Lupa de Bancada Com Iluminação. Qual a Melhor para o Profissional?

No processo de montagem de uma bancada de trabalho, muitos são os equipamentos que podem ser necessários para o seu trabalho, porém maior ainda é o número de modelos...

No processo de montagem de uma bancada de trabalho, muitos são os equipamentos que podem ser necessários para o seu trabalho, porém maior ainda é o número de modelos e marcas de equipamentos disponíveis no comércio. A lupa é um item essencial que possui muitos modelos, sendo assim, em ralação a lupa de bancada com iluminação, qual a melhor para o profissional?

A principal função da lupa de bancada está na capacidade que possui de ampliar pequenos objetos que necessitam ser consertados e são muito pequenos ou que possuem uma solda delicada e em um local específico onde o detalhe e a precisão são extremamente fundamentais.

Outro diferencial fundamental no momento de escolher sua lupa de bancada é a presença ou não de iluminação, somente a iluminação do ambiente muitas vezes não é capas de suprir a necessidade para uma visualização de qualidade para os pequenos componentes e ligações utilizados em sistemas eletrônicos.

Existem diversos modelos de lupa de bancada no momento como dito antes, de modo geral vamos dividi-las inicialmente entre fixas e portáteis, as portáteis possuem uma extremidade que possibilita se adaptar em qualquer superfície sem a necessidade de uma instalação prévia, já as fixas necessitam ser instaladas em uma base fixa preferencialmente.

Diferenças da Lupa de Bancada com Iluminação

Dentre as lupas de bancadas fixas disponíveis para venda em nosso site podemos destacar algumas diferenças existentes de um modelo para outro que irão lhe auxiliar no momento de escolher qual a melhor opção para você, fique de olho nas dicas.

Estes equipamentos são instrumentos ópticos equipados com uma lente de aumento com a capacidade de criar imagens virtuais ampliadas, munido de um braço articulável com uma única lente esférica convergente, onde quanto maior for o aumento que se deseja, menor terá que ser a distância focal.

Vale lembrar que a lente da lupa de bancada só irá exercer sua capacidade de ampliar o objeto quando o mesmo estiver posicionado em uma distância inferior à distância focal, ou seja, o resultado final irá depender da distância existente entre a lente e o objeto, dependendo da distância a lupa não conseguirá ajustar o foco e a imagem ficará toda embaçada.

Algumas dicas para utilização adequada da lupa de bancada com iluminação: o operador deve posicionar a lente sobre um determinado objeto ou superfície que deseje observar, sempre cuidando a distância focal para que possa obter uma imagem nítida e ainda poderá contar com um exclusivo sistema de iluminação sempre que preciso que dependendo do modelo pode ser LED ou fluorescente.

 

Lupa de Bancada com Iluminação e Aumento de 5D – SKB168

A lupa de bancada com Iluminação SKB168 possui um zoom de aumento de 5D, ou seja, ela possui um poder de refração semelhante ao conhecido em óculos de grau, mas neste caso com uma Dioptria de 5 Graus.

Sua iluminação dá-se através de uma lâmpada fluorescente de 22W que é extremamente útil para visualização de pequenos componentes ou melhorando a quantia de luz em ambientes com pouca luminosidade.

Sua instalação junto ás bancadas de trabalho dá-se através de um encaixe de fixação tipo morsa e a sua mobilidade através de suas 3 articulações, das quais uma é responsável pelo ajuste angular da lente com sistema de aperto para imobilidade do eixo, uma para o sistema de movimentação longitudinal da lupa de bancada com sistema de aperto e outra para a movimentação angular da mesma.

Disponível na voltagem de 127V e 220V, vale lembrar que deve selecionar no momento da compra a tensão de acordo com a disponibilidade de energia da sua região.

 

 

Lupa de Bancada com Iluminação e Aumento 8D – YaXun ML8

Extremamente semelhante ao modelo anterior, a Lupa de Bancada YaXun ML8 possui um zoom de aumento de 8D, ou seja, ela possui um poder de refração semelhante ao conhecido em óculos de grau, mas neste caso com uma Dioptria de 8 Graus.

Sua imagem de zoom também é centralizada e a sua lente não possui capacidade de zoom em toda sua extremidade, desfocando o item nas laterais, mas garantindo total visibilidade do item em seu centro.

Seu sistema de iluminação e articulação são os mesmos utilizados pelo modelo anterior de Lupa de Bancada SKB168 e a sua alimentação também está disponível nas tensões de 127V e 220V.

 

Lupa de Bancada com Iluminação LED e zoom de 8D – Solver / Hikari HL-500

 

A lupa de bancada com Iluminação LED HL-500 possui um zoom de aumento de 8D, ou seja, ela possui um poder de refração semelhante ao conhecido em óculos de grau, mas neste caso com uma Dioptria de 8 Graus e para evitar danos com a lente, ainda possui uma exclusiva tampa para proteção.

Diferente dos modelos anteriores de lupa de bancada, a lente da Hikari possui uma imagem de zoom em toda a sua extremidade focando o item tanto no centro como em suas laterais, garantindo total visibilidade do item sem deixar qualquer parte desfocada, além de possuir uma lente 7mm maior que os modelos 168 e ML8.

A iluminação deste equipamento se dá através de uma lâmpada LED de 6W, quando comparado aos modelos de lâmpada fluorescente pode parecer um valor baixo, porém vale ressaltar que watts é uma medida de potência e consumo e não pode ser associado à luminosidade em sí, é o aproveitamento e gasto de energia.

Para uma equiparação entre os modelos LEDs e fluorescentes, existe uma proporcionalidade de 3W de fluorescente para cada Watt de LED, ou seja, se o nosso equipamento possui uma potência de 6W, quando comparada a uma lâmpada fluorescente este equipamento possuiria uma potência de 18W.

Diferenciando-se dos demais modelos, esta é a única Lupa de Bancada disponível em nosso site com sistema de articulação balanceado que elimina a necessidade de sistemas de aperto para imobilidade do eixo e garante total firmeza e estabilidade para sua estrutura.

Através dos seus 3 eixos de movimentação, este equipamento assegura ainda melhor mobilidade, movimentando o ângulo de verificação junto a lente, única parte a qual ainda manteve um sistema de aberto devido aos seus dois sentidos de ajuste, o ajuste longitudinal e o ajuste para a movimentação angular da mesma.

De fácil instalação, este modelo ainda conta com a vantagem de ser bivolt, podendo ser utilizada tanto em redes elétricas de 127V quanto em redes elétricas de 220V.

 

Lupa de Bancada com Iluminação LED e Zoom de 10D – Magnifier XB-86AY

A lupa de bancada com Iluminação LED XB-86AY possui um zoom de aumento de 10D, ou seja, ela possui um poder de refração semelhante ao conhecido em óculos de grau, mas neste caso com uma Dioptria de 10 Graus e para evitar danos com a lente, ainda possui uma exclusiva tampa para proteção.

Diferente dos modelos anteriores de lupa de bancada, a lente da Magnifier possui uma imagem de zoom em toda a sua extremidade focando o item tanto no centro como em suas laterais, garantindo total visibilidade do item sem deixar qualquer parte desfocada, além de possuir uma lente 7mm maior que os modelos 168 e ML8.

A iluminação deste equipamento se dá através de uma lâmpada LED de 12W, utilizando o mesmo modelo de proporcionalidade de 3W de fluorescente para cada Watt de LED, podemos atribuir uma potência equivalente de aproximadamente 36W para a lâmpada LED utilizada neste modelo.

Diferenciando-se dos demais modelos, esta é a única Lupa de Bancada disponível em nosso site com sistema de aperto em todas as articulações que assegura maior imobilidade ao eixo e garante total firmeza e estabilidade para sua estrutura além de poder ser ajustada sempre que desejado, bastando diminuir o aperto da rosca.

Através dos seus 3 eixos de movimentação, este equipamento assegura ainda melhor mobilidade, movimentando o ângulo de verificação junto a lente, o ajuste longitudinal e o ajuste para a movimentação angular da mesma.

De fácil instalação, este modelo ainda conta com a vantagem de ser bivolt, podendo ser utilizada tanto em redes elétricas de 127V quanto em redes elétricas de 220V.

 

Conclusão

E ao final disto tudo, realmente pudemos ver que existe sim uma diferença entre estes 4 modelos de Lupas de Bancada Fixas existentes em nosso site, e que cada uma possui suas próprias características e vantagens e desvantagens, fica por sua conta agora escolher qual a melhor lupa que se adequaria ao seu projeto.

Não se esqueça de comentar aqui em baixo, dar a sua opinião, sugestão e dizer qual o modelo de lupa de bancada escolheu e o porquê, para auxiliar quem ainda está na dúvida à escolher o modelo que melhor irá se adaptar a sua bancada de trabalho.

Conheça toda a Linha de Lupas para Bancada Disponível no Site da UsinaInfo.

 

Categorias
Eletrônica

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
8 Número de Comentários
  • Vladimir Colombiano de Souza
    24 agosto 2017 at 17:06
    Deixe seu Comentário

    Excelente matéria. Compramos aqui na empresa a lupa Magnifier XB-86AY com zoom de 10X. Ótima para trabalhos em circuitos SMD. Infelizmente, tivemos um acidente e a lente quebrou. Fica a sugestão para a UsinaInfo manter lentes sobressalentes para reposição à venda, pois é uma pena inutilizar todo o sistema articulado e comprar uma lupa nova, por falta da lente.

  • RAUL BARRETO ANTONY
    12 dezembro 2017 at 14:21
    Deixe seu Comentário

    Como comprar a Lupa de Bancada com Iluminação LED e Zoom de 10D – Magnifier XB-86AY

  • silvio valerio
    12 outubro 2018 at 14:19
    Deixe seu Comentário

    desculpem a minha ignorancia, mas eu ainda fiquei em duvida quanto à diferença entre uma e outra. Fisicamente entendi suas diferenças, porém, na pratica , o que mais importa para algumas pessoas, e ai eu me incluo, o que me interessa é saber mais quando a eficacioas entre uma lente e outra, de 5, de 8 e de 10. Na pratica, qual delas é melhor para ver mais nitido e cuja distancia seja mais longa entre a lente e o objeto, mas que tenha uma boa para otima visibilidade, porque ao olhar uma luminaria de 5D numa loja, para se ver bem deveria colocar a lente muito proxima ao objeto para ter boa visibilidadede, quando na verdade, ao menos para mim, deveria ser bem visivel de forma mais longa possivel, (maior distancia entre lente e objeto), ai sim, seria uma otima lente. assim, nao me satisfez as respostass. gostaria de melhor informaçao. obrigado por lerem. silvio valerio – slvalerio@yahoo.com.br

    • Equipe Usinainfo
      23 novembro 2018 at 12:25
      Deixe seu Comentário

      Olá Silvio!
      A distância focal dos modelos de lupa para bancada variam de modelo para modelo, porém todos os modelos de lupa necessitam estar próximas do objeto para melhor visualização.

  • Samuel Navarro
    18 janeiro 2022 at 09:42
    Deixe seu Comentário

    Olá. Estou buscando informações sobre este item há alguns dias.
    Só aqui encontrei informações úteis nas quais pude ter maior segurança.
    Parabéns pelo post, esclarecedor.

  • Rosangela
    21 janeiro 2022 at 11:07
    Deixe seu Comentário

    o que significa uma lupa com aumento de lente de 5,5 e dioptria de 10?

    • Equipe Usinainfo
      24 março 2022 at 17:43
      Deixe seu Comentário

      Olá Rosângela

      A lupa com aumento de 5,5 teoricamente aumentaria o objeto em 5,5 vezes.
      Já a dioptria é o equivalente aos graus utilizados em óculos.?(1 Dioptria = 1 Grau Ocular).

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados