Site icon Blog Usinainfo

Sensor de Nível de Água Arduino para Automação com Relé e Display

O Sensor de Nível de água Arduino é um dispositivo que possibilita múltiplas aplicações nas mais diversas situações, principalmente na área de Automação Residencial (Domótica) e de Projetos Robóticos.

Na prática, é possível aplicá-lo no ambiente residencial, mais precisamente em reservatórios de água. Em conjunto com um sistema microcontrolador (por exemplo, o Arduino) pode estar atuando de modo a controlar o nível da água de forma elétrica, o que consequentemente possibilita ao Arduino, se programado, efetuar outros comandos, como, por exemplo, desativar a bomba d’água.

A seguir apresentaremos um teste prático de funcionamento do Sensor fazendo o controle de um reservatório de água, utilizando um display 16×2 e um Módulo relé para conectar a uma possível bomba d’água de modo a ativar ou desativar o sistema de bombeamento.

Teste Prático

 

Produtos Utilizados no Teste

 

Montagem Física do Projeto Sensor de Nível de Água Arduino para Automação com Relé e Display

Para uso do Sensor de Nível de água é necessário utilizar um resistor, este serve para deixar o pino em que ele esta conectado em nível lógico baixo, servindo para que o Arduino evite fazer detecções errôneas, tendo assim a detecção precisa. É importante mencionar que os fios do sensor não têm posição correta, portanto não há o risco de troca de ordem dos fios.

Esquemático Projeto Sensor de Nível de Água Arduino para Automação com Relé e Display

 

Funcionamento do Código (Biblioteca)

O código de programação efetuará a leitura do sensor de nível de água arduino para verificar se ele está aberto ou fechado, e então apresentará as informações no display, ativando ou desativando o módulo relé.

Download do Código para teste

[crayon-662fbd1e7abaa257566627/]


Conclusão

Este Sensor de Nível de água com boia horizontal é um dispositivo eletrônico que tem grande possibilidade de substituir dispositivos hidráulicos, aumentando suas funções básicas. É um equipamento muito prático e eficiente, possuindo ainda borracha de vedação para evitar a fuga da água. A aplicação final vai depender da sua criatividade, divirta-se!

 

Autor: Leonardo Dalla Porta

Sair da versão mobile