Site icon Blog Usinainfo

Braço Robótico Arduino com Servo Motor e Joystick

O Braço Robótico Arduino é um mecanismo desenvolvido para quem está iniciando no ramo de automação de robôs, proporcionando diversas possibilidades de movimento e ações nos mais diversos projetos. Comumente é utilizado em conjunto com microcontroladores Raspberry Pi ou Arduino, por exemplo.

Braço Robótico Arduino

 

Criado com o intuito de ser considerado uma ferramenta de baixo custo e grande funcionalidade, ele deve ser montado junto de 4 Micro Servo Motores de 180º, responsáveis pelos movimentos executados pelo mesmo.

Comumente os Servos são conectados diretamente ao Arduino, porém neste caso como trabalhamos com uma maior quantidade de servos, faremos uso de um drive controlador capaz de alimentar e controlar os servos motores em questão sem reduzir a sua capacidade e conseguindo suprir a corrente necessário por todos os equipamentos.

Para aumentar a capacidade do Arduino e expandir o seu número de portas de entrada e saída, vamos utilizar um Arduino Sensor Shield.

Arduino Sensor Shield

 

Para o controle do movimento de cada motor, vamos utilizar um joystick que conforme será movimentado, irá realizar o movimento do servo e consequentemente do braço robótico de forma instantânea.

Para realizar o referente projeto, precisará de uma biblioteca especial não existente em seu histórico do Arduino, deste modo, entre no site Github e faça o download da biblioteca principal.

Ao clicar no link acima, uma janela semelhante a esta irá aparecer e então você devera ir até o botão verde escrito “Clone or download” e realizar o Download da biblioteca clicando em Download ZIP, observe:

Biblioteca Braço Robótico Arduino

 

Depois de ter baixado o arquivo, descompacte o mesmo em uma parta denominada “VarSpeedServo” dentro da pasta libraries da IDE do seu Arduino.

 

 

Teste Prático do Braço Robótico Arduino

– Para pormos o nosso braço robótico em funcionamento, vamos utilizar um Expansor de entradas e saídas com uma alimentação de aproximadamente 6V conectado diretamente em um Arduino, onde conectaremos os quatro servos e os dois joysticks utilizados em nosso projeto.

 

Produtos Utilizados no Teste:

– 1 x Arduino UNO;

– 1 x Arduino Sensor Shield – Expansor de Entradas e Saídas V5.0;

– 1 x Braço Robótico MDF com Parafusos e Micro Servo Motor;

– 2 x Joysticks;

Jumper Fêmea -Fêmea.

 

Montagem Física do Projeto

Para fazer a ligação correspondente basta observar com atenção o esquema abaixo e reproduzir em seu projeto a pinagem utilizada.

Esquemático Braço Robótico Arduino

 

Funcionamento do Código (Software)

[crayon-662d20ef272e0462645727/]
 

Conclusão

O Braço Robótico Arduino é um produto de grande funcionalidade que pode ser aplicado nos mais diversificados projetos, no entanto, quando utilizado junto de um potenciômetro deve-se ter mais atenção e evitar movimentos bruscos devido à “delay” de comunicação, o que pode acarretar na falha dos movimentos do servo. Quanto à utilização do joystick, vale ressaltar que assim como o próprio, o Braço também volta ao seu estado inicial quando em repouso, ou seja, não fixa sua localização e acompanha todos os movimentos reproduzidos através do joystick.

Conheça toda linha Arduino e Acessórios no nosso site da UsinaInfo.

Sair da versão mobile