Site icon Blog Usinainfo

Projeto Carregador Portátil para Celular

Está pensando em ir acampar, ir para a praia, passar um dia em contato com a natureza ou em uma nova cidade, o que não pode faltar para você é energia para aproveitar ao máximo este momento de lazer e diversão, além de você quem não pode ficar sem energia é o seu telefone. No projeto Carregador Portátil para Celular vamos mostrar uma excelente solução.

Assim como existem diversos momentos que o seu celular não pode ficar sem bateria, existem diversos meios de carregar o seu celular sem o auxilio direto de uma tomada e redes de energia, duas das principais maneiras de gerar esta energia é através de painéis solares ou baterias externas na maior parte das vezes recarregáveis.

Não necessariamente é obrigatória a utilização de uma bateria recarregável para o funcionamento do seu carregador portátil, demais baterias podem ser utilizadas sem problema algum, porém a sua durabilidade será menor e não poderá ser utilizada novamente.

O mais difícil no momento de escolher qual bateria utilizar para desenvolver o seu carregador portátil é a tensão, já que o maior número possui tensão maior que 5V, a qual é comumente utilizada pela maioria dos smartphones. Uma solução é utilizar  regulador de tensão step down (para menos), que possui capacidade de reduzir uma tensão de 12V para 5V, por exemplo.

 

Teste Prático do Carregador Portátil para Celular

Através deste vídeo desenvolvido pelo nosso parceiro WR Kits, podemos observar de forma simples e direta a funcionalidade e as principais características deste exclusivo projeto, o qual apresenta o principio de funcionamento do módulo regulador, permitindo que seja utilizado com baterias ou painéis solares para alimentação direta.

 

Produtos Utilizados no Teste

Para um teste simples basicamente não vamos precisar de muitos produtos, se você quiser adaptar e utilizar um painel solar para fazer a alimentação do regulador de tensão ou para carregar a bateria entre no site da UsinaInfo e escolhe um Mini Painel Solar Fotovoltaico com tensão e corrente mais adequada para a sua necessidade.

 

Montagem do Projeto

Esquemático Projeto Carregador Portátil para Celular

 

De modo geral, o projeto do carregador portátil é desenvolvido através de três simples equipamentos que justos tornam possível o carregamento dos mais diversificados equipamentos de conexão USB, como por exemplo, celulares, tablets e etc.

O bom deste Carregador de Celular é a sua flexibilidade quanto a tensão de entrada, que pode variar entre 4 e 40V, isto pois, possui a capacidade Step Down que torna possível a redução da tensão para uma faixe entre 1,25 a 37V, lembrando que este regulador somente baixa a tensão e não possui a capacidade Step Up de elevá-la.

Quanto ao módulo USB utilizado no projeto, utilizamos somente os pinos de alimentação VCC e GND para realizar a conexão junto ao módulo Regulador de Tensão, já que estamos interessados somente na alimentação do cabo USB, demais pinos podem ser desconsiderados e não necessitam ser utilizados para seu carregador portátil.

Conclusão

Comece agora mesmo a montar o seu carregador portátil para celular e tenha em mãos a segurança de que seu celular não irá ficar sem bateria em momento algum, seja para assuntos importantes ou para as horas de lazer, o que não pode faltar é oportunidade de fechar o negócio importante e eternizar um momento marcante.

Sair da versão mobile