Site icon Blog Usinainfo

Sensor de Velocidade Arduino Medindo a Rotação de Motores

Sensor de Velocidade Arduino Medindo a Rotação de Motores

Sensor de Velocidade Arduino Medindo a Rotação de Motores

O Sensor de Velocidade Arduino é o dispositivo ideal pra você que precisa fazer medições utilizando um disco encoder, realizando a contagem das vezes que o disco passa entre o sensor, determinando as distâncias e a velocidade de deslocamento por meio de programação.

Também conhecido como Sensor de Contagem, é dispositivo simples, muito prático e de alta eficiência. Possui design compacto, trabalhando com um circuito integrado capaz de controlar os sensores e realizar as leituras, transformando os resultados obtidos em dados na forma digital. Funciona a partir de um feixe de luz imperceptível a visão humana que passa de um lado para o outro, sempre que o feixe for interrompido ele contará uma vez e assim sucessivamente.

O tipo de comunicação é digital, ou seja, se houver algo interferindo o feixe de luz do sensor, ele irá interromper a corrente do pino de saída (OUT). Quando o sensor estiver em espera (sem nada interferindo) a saída deverá ser alta, ou seja, 5v. Este é o principio elétrico de funcionamento.

A seguir, estaremos conferindo o sensor em funcionamento juntamente com um motor, realizando a leitura da quantidade de voltas realizadas.


Vídeo Teste Prático do Sensor de Velocidade Arduino

 

Produtos Utilizados

 

Montagem Física

Esquemático Sensor de Velocidade Arduino Medindo a Rotação do Motor

 

A conexão é muito simples, basta alimentar o Sensor com 5V e conectar o pino OUT diretamente ao pino digital 2 do Arduino UNO, conforme a imagem abaixo:

 

Funcionamento do Código

Neste experimento Sensor de Velocidade Arduino estaremos executando a contagem de voltas dadas pelo motor DC, nosso código estará fazendo a leitura da quantidade de vezes que a entrada analógica 2 será desligada e ligada novamente.

[crayon-663151982076b110876896/]

Conclusão

O Sensor de Velocidade Arduino é compacto e de fácil instalação já que possui furos para fixação, tem interface simples com grande funcionalidade, ele não se fixa somente em discos encoder, pode ser utilizado para fins de curso, sensores de contagem de pluviômetros, entre outros. O dispositivo é de alta qualidade, a placa é produzida com fibra de vidro aumentando sua resistência e conferindo um ótimo resultado estético.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Sair da versão mobile