Site icon Blog Usinainfo

Regulador de Tensão Ajustável LM2596 Step Down com Display e Saída de 1,25V a 37VDC

Regulador de Tensão Ajustável LM2596 Step Down com Display e Saída de 1,25V a 37VDC

Regulador de Tensão Ajustável LM2596 Step Down com Display e Saída de 1,25V a 37VDC

O Regulador de Tensão Ajustável LM2596 é o dispositivo ideal para quem precisa controlar a tensão aplicada a determinado circuito com exata precisão. Por meio do trimpot encontrado na parte superior da placa pode-se regular a tensão de saída desejada. O Regulador conta ainda com um display de 7 segmentos na parte superior da placa, o qual possibilita a visualização de 3 dígitos, demonstrando ao projetista a visualização da tensão de entrada e a da saída, de forma a manter maior controle do sistema.

O botão presente é caracterizado como multifuncional, possibilita a função de mostrar de forma alternada a tensão de entrada e a de saída e, se pressionado por 2 segundos desliga o display.

A principal indicação de uso do Módulo Regulador de Tensão é em circuitos onde é necessário alimentar e proteger determinados dispositivos, devido à sensibilidade dos seus componentes.

O Regulador de Tensão Ajustável LM2596 caracteriza-se como uma fonte com regulagem e filtragem de tensão, ou seja, a tensão de saída é extremamente precisa. Isto possibilita a alimentação do Arduino, chips microcontroladores, dentre outros dispositivos.

Ele funciona com tensões de entrada de no mínimo 4V e no máximo de 40V, com corrente de aproximadamente 2A (max 3A com modificação de hardware). A tensão de saída é regulável e permite variações entre 1.25V a 37V.

Além disso, conta com o imponente regulador LM2596, este é o responsável pela regulação com precisão da tensão de saída e, juntamente com os demais capacitores e indutores filtra a tensão de saída, tornando-se assim uma Fonte conversora de alta qualidade, com saída totalmente estabilizada.

É importante lembrar que o Regulador de Tensão com filtro de tensão aumenta a vida útil dos seus dispositivos, uma vez que não obriga o circuito a tentar estabelecer a tensão para não perder seus dados.

Vídeo Teste Prático do Regulador de Tensão Ajustável LM2596

Produtos Utilizados no teste

 

Módulo Regulador de Tensão LM2596

– Fonte de alimentação

– Lâmpada

Montagem Física

Este esquema que desenvolvemos é somente para testes. Na saída do Módulo Regulador você poderá estar colocando o dispositivo que desejar, desde que respeite os 2 Amperes de corrente suportados pela placa. A ligação deve ser feita conforme a imagem abaixo:

Esquemático Teste Regulador de Tensão Ajustável LM2596 com Display

Conclusão

Após o teste constatei que o Esquemático Teste Regulador de Tensão Ajustável LM2596 com Display é um dispositivo muito tecnológico, com grande gama de aplicações. O que mais chamou minha atenção foi a precisão e a estabilidade da tensão oferecidos pelo Módulo, que, além do mais, mostrou-se muito imponente, visto que não apresentou qualquer nível de aquecimento durante os testes. É o equipamento ideal para que procura um Regulador com alta precisão, extremamente robusto e com excelente relação custo x benefício.

 

Autor: Leonardo Dalla Porta

Sair da versão mobile