Site icon Blog Usinainfo

Sistema de Proteção para Resfriamento de Laser CNC com Arduino

O Sistema de Proteção para Resfriamento da laser CNC é uma alternativa para quem trabalha com este modelo de equipamento tendo em vista que a sua manutenção é de custo elevado e ocasionalmente problemas com o sistema de fluxo de líquidos para resfriamento podem acontecer.

O tubo laser é a base de funcionamento de toda a máquina Laser CNC, sendo ele responsável pelo corte e gravação nos mais diversificados materiais como madeira, cortiça, acrílico, vidro, tecido e diversos outros materiais.

Para diminuir o risco de danos através do superaquecimento e possibilitar um trabalho contínuo sem a perda de eficiência, o tubo laser possui um exclusivo sistema de resfriamento à base d’agua e um display para verificação de temperatura da mesma.

Displays de controle de temperatura da agua e do tubo de laser

Com o auxilio dos displays do painel de controle é possível verificar a temperatura da água que está passando pelo tubo de laser e também a temperatura interna do tubo. Por medidas de segurança deve-se sempre ficar de olho nestes valores para que não aqueçam de mais.

 

Tubo Laser da Máquina CNC

O tubo laser como já mencionado é fundamental para o funcionamento de nossa CNC, com um recipiente vedado onde se encontra em maior parte CO2 (dióxido de carbono), também encontramos outros gases como azoto, hélio e hidrogênio.

Cada extremidade do tubo possui espelhos, um deles em especial é desenvolvido de forma mais translúcida. O gás interno é acionado via energia elétrica pela fonte laser e então é gerada uma energia em forma de luz.

Sua cabeça é refrigerada e auxilia no bom desempenho do laser, mantendo a temperatura estável no restante do tubo e evitando a contaminação do gás, fator que contribui para a manutenção da vida útil do equipamento.

Tubo Laser da Máquina Laser CNC

Como vimos, o sistema de resfriamento do tubo laser é de extrema importância uma vez que contribui na estabilidade do equipamento bem como aumenta a sua precisão e torna possível um aumento na velocidade de operação.

 

Vídeo do Projeto

 

Produtos Utilizados na Sistema de Proteção

Arduino Uno R3 + Cabo USB;

Sensor de Fluxo de Água G 1/2 1-30 l/min;

Buzzer Ativo 5V Bip Contínuo – PCI 12mm;

Jumpers.

 

Esquema de ligação do Projeto Arduino

O esquema de ligação do Sistema de Proteção para Resfriamento é extremamente simples, não conta com um display e nenhum outro periférico além de um buzzer conectado diretamente aos pinos do Arduino sem a necessidade de uma protoboard.

Com apenas três fios, o sensor de fluxo também não possui muito segredos quanto a sua instalação, sendo destes dois pinos para alimentação e um para comunicação. Maiores informações sobre o sensor de fluxo você encontra em:

https://www.usinainfo.com.br/blog/sensor-de-fluxo-de-agua-arduino-como-sensor-de-vazao-para-projetos/

Veja o esquema de ligação do presente artigo com os equipamentos e conexões necessárias:

Esquema de ligação do Sistema de Proteção para Resfriamento da Laser CNC com Arduino

Vale lembrar que a conexão dos equipamentos necessita de cuidados especial quanto aos seus terminais positivo e negativo, no buzzer, por exemplo, o terminal maior é o terminal positivo e o terminal menor é o terminal negativo.

 

Código de Funcionamento do Sistema de Proteção

Assim como o esquema de ligação, o código de funcionamento do Sistema de Proteção para Resfriamento é extremamente simples, não possui bibliotecas adicionais e todas as funções de conversão são desenvolvidas de forma direta, veja:
[crayon-662e093a7d4c8884882562/]
 

Algumas informações são importantes de destacarmos, como por exemplo:
[crayon-662e093a7d4cc323796982/]
Utilizamos a definição INPUT_PULLUP para excluir a necessidade de utilizarmos uma protoboard com resistor, esta função faz o mesmo que acrescentarmos um resistor ao nosso projeto.

Se a dúvida é o porque deste resistor, ele é necessário pois caso algum cabo desconecte-se ou perca o contato o alarme também será disparado uma vez que o valor não irá ficar flutuando, terá um retorno sempre que necessário.
[crayon-662e093a7d4ce599427106/]
Como o fluxo de água demora um pouco para normalizar-se e estabelecer o fluxo ideal, delimitamos um empo de 30 segundos antes do Arduino iniciar as verificações. Como esta informação encontra-se dentro do void setup, ela será executada apenas uma vez sempre que iniciado o Arduino.
[crayon-662e093a7d4cf564060639/]
O fluxo limite neste caso, foi estabelecido através de destes junto à nossa Laser CNC, com o código pronto realizamos a verificação, estimamos um valor limite abaixo do verificado e o fixamos como base. Sempre que diminuir deste limite o alarme será disparado.

 

CONCLUSÃO

Tendo em vista a importância do Sistema de Proteção para Resfriamento, sua simplicidade é extremamente surpreendente, com pouco esforço temos um sistema de controle que pode aumentar a vida útil de nossos tubos laser evitando o seu dano por falta de resfriamento.

Periodicamente o fluxo pode baixar pelos mais diversificados fatores, se isto ocorrer vale verificar o que está acontecendo e um método de solucionar este problema. O fluxo pode variar de acordo com cada equipamento, é válida a verificação do fluxo antes de estabelecer um valor de análise.

Se você gostou do artigo, compartilhe com os seus amigos, deixe seu comentário e sinta-se a vontade para melhorar ainda mais este projeto incluindo display para verificações de fluxo em tempo real, relés para interrupção de energia em casos emergenciais e demais ações possíveis.

Sair da versão mobile