Projeto Arduino Controle de Acesso RFID

Quem nunca desejou automatizar a sua residência seja para aumentar a sua segurança ou para surpreender seus familiares e amigos quando forem te visitar? Um dos métodos mais simplificados...

Quem nunca desejou automatizar a sua residência seja para aumentar a sua segurança ou para surpreender seus familiares e amigos quando forem te visitar? Um dos métodos mais simplificados para realizar tal projeto é a utilização de tags RFID, as quais irão substituir suas chaves e podem ser encontradas em formato de chaveiros, cartões e pulseiras. No “Projeto Arduino Controle de Acesso RFID” vamos detalhar passo a passo.

Kit RC522 Leitor RFID + Tags (Chaveiro + Cartão)

 

Bastante pensado em projetos de automação residencial com Arduino, o esquema para controle de acesso RFID oportuniza a você e a todos os seus familiares ainda maior segurança já que possibilita a abertura de portas de maneira rápida e simples, onde basta passar o cartão em frente ao leitor RFID para liberar a fechadura.

O sistema de comunicação para transferência de dados do sistema RFID utiliza ondas de rádio, nas quais cada tag emite uma sequência de números como um código exclusivo para cada chaveiro, cartão ou qual for o acessório como, por exemplo, o código do cartão {118, 157, 177, 171, 241} o qual veremos mais a frente em nosso projeto.

Devido a sua comunicação por sistema de rádio, vale lembrar que os equipamentos utilizados junto ao módulo RFID RC522 possuem uma frequência específica de trabalho que é de 13,56Mhz e suporta cartões do tipo Mifare1 S50, Mifare1 S70 Mifare Ultralight, Mifare Pro e Mifare DESFire.

 

Teste Prático do Projeto Arduino Controle de Acesso RFID

Desenvolvido com o intuito de proporcionar um sistema de controle de acesso mais seguro e de fácil utilização, o Controle de Acesso RFID conta com um exclusivo sistema eletrônico capaz de monitorar as tags aproximadas do módulo RFID e liberar somente aqueles as quais já estiverem determinadas e autorizadas no código raiz de seu projeto, visando melhorar a visibilidade dos sistemas de leitura, incluímos ao projeto com Display 16×2 que indica quando o cartão é lido.

Sendo capaz de realizar a leitura de todo acessório de frequência igual a 13,56Mhz, neste projeto utilizamos um chaveiro e um cartão para cadastrar em nosso sistema, pode observar que quando alguém não autorizado tenta entrar com seu cartão não cadastrado o sistema não libera nossa Fechadura Elétrica.

Porém, quando um cartão autorizado é aproximado ao sistema RFID o mesmo libera a corrente de energia do relé e acaba por acionando a Fechadura Elétrica, que por mais que seja um equipamento de corrente contínua, necessita de uma relé já que sua alimentação é dada através de 12V e 800mA.

 

Produtos Utilizados no Projeto

 

Montagem Física (Hardware)

Para o perfeito funcionamento do seu Projeto Arduino Controle de Acesso RFID basta seguir de forma rigorosa a pinagem descrita na imagem abaixo, lembrando que alguns cuidados devem ser tomados levando em consideração que diversas são as conexões utilizadas neste projeto.

 

Esquemático Projeto Arduino Controle de Acesso RFID

 

Funcionamento do Programa (Software)

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

Download da biblioteca RFID: DOWNLOAD AQUI.

O funcionamento do programa é extremamente simples, por mais que trabalhe com bibliotecas específicas, todas elas estarão disponíveis para download logo abaixo junto ao código exemplo que para sua perfeita utilização basta colocar as quatro pastas com as bibliotecas na Pasta libraries do seu Arduino.

Após aplicadas as bibliotecas e com o código aberto, vamos partir para o primeiro passo que é a identificação de nossas tags, a pergunta mais frequente nesta situação é como eu vou fazer para conseguir o valor da minha TAG para incluir no meu projeto? Mas isto é simples, veja:

Em nosso código, temos uma variável “int serNum[5];” que é responsável por realizar a leitura de cada tag e através de nosso código, imprimi-la em nosso monitor serial, seja código de acesso aceito ou não, ao aproximarmos o cartão do nosso leitor o que acontece é o seguinte, observe:

Agora que você já tem a informação do código o qual seu cartão é cadastrado, basta alterar o código existente em seu projeto junto a IDE do Arduino na parte responsável por declarar os códigos liberados para o acesso e compilá-lo novamente, após realizado isto a sua mensagem passará a ser a seguinte:

Caso deseje adicionar mais de um cartão ao seu projeto, pode o fazer sem problema, porém deve lembrar que os códigos devem seguir sempre o mesmo padrão já existente e que um código deve ser separado de outro inicialmente por uma vírgula e após, um espaço dado pela tecla enter, observe como ficaria:

Agora que já adicionamos os códigos de cada tag que será liberada a entrar em seu ambiente privado e estamos com o nosso projeto pronto, basta instalá-lo em sua casa ou em seu quarto e mostrar para todo mundo que não é só o Homem de Ferro que possui exclusivas tecnologias de ponta, impressione amigos e familiares com este incrível projeto de automação residencial com Arduino.

 

Conclusão

Devido a baixa complexidade no desenvolvimento do Projeto Arduino Controle de Acesso RFID você pode integra-lo em gavetas, portas e portões, bastando adapta-lo ao caso concreto. As fechaduras podem ser facilmente substituídas, bem como os demais módulos apresentados, permitindo infinitas possibilidade de aplicação.

Conheça toda Linha de Produtos Arduino na UsinaInfo.

Categorias
ArduinoAutomação ResidencialProjetos

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
92 Número de Comentários
  • Henrique
    25 abril 2017 at 00:30
    Deixe seu Comentário

    E se ficar sem Energia elétrica? Essa fechadura abre por chave Tb?

    • Equipe Usinainfo
      2 maio 2017 at 18:43
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Caso deseje, uma opção é a inclusão de uma bateria de 12V, por exemplo, que alimente o seu sistema e esteja sempre carregada, em casos de queda de luz ela ainda ficaria funcionando e o sistema ficaria operante enquanto a bateria possuísse energia para suprir o mesmo. Vale ressaltar que caso faça uso deste projeto, o recomendado é a utilização de um regulador de tensão de 9V para a alimentação do Arduino.
      Att Equipe Usinainfo

    • Nalbes Wagner
      9 outubro 2020 at 09:49
      Deixe seu Comentário

      Estou muito contente com a matéria.
      Show show

  • Antonio Augusto Daroz Jr
    29 abril 2017 at 16:01
    Deixe seu Comentário

    Adorei, falta incentivo para o povo ter orgulho de nossa profissão…

  • marcio
    4 maio 2017 at 15:12
    Deixe seu Comentário

    ola
    onde encontro a fechadura da foto

    grato

  • Lucas
    26 maio 2017 at 11:00
    Deixe seu Comentário

    Bom dia usinainfo, estou realizando este projeto acima da destranca porem estou com probleminha, não se comunica o arduino com o a biblioteca RFID, não consigo achar ela. Fiz o download assim como esta acima porem é do codigo pronto arduino, mas da uma err de biblioteca RFID, tenho ja na library do arduino liquid crystal, wire, spi, mas a RFID não tenho. Gostaria de um retorno de vocês nesta questão..

    • Equipe Usinainfo
      26 maio 2017 at 12:52
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Lucas! Disponibilizamos para download a biblioteca RFID neste artigo, verifique abaixo do código de funcionamento que irá encontrar um link para download. Após feito isto, descompacte esta pasta dentro da library da sua pasta Arduino.
      Qualquer duvida estamos a disposição.
      Att Equipe Usinainfo

      • lucas
        26 maio 2017 at 18:22
        Deixe seu Comentário

        Muito Obrigado Usinainfo pela atenção, com certeza indicarei a loja virtual de vocês à várias pessoa.

    • Rafael de luca
      21 setembro 2020 at 22:25
      Deixe seu Comentário

      Como colocar as quatro pastas com as bibliotecas na Pasta libraries do Arduino??

      • Matheus Gebert Straub
        7 outubro 2020 at 09:02
        Deixe seu Comentário

        Olá Lucas! As bibliotecas SPI, Wire e LiquidCristal são originárias do programa Arduino, você precisa adicionar apenas a biblioteca RFID. Para adicionar a biblioteca você deve ir até o Disco Local (C:) -> Arquivos de Programa (x86) -> Arduino -> libraries e nesta última pasta arrastar a biblioteca RFID.

  • Lucas
    29 maio 2017 at 19:27
    Deixe seu Comentário

    Usinainfo boa tarde, eu tenho uma dúvida sobre este projeto, eu estou usando 5v na questão da fonte de alimentação, porem não consigo fazer com que a trava recue (abrir), ela apenas expulsa(fecha), nisso tenho que apertar a chave e passo o cartão ela fecha, mas abrir não estou conseguindo.

    • Equipe Usinainfo
      30 maio 2017 at 19:33
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Lucas! Em primeiro lugar, a fonte que deve ser utilizada para realizar a alimentação da válvula é de 12V, caso esteja com um funcionamento inverso da válvula, verifique se a instalação junto ao módulo relé não está com o estado invertido (normalmente aberto e normalmente fechado).
      Att Equipe Usinainfo

    • Harley
      22 junho 2021 at 08:52
      Deixe seu Comentário

      Parabéns pelo projeto Lucas!!!

  • Silvio
    24 junho 2017 at 05:50
    Deixe seu Comentário

    Bom dia parabens pelo projeto, estou com um problema quando eu transfiro o corigo para o arduino o rele na aciona e fica acionado o tempo todo outra coisa quando aproximo a tag no sensor nao acontece nada e tambem nao aparece nada no monitor. Obrigado.

    • Equipe Usinainfo
      27 junho 2017 at 13:00
      Deixe seu Comentário

      Bom dia.
      Verifique se está utilizando a relé em modo NA ou NF, pode resolver o problema de estar sempre acionada.
      Quanto a não verificação da leitura, você chegou a soldar os pinos no módulo? Verifique a conexão para ver se não existe algum problema nas conexões.

  • Leonardo
    10 julho 2017 at 15:48
    Deixe seu Comentário

    Quanto fica esse kit controle de acesso rc522

  • mauro sergio
    26 julho 2017 at 09:53
    Deixe seu Comentário

    link de compra do kit completo com fechadura

  • Pedro Foutinha
    7 agosto 2017 at 15:19
    Deixe seu Comentário

    Bom dia

    gostaria da vossa ajuda se possível.
    queria por entre 700 tag e cartões.
    qual o código a utilizar

    Cumps.
    Pedro Foutinha

    • Equipe Usinainfo
      9 agosto 2017 at 20:23
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Até o momento não realizamos nenhum projeto com tantas Tags simultaneamente para garantir a total funcionalidade, porém pode utilizar este código base para tentar desenvolver um sistema como este, basta seguir os passos de cadastramento descritos no artigo disponível junto ao Blog.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Mike
    28 setembro 2017 at 22:47
    Deixe seu Comentário

    Eu posso colocar 12v na tensão de entrada para esse projeto?

    • Equipe Usinainfo
      29 setembro 2017 at 20:41
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Caso esteja se referindo ao Arduino, o recomendado é uma tensão de 9V para a sua alimentação,
      ainda mais em casos de uso contínuo como este.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Amanda
    29 setembro 2017 at 03:36
    Deixe seu Comentário

    Boa noite.
    Comprei 2 kits de leitor RFId porém nenhum dos dois estão lendo a tag do cartão e nem do chaveiro. As conexões estão corretas, pinos soldados…
    Qual a versão da IDE que está utilizando?

    • Equipe Usinainfo
      29 setembro 2017 at 20:40
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Amanda!
      Utilizamos a versão mais recente disponível no momento em que desenvolvemos o referente projeto, não encontramos nenhum problema envolvendo esta possibilidade.
      A distância da TAG para o Leitor deve ser bem pequena, as TAGs que você está utilizando são as que acompanham o produto? Existem duas frequências diferentes
      comercializadas no mercado, talvez possa ser este também o problema.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Taciano
    6 outubro 2017 at 01:51
    Deixe seu Comentário

    Boa noite!

    Gostaria de saber por que eu comprei dez tag pela internet e teve tag que funcionou sem eu ter cadastrado? Como eu posso ter resolvendo. Por favor me ajudem a resolver esse problema fiz tudo certinho está funcionando porem está com esse problema.

    • Equipe Usinainfo
      10 outubro 2017 at 12:54
      Deixe seu Comentário

      Bom dia! Este projeto é desenvolvido com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de projetos com Sensores de Reconhecimento RFID, não possui um código finalizado que garanta total segurança nos processos de leitura, para melhorar a leitura você pode aumentar a precisão do referente código através da leitura de cada TAG.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Marlene
    27 novembro 2017 at 16:23
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde! posso adaptar esse código para outro com tag 125KHZ?
    substituindo por modulo de 125KHZ.

    • Equipe Usinainfo
      30 novembro 2017 at 16:48
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Se realizada as devidas adaptações, é possível utilizar-se de outra frequência, porém as bibliotecas do referente projeto é para o kit de 13.56 MHZ.

  • Matheus ribeiro
    6 dezembro 2017 at 11:28
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, é possível você mostrar como fazemos isso com o PIC18F4520?

    • Equipe Usinainfo
      13 dezembro 2017 at 11:13
      Deixe seu Comentário

      Olá Matheus, infelizmente até o momento não desenvolvemos o referente projeto utilizando PIC, somente através do Arduino.

  • mjtaba
    7 fevereiro 2018 at 22:31
    Deixe seu Comentário

    What are the plug pins in the case of the type Aldoino DUE?

    • Equipe Usinainfo
      23 fevereiro 2018 at 17:25
      Deixe seu Comentário

      Good afternoon! To use the Arduino DUE you will need to adapt the code with the respective compatible pins.

  • diego
    21 fevereiro 2018 at 03:49
    Deixe seu Comentário

    boa noite
    amigo o codigo ta dando biblioteca inexistente Rfid vc pode me ajudar
    desde ja obrigado

    • Equipe Usinainfo
      21 fevereiro 2018 at 18:29
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      Você realizou o Download da biblioteca RFID descrito no corpo do artigo e realizou a instalação da mesma junta a pasta libraries do Arduino?

  • joao paulo
    4 março 2018 at 19:23
    Deixe seu Comentário

    olá! oque aconteceria se acabasse a luz?

    grato

    • Equipe Usinainfo
      5 março 2018 at 14:46
      Deixe seu Comentário

      Caso acabe a luz, o sistema iria parar de funcionar, por isto, que é recomendado a implementação de um sistema de alimentação alternativa, com baterias ou nobreak para permitir que o seu sistema continue funcionando mesmo sem luz.

  • Caio
    3 abril 2018 at 15:05
    Deixe seu Comentário

    Como faço para vincular nesse mesmo código uma inserção de teclado para senhas?já possuo aquele teclado típico, vermelho e azul, parece um adesivo. Pretendo comprar esse kit, está com o preço bom.

    Caio

    • Equipe Usinainfo
      5 abril 2018 at 14:30
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      Neste mesmo projeto a inclusão de um teclado matricial seria inviável devido a falta de portas digitais para inclusão do mesmo, uma opção é a utilização de um Arduino Mega, vale lembrar que a inclusão de um teclado para senhas resulta na alteração física do projeto e na alteração do código do mesmo.

  • Adriel
    29 maio 2018 at 20:21
    Deixe seu Comentário

    Fiz tudo igual a vocês mas o display não acende, só fica com uma luz bem fraquinha de fundo, e não aparece texto. O que pode ser ? Estou a umas 3 horas tentando resolver mas não consegui..

    • Equipe Usinainfo
      30 maio 2018 at 14:46
      Deixe seu Comentário

      Olá Adriel!
      O correto neste caso é verificar as conexões do display se estão ok é tentar ajustar o trimpot para regular o contraste dos caracteres.

  • Jose Batista
    2 junho 2018 at 20:29
    Deixe seu Comentário

    ola esta espetacular, mas como faço para adicionar LCD com I2C
    estou farto de pesquisar e ainda não encontrei nenhum que funcione
    ficaria agradecido se me ajudasse

  • Carlos Daniel de carvalho oliveira
    27 junho 2018 at 23:38
    Deixe seu Comentário

    Queria saber se no lugar dessa fechadura e tirando os 12v, eu poderia estar lingando um computador através do rele?

    • Equipe Usinainfo
      31 julho 2018 at 14:50
      Deixe seu Comentário

      Olá Carlos!
      Qualquer equipamento que respeite as especificações do relé que está utilizando pode ser ligado junto a saída do mesmo sem problema, seja computador, trava elétrica ou demais equipamentos.
      Lembrando que a alimentação do relé deve ser realizada de acordo com o equipamento conectado ao mesmo.

  • Claudiomir
    11 julho 2018 at 13:13
    Deixe seu Comentário

    Bom Dia!

    O Projeto é bem bacana, assim, é possível ficar registrado os acessos dos usuários, ou seja, eu saber quem acessou, ou passou os tags, como se fosse um histórico? Ou preciso de um software para isso?

    • Equipe Usinainfo
      14 agosto 2018 at 13:12
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      É possível desenvolver este processo através de um código específico, para melhor controle, o recomendado neste caso seria a utilização de um módulo SD para a armazenagem dos dados.

  • Breno
    11 julho 2018 at 19:37
    Deixe seu Comentário

    O potenciômetro é 10k ou 100k e a fonte de alimentação pode ser 12v 2A?

    • Equipe Usinainfo
      14 agosto 2018 at 13:13
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Breno!
      O potenciômetro utilizado para este projeto é um de 10K e quanto a fonte, pode ser utilizada uma de 12V 2A sem problemas.

  • MATHEUS
    15 julho 2018 at 17:45
    Deixe seu Comentário

    OLÁ, EU USEI O PROGRAMA E DEU TUDO CERTO ATÉ EU TENTAR ENVIA-LO AO ARDUINO E DEU ESSE ERRO “avrdude: error: buffered memory access not supported. Maybe it isn’t
    a butterfly/AVR109 but a AVR910 device?” VOCE PODERIA ME DAR UMA AJUDA?

    • Equipe Usinainfo
      14 agosto 2018 at 13:15
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Matheus!
      Verifique se está selecionado junto ao software o real modelo do Arduino utilizado para o seu projeto.

  • claudio
    27 agosto 2018 at 20:18
    Deixe seu Comentário

    Opa, td certo?

    Não estou conseguindo fazer o programa rodar, preciso de qual biblioteca, além do RFID?

    • Equipe Usinainfo
      11 setembro 2018 at 13:43
      Deixe seu Comentário

      Olá Claudio!
      Para desenvolver o projeto disponível junto ao nosso blog basta utilizar as bibliotecas descritas no código, dentre elas estão as bibliotecas SPI.h, RFID.h, Wire.h e LiquidCrystal.h

  • Meireles
    4 setembro 2018 at 17:39
    Deixe seu Comentário

    Boa Tarde

    Amigo o codigo ta dando biblioteca inexistente Rfid vc pode me ajudar, na pasta do link que esta disponibilizado só tem dois arquivos, e isso mesmo? N acha a biblioteca, RFID.h
    Desconpactei n pasta libraries do Arduino, não tem geito, tem alguma dica?

    • Equipe Usinainfo
      27 setembro 2018 at 14:18
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Meireles, junto ao projeto existem dois links, um com o código de funcionamento do projeto e outro com a biblioteca RFID, que inclusive é nomeado desta maneira.
      Dentro da pasta “RFID” existem os arquivos RFID.cpp e RFID.h, esta pasta deve ser copiada e colada para a pasta libraries do seu Arduino. Isto é o suficiente para fazer o mesmo executar suas devidas funções.

  • Meireles
    4 setembro 2018 at 17:43
    Deixe seu Comentário

    Olá,

    Aqui fala em 04 biblioteca, quais são as outras?

    O funcionamento do programa é extremamente simples, por mais que trabalhe com bibliotecas específicas, todas elas estarão disponíveis para download logo abaixo junto ao código exemplo que para sua perfeita utilização basta colocar as quatro pastas com as bibliotecas na Pasta libraries do seu Arduino.

    • Equipe Usinainfo
      27 setembro 2018 at 14:16
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Meireles
      Todos os arquivos necessários para o funcionamento do referente projeto podem ser encontrados através do link disponível para Download.

  • Daniel Paiva
    2 dezembro 2018 at 18:27
    Deixe seu Comentário

    Ola, pode ser acessado via internet? outra coisa vocês vende uma capa (proteção)?

    • Equipe Usinainfo
      25 janeiro 2019 at 13:25
      Deixe seu Comentário

      Olá Daniel!
      É possível aprimorar o projeto e realizar uma comunicação ethernet, porém seria necessária uma adaptação tanto em hardware quanto em software.
      Quanto a “capa”, possuímos diversos modelos de caixa patola para customização e organização de projetos, basta verificar em nosso site e identificar a que melhor se adéqua para o que deseja, confira no link a seguir: https://www.usinainfo.com.br/30_patola

  • DiEGO
    21 agosto 2019 at 13:35
    Deixe seu Comentário

    Quais alterações eu preciso fazer para que funcione? Ou não preciso alterar nada

    • Equipe Usinainfo
      5 setembro 2019 at 16:04
      Deixe seu Comentário

      Olá Diego, tudo bem?
      Para este projeto, as únicas alterações necessárias referem-se ao código individual de cada tag.
      Após realizar uma leitura da tag adicione o seu valor no local indicado e delimite se a mesma estará apta ou não à liberar o sinal positivo.

  • Diego
    28 agosto 2019 at 16:00
    Deixe seu Comentário

    A VÁLVULA Solenoide Fechadura Eletrônica Trinco Trava 12v seria a mesma coisa. Pois no projeto acima esta escrito que precisará de ´´1 Fechadura Elétrica 12V´´.

    • Equipe Usinainfo
      5 setembro 2019 at 16:09
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Diego!
      A princípio o produto parece ser o mesmo, porém outros também podem ser adaptados se conseguirem suprir as necessidades do projeto, porém caso algum equipamento de tensão diferente seja adicionado é necessário verificar também a sua alimentação.

  • Osvaldo
    18 setembro 2019 at 17:20
    Deixe seu Comentário

    Estou com dificuldades de fazer o download da biblioteca gostaria que pudesses me ajudar

  • João vitor chaar da silva
    18 outubro 2019 at 20:15
    Deixe seu Comentário

    Olá gostaria de substituir a tranca por um servo motor, teria como? O que é preciso alterar ? Por favor responder com urgência….

  • joaO
    28 outubro 2019 at 15:25
    Deixe seu Comentário

    Eu fiz todos procedimentos e no meu display nao aparece nada o que eu faço?

    • Matheus Gebert Straub
      30 outubro 2019 at 15:12
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde joaO! Verifique se o contraste está devidamente regulado no potenciômetro, se a luz de fundo ascendeu e o resto está funcionando normalmente, possivelmente este seja o problema.

  • cristhian
    2 novembro 2019 at 17:20
    Deixe seu Comentário

    Eu ja regulei o potenciometro e mesmo assim nao aparece bem vindo

    • Matheus Gebert Straub
      6 novembro 2019 at 10:23
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia cristian! Pelo que deu para entender não aparece apenas o bem vindo, isto? Verifique o esquema de ligação e o código se estão de acordo com o projeto. Se tudo estiver correto, verifique possível problema na solda dos pinos do display.

  • Vithor
    12 março 2020 at 19:27
    Deixe seu Comentário

    Olá, eu gostaria de acrescentar o comando para que cada tag que eu coloque ela exiba um nome diferente. Por exemplo, eu colocaria a tag que o aluno X vai usar no sensor e ele exibiria “bem vindo aluno X” e com o aluno Y ele receberia “bem vindo aluno Y”. Como que eu faço isso?

    • Matheus Gebert Straub
      19 março 2020 at 14:20
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Vithor! Para realizar este procedimento você deve nomear cada código RFID com um nome específico e fazer que a cada leitura o código imprima o respectivo nome.

  • Jullia
    25 junho 2020 at 17:40
    Deixe seu Comentário

    Olá, estou com um problema no meu leitor RFID, acende um led vermelho e não realiza a leitura das tags, sabe qual pode ser o problema?

    • Matheus Gebert Straub
      30 junho 2020 at 17:31
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Jullia! Infelizmente até o momento não tive nenhum problema como este, porém verifique as conexões do seu projeto, se não possui nenhum pino invertido ou jumper com mal contato.

  • Bruno
    3 julho 2020 at 18:54
    Deixe seu Comentário

    Boa noite, gostaria de saber qual o programa que você crio essa imagem da montagem do projeto?
    Estou com problemas em com o frintzing não acho a lib do RC522.

    • Matheus Gebert Straub
      24 julho 2020 at 17:23
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Bruno! Para desenvolver este esquema de ligação eu utilizei Adobe Fireworks.

  • Adafede mendes
    5 julho 2020 at 21:30
    Deixe seu Comentário

    Como faço para substituir a fechadura elétrica por um servo motor e fechadura normal ?

    • Matheus Gebert Straub
      29 julho 2020 at 09:20
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Adafede! Este procedimento pode ser um pouco mais complexo uma vez que o servo motor trabalha com sinal PWM e não apenas um sinal 5V como o utilizado no relé. Verifique outros projetos com servo e inclua as devidas variáveis no código.

  • Marcelo
    21 julho 2020 at 22:18
    Deixe seu Comentário

    Olá no caso da Julia pessoal, verifiquem se o cristal oscilador que veio soldado no leitor é de 27.102, o meio veio com um oscilador de 16mhz e não funcionava, ai baixei o datasheet do módulo e lá estava o oscilador de 27, fiz a troca e funcionou perfeitamente. Qualquer outro oscilador que não seja de 27 não vai ler as tags nem gravar.

  • Pedro HENRIQUE
    23 setembro 2020 at 21:09
    Deixe seu Comentário

    Olá!
    Muito interessante o projeto, estou iniciando no arduíno agora. Sempre gostei dessa tecnologia, tentei subir o código porém ele da erro, já fiz o download da biblioteca tudo certinho mas não sobe o código da um erro na busca da biblioteca do RFID

    • Matheus Gebert Straub
      29 setembro 2020 at 16:18
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Pedro! A princípio o código está ok, verifiquei aqui e consegui testá-lo com a Versão 1.8.13, porém em versões anteriores ele irá funcionar também. Verifique se está selecionado o modelo correto do Arduino e também o Porta COM correspondente ao mesmo. Caso esteja tudo ok, verifique se a biblioteca RFID está constando na pasta “libraries” do Arduino.

  • José Eduardo M.Rosrigues
    5 novembro 2020 at 18:35
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde,onde encontro o código do projeto,pois em Dowload aparece menssagem
    problemas de segurança.
    Obrigado.

    • Matheus Gebert Straub
      27 novembro 2020 at 11:43
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia José! Verifiquei aqui, este fato relatado ocorre de acordo com o sistema de varredura do navegador, porém realizei os testes e não possui nenhum risco aparente ao seu sistema, tente dar continuidade ao Download, ou se desejar é realize o download com outro navegador que acredito que irá funcionar. Este problema de segurança, ocorre pois a varredura verifica que existem códigos na pasta que está sendo baixada e classificam estes códigos como possíveis ameaças, mas são apenas os códigos do projeto em questão.

  • jOSÉ eDUARDO m.rODRIGUES
    25 novembro 2020 at 17:01
    Deixe seu Comentário

    Posso utilizar para o projeto,placa Arduino Pro-Mini.

    • Matheus Gebert Straub
      27 novembro 2020 at 11:51
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia José! Acredito que não seja um problema, desde que todos os recursos sejam compatíveis. Devido ao excesso de pinos utilizados pelo display 16×2, recomendo a troca deste por um modelo com I2C, processo o qual facilitará bastante o seu projeto.

  • Breno.CM
    5 agosto 2021 at 14:57
    Deixe seu Comentário

    Gostaria De Saber Como adiciono cartão/tag que tenha esse tipo de UID A729F3D8 pois tento colocar e diz que o codigo nao esta declarado

    • Matheus Gebert Straub
      5 agosto 2021 at 17:10
      Deixe seu Comentário

      Olá Breno! Qual informação aparece? Na primeira vez que você utilizar o código, todos os cartões darão errado, mas mesmo assim irá aparecer no monitor serial o seu respectivo sequenciamento. Coma sequencia impressa no monitor serial, você irá abrir o código, alterar este por outro já citado no código e realizar as devidas alterações que achar pertinente.

  • hector arosemena herrera
    17 março 2022 at 11:33
    Deixe seu Comentário

    Bom dia, gostaria de saber porque compilo o programa tudo bem. Mas quando coloco o chaveiro e o cartão não aparece nada no LCD, tento entrar na Serial, tambem não aparece nada do numero tanto do cartão quanto do chaveiro. Onde estou errando e como poderiam me ajudar. Muito obrigado. Héctor

    • Equipe Usinainfo
      24 março 2022 at 17:09
      Deixe seu Comentário

      Olá Héctor,

      Você conferiu a montagens dos cabos e módulos? caso esteja tudo ok e o problema persistir, verifique se os jumpers não estão com mal contato, oque ocasiona erros na comunicação i2c com o modulo RFID. oque acaba ocorrendo as vezes inclusive nos nossos testes, outro item que se pode verificar é se o arduino está em perfeitas condições pois caso mesmo com outro código não estiver exibindo nada na serial, pode ser erro no próprio arduino.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados