Site icon Blog Usinainfo

Projeto Reconhecimento de Voz Arduino

Módulo de Reconhecimento de Voz e Comando para Arduino

Módulo de Reconhecimento de Voz e Comando para Arduino

Desenvolvido com alta tecnologia e com intuito de ser um produto inovador no mercado de projetos eletrônicos, o Projeto Reconhecimento de Voz Arduino é capaz de receber e comandar a execução de diferentes tarefas por meio de comandos de voz do usuário junto ao microcontrolador.

O funcionamento do módulo dá-se por meio de comandos de voz de aproximadamente 1500ms, uma ou duas palavras em média, com capacidade de armazenamento de até 80 comandos, porém somente 7 comandos podem ser utilizados por vez.

Em um exemplo ilustrativo o Fabricante cita que: “O Módulo de Reconhecimento de Voz funciona como um Time de futebol. O time possui 80 jogadores em sua equipe, mas você não pode jogar com todos ao mesmo tempo em campo, a regra permite que apenas sete jogadores possam atuar em campo”.

 

Módulo de Reconhecimento de Voz Arduino

 

Importante destacar que junto ao Módulo Reconhecimento de Voz Arduino acompanha um Microfone, responsável pelo recebimento de comando de voz e consequentemente utilizado o mesmo para realizar o controle de carrinhos robóticos, iluminações residenciais, equipamentos eletrônicos e entre outros.

Com vasta usabilidade, é um equipamento extremamente útil para você que deseja comandar seu projeto de um modo único e diferenciado. No caso de projetos de automação residencial o Módulo pode ser utilizado para comandar centrais de iluminação, nas quais comandos de voz são capazes de ligar luzes da sala, do quarto, da cozinha e etc. Para esse projeto pode ser necessário mais acessórios e depende de programação.

Vale lembrar que o Módulo de Reconhecimento de Voz para Arduino é dependente do locutor, isto é, não reconhecerá a voz de uma pessoa diferente, já que alterações significantes no tom e modo de falar sofrerão variações significativas.

 

Produtos utilizados no Projeto Reconhecimento de Voz Arduino

 

 

Esquemático Módulo Reconhecimento de Voz Arduino

Esquemático Módulo Reconhecimento de Voz Arduino

De fácil conexão e montagem, o Módulo de Reconhecimento de Voz pode ser facilmente utilizado, observe os esquemas de ligação abaixo. Esquema de ligação para gravação dos áudios:

Módulo          —->            Arduino
GNG             —->            GND
VCC             —->             5V
RXD             —->             3
TXD             —->             2

 

Esquema de ligação para execução do projeto:

Esquema de Ligação Módulo de Reconhecimento de Voz com Relé

 

Funcionamento do Código de Programação

 

Após realizar a montagem do circuito citado acima, faça o download da Biblioteca Reconhecimento de Voz disponível no seguinte link:

Biblioteca Reconhecimento de Voz Arduino

Após realizar o download da biblioteca, extraia os arquivos para a pasta de exemplos disponível na pasta Arduino de seu Disco Local. Feito isto, seu programa Arduino já estará pronto para executar de forma rápida e fácil as bibliotecas do módulo em questão.

Abra a IDE do Arduino e em seguida navegue até “Arquivo->Exemplos->Módulo de Reconhecimento de Voz->vr_sample_train”. Depois de carregada a Biblioteca, no canto inferior direito do Monitor Serial defina Nova-linha e 115200 velocidade.

Após feto isto, observe a lista de comandos que irá ser apresentada em seu monitor, cada comando possui uma função específica e de suma importância no desenvolvimento de seu projeto.

Comando “train (r0) (r1) …” – Grava interruptamente a sequencia estipulada de áudios.
Comando “load (r0) (r1) …” – Carrega e anexa os áudios em sua biblioteca (7 de cada vez).
Comando “clear” – Remove todos os áudios arquivados.
Comando “record” – Verifica o estado treinado/não treinado.
Comando “vr” – Verifica sequencia de áudios.
Comando “getsing” –Obtém a assinatura de registro.
Comando “sigtrain” – Realiza a gravação de um registro específico junto de sua assinatura.
Comando “settings” – Verifica a configuração do módulo.

Comando “help” – Imprime a tabela de comandos novamente.

Depois de compreendermos cada comando, vamos começar treinando alguns comandos de voz através do comando “sigtrain r acender”, onde “r” é o número do registro utilizado, sigtrain o comando para gravar o áudio e acender é a assinatura do seu áudio.

Sempre que aceito seu comando de gravação, comandos irão aparecer em seu Monitor Serial, comandos como Speak now no qual você deverá falar a palavra que quer que seja gravada e Speak again no qual deve repetir a palavra dita anteiormente. Repita este processo até obter sucesso através da mensagem Sucess que irá aparecer na sua tela.

Repita o mesmo processo com os registros 0, 1, 2, 3, 4 e 5, onde 0, 2, 4 são comandos para liberar e 1, 3, 5 são comandos para interromper o envio de sinal.

Depois de todos os arquivos de áudios já gravados, digite “load 0 1 2 3 4 5” e carregue os novos comandos de voz para seu projeto.

Agora que temos todos os comandos já gravados, abra uma nova IDE do Arduino e em seguida navegue até “Arquivo->Exemplos->Módulo de Reconhecimento de Voz->vr_sample_control_rele”. Depois de carregada a Biblioteca, no canto inferior direito do Monitor Serial defina Nova-linha e 115200 velocidade, assim como no exemplo anterior e na imagem abaixo:

O exemplo “vr_sample_control_rele” será responsável pelo reconhecimento dos comandos de voz treinados anteriormente e assim, realizar o controle dos relés que estarão instalados juntos as portas 11, 12 e 13. Então agora mandamos os comandos de voz para o Arduino onde cada comando será recebido e apresentado em seu Monitor Serial assim como abaixo:

 

Conclusão

Depois de feito isto e seguido todos os passos apresentados anteriormente, teremos desenvolvido um projeto de qualidade e eficiência, com simples conexão e fácil instalação. O Módulo de Reconhecimento de Voz Arduino pode ser utilizado para uma gama extremamente grande de aplicações, porém um fator que iremos descobrir no decorrer deste projeto é a alta sensibilidade que o produto apresenta, aceitando o comando de voz de um só indivíduo, no caso a pessoa que gravou.

O limite para os seus projetos é você mesmo quem faz, uma boa ideia com o produto ideal pode se tornar um belo projeto capaz de impressionar a todos e facilitar a sua vida, com o projeto correto você pode melhorar sua qualidade de vida, melhorar a segurança de sua casa e se divertir com diferentes esquemas de entretenimento. Deixe seu comentário falando o que você fez de diferente, compartilhe suas ideias com todos!

Sair da versão mobile