Tutorial Omega2 com Primeiros Passos

Se você chegou a esse Tutorial Omega2 com Primeiros Passos, é porque de alguma forma essa belezinha despertou-lhe o interesse. Pois bem, o Onion Omega2 é um microcontrolador muito compacto e altamente eficiente que apresenta possibilidade de conexão WiFi.

Certamente você conhece o Arduino, um excelente microcontrolador. Muito provavelmente conhece também o Raspberry Pi. O Onion Omega2 é uma junção dos dois mundos. Você conta com os pinos de GPIO para interagir com dispositivos periféricos como relés, LEDs, displays e muito mais! Já do lado do Raspberry, a semelhança está no sistema contido no Omega2, que também é um Linux.

Ele é pronto para uso, não será necessário preocupar-se com downloads, gravação do sistema e afins. Não está acostumado com Linux? Sem problemas! O Onion Omega2 possui uma interface web para interagir com o sistema, de modo que você poderá acionar seus dispositivos, acessar sua câmera e utilizar seus recursos sem digitar uma linha de código sequer.

 

Pinagem Omega2

Como você pode ver no Tutorial Omega2, recursos não faltam para essa board da arquitetura MIPS. E você pode utilizá-la em uma protobord ou em um de seus slots de expansão, sendo um deles compatível com shields Arduino, enquanto o outro, compatível apenas com seus próprios módulos. Quer utilizá-lo em uma protoboard? Então eis o pinout:

 

Arduino Dock 2

O Onion Omega2 possui diversos módulos prontinhos para uso, bastando encaixá-los sobre o respectivo slot e imediatamente interagir com ele através da interface web. Uma grande vantagem em usar seus módulos é que eles são todos I2C, de modo que você poderá empilhar diversos módulos sem se preocupar com os pinos de GPIO; isso significa que você não terá conflitos, bastará acessar cada um deles pelo seu respectivo endereço, diretamente no browser. Um deles é o Arduino Dock 2.

 


Quer razões para adquirir o dock também? Ok, lá vai. Através do dock compatível com shields Arduino você poderá energizar sua Onion Omega diretamente pelo seu computador, utilizado um cabo microcontrolador USB. Já na porta USB Host, você poderá conectar dispositivos como webcams externas, para dar mais poder aos seus projetos e fazer monitoramento, além de utilizar visão computacional para detecção de faces, entre outras coisas! Também é possível conectar mídias de armazenamento externas, como um pendrive ou (energizado externamente) um HD/SSD.

Através do dock você terá acesso aos diversos barramentos disponíveis nessa incrível CPU, como I2C, SPI e I2S para dispositivos de áudio. Agora surpreenda-se: O Arduino dock possui um ATmega328P, o mesmo chip do Arduino UNO. Imaginou agora o poder que isso dá à sua Onion Omega2? Você vai poder integrar seus projetos e utilizar seus shields de forma transparente, além de contar com o Omega2, que poderá ser utilizado como um servidor/concentrador de sua rede.

Tem mais, segure o coração; você poderá programar o “Arduino” onboard com o Omega2 conectado à board. Isso significa que você poderá conectar ao Omega2 via wireless e então programar o ATmega328P!

 

Redes de comunicação

Com o Onion Omega2 você terá nativamente WiFi b/n/g. Se precisar de expansões, poderá adicionar rede de celular 2G/3G, módulo bluetooth LE, módulo GPS e através do SPI, rádio frequência como o NRF24L01 ou dispositivos LoRA. Isso significa que você conseguirá facilmente conectar sua rede de dispositivos IoT ao mundo, quase sem esforço algum.

É usuário de Linux?

Então surpreenda-se. Você pode acessar o sistema operacional por SSH e programar diretamente nele, utilizando shell script, Python, C/C++, Ruby, NodeJS, PHP e instalar recursos através de seu gerenciador de pacotes, característico do sistema OpenWRT, tendo assim um mundo ilimitado!

 

Alimentação pelo Jack

Esse conector jack também pode ser utilizado para alimentar a Onion Omega2, devendo ser uma fonte de 5V com no mínimo 500mA. O dock possui um regulador de tensão para alimentar a Omega2, cujo nível lógico é 3V3 e os 5V também alimentarão o “Arduino onboard”.

 

Factory Restore

Não tenha receio em abusar dos recursos; experimente tudo quanto for possível, mexa no sistema sem receios. Se algo der errado e não souber como voltar atrás, basta segurar o botão de reset por 10 segundos e então soltá-lo. Bem, tenha em mente que todos os dados que não estavam na board antes de você começar a utilizá-la serão excluidos, então, se tem programas que você já criou, faça seu backup primeiro.

 

Pinos de comunicação entre o Omega2 e o ATmega328P

 

SPI

Para que ambos se conversem, foi necessário converter o nível lógico em alguns pinos. A comunicação entre eles é feita por SPI e a relação dos pinos são:

A conexão SPI é utilizada para fazer o upload para o ATmega328P utilizando seu Omega2.

Obviamente a gravação é feita.

 

UART

O Omega2 possui 2 portas UART, como você pode reparar no pinout mais acima. A comunicação UART entre o Omega e o ATmega328P é feita pela UART1 do Omega.

 

I2C

Do mesmo modo, a comunicação I2C entre eles é possível e normalmente o Omega é tratado como Master, enquanto o ATmega328P deve se comportar como Slave. No lado “Arduino” do seu docker, você poderá utilizar a biblioteca Wire para fazer a comunicação.

 

Omega2 – seu computador e seu Arduino

Já parou pra pensar o que significa isso? Você poderá carregar no bolso seu computador e seu Arduino, e programá-lo a qualquer momento em casa, durante um longo e chato vôo, em seu tempo livre após o almoço. Nada de cabos, nada jumpers; tudo com shields e diretamente na board!

Agora, para te encher de desejo, um vídeo de apresentação, do setup à utilização.

 

Categorias
Arduino

Perito Forense Digital, especialista em Linux e Sistemas Embarcados. Escreve artigos sobre tecnologia desde 1997 para mídia digital e impressa.
Um Comentário
  • Renato
    10 março 2018 at 01:57
    Deixe seu Comentário

    Parabens pela iniciativa…..Um verdadeiro curso

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados