardware)

A montagem do Projeto Termômetro Infravermelho MLX90615 é simples e rápida, basta conectar os pinos do produto em seus respectivos pinos do Arduino através de uma conexão direta ou de uma protoboard, vale lembrar que é recomendada a soldagem dos pinos para uma melhor verificação e certificação de funcionamento.

Esquemático Projeto Sensor de Temperatura Arduino

 

Funcionamento do Programa (Software)

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

Com o auxílio da biblioteca “SparkFunMLX90614.h”, este código exemplo torna-se extremamente simplificado e de fácil utilização, podendo ser facilmente alterado seus valores de leitura de C (Celsius) para F (Fahrenheit) ou K (Kelvin), basta alterar sua variável de leitura, observe:

ou

ou

Vale lembrar que a velocidade de comunicação estabelecida é de 9600 baud rate e que o intervalo de leitura estabelecido é de 1,5s, caso deseje aumentar ou diminuir o tempo de leitura para assegurar maior precisão ao seu projeto, basta alterar o valor da variável delay com valores convertidos de segundos em milissegundos.

Conclusão

Após o desenvolvimento do projeto Sensor de Temperatura Arduino com MLX90615 todas as variáveis obtidas e sua respectiva descrição foram observadas junto ao monitor serial do seu programa Arduino, permitindo a visualização dos dados. Que tal incrementar o seu projeto e utilizar displays 7 segmentos, 16×2 e demais displays, para agregar ainda maior qualidade ao seu projeto, só não se esqueça de compartilhar conosco a sua experiência.

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
20 Número de Comentários
  • Thauany Corrêa Martins
    31 outubro 2017 at 19:13
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde,
    estou tentando compilar o código porém aparece a seguinte mensagem, teria como me auxiliar, baixei a biblioteca conforme tinha no arquivo.

    C:\Users\Thauany\AppData\Local\Temp\Rar$DIa0.494\source_usCom12\source_usCom12.ino:63:18: warning: multi-character character constant [-Wmultichar]

    Serial.write(‘°’); // Degree Symbol

    ^

    In file included from C:\Users\Thauany\AppData\Local\Temp\Rar$DIa0.494\source_usCom12\source_usCom12.ino:25:0:

    C:\Users\Thauany\Documents\Arduino\libraries\SparkFun_MLX90614_Arduino_Library-master\src/SparkFunMLX90614.h:54:1: warning: ‘typedef’ was ignored in this declaration

    };

    ^

  • Lucas
    13 abril 2020 at 15:43
    Deixe seu Comentário

    Qual é a distância sensora do sensor? Da face do sensor até o objeto.

    • Matheus Gebert Straub
      15 abril 2020 at 10:29
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Lucas! Quanto mais próximo do objeto verificado, maior será a precisão da leitura.

  • Larissa de Paula Freitas
    18 agosto 2020 at 14:23
    Deixe seu Comentário

    Estava pensando em montar um sensor para utilizar em trabalho acadêmico, estou com dúvida quanto a leitura de temperatura realizada , é aproximada da real temperatura?

    • Matheus Gebert Straub
      8 outubro 2020 at 14:40
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Larissa! Quanto mais próximo do objeto, mais precisa é a leitura, porém a precisão da leitura deste produto de acordo com o fabricante é de 0,5°C.

  • joerdson
    19 agosto 2020 at 17:58
    Deixe seu Comentário

    Esse sensor detectaria a temperatura de uma pessoa a 1,5 metros de distância?

    • Matheus Gebert Straub
      8 outubro 2020 at 14:51
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Joerdson! Infelizmente não, ele precisa estar próximo do corpo para verificar a sua temperatura, quanto mais próximo, mais preciso.

  • Marco
    22 agosto 2020 at 03:47
    Deixe seu Comentário

    Bom dia, este sensor mede a temperatura corporal interna? Ou seja, da para verificar se um indivíduo está em estado febril? Como esses termômetros utilizados em mercados e lojas utilizados para verificar a temperatura dos clientes?

    • Matheus Gebert Straub
      8 outubro 2020 at 15:49
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Marco! A princípio, este dispositivo verifica a temperatura de qualquer superfície, até mesmo corporal, porém vale ressaltar que a sua precisão depende muito da distância da superfície analisada, quanto mais perto melhor.

  • Filipa Silva
    5 dezembro 2020 at 12:50
    Deixe seu Comentário

    Como faço para por um display mostrando a temperatura?

  • Marcella
    19 agosto 2021 at 16:44
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde,

    Consegui compilar e fazer o upload para o meu Arduino mini Mega AT328.
    Porém não estava aparecendo a temperatura no serial monitor.
    Comentei o iF do read, e começou fazer a leitura.
    Porém apresenta -273,15 que é o valor que subtraimos para transformação em Celcius.
    Quando troco para me mostrar em kelvin, ele apresenta 0°, para ambos: ambiente e objeto.
    Já chequei a tensão e pelo código é 3V, que esta conectado corretamente.
    Mantive o address padrão do sensor.
    O que pode ser? Poderiam me ajudar, por favor.

    • Matheus Gebert Straub
      23 agosto 2021 at 14:07
      Deixe seu Comentário

      Olá Marcella! Você chegou a utilizar o I2C Scanner para ver se o endereço do seu equipamento é o mesmo citado no código? Verifique também o esquema de ligação, a questão SCL, SDA é bem fácil de ser invertida, principalmente se não utiliza-se os pinos A4 e A5 do Arduino. A estabilidade dos dados pode ser indício de problema na comunicação ou mal contato, lembramos que imprescindível para o funcionamento do módulo, que a barra de pinos esteja soldada ao mesmo.

  • alencar Junio
    4 fevereiro 2022 at 18:31
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde.

    Teria como aumentar a distância de leitura do sensor? Tipo ele fazer uma leitura de um objeto a uns 60 cm de distância?

    • Equipe Usinainfo
      24 março 2022 at 17:26
      Deixe seu Comentário

      Olá Alencar

      Infelizmente esse sensor não possui essa função, pois caso seja aumentado a distancia o mesmo perde a capacidade de averiguar a temperatura.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados