Site icon Blog Usinainfo

Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular

Para quem já possui um conhecimento um pouco mais avançado e está a fim de fazer algo um pouco diferente, a nosso sugestão é que invista em um assunto Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular.

Cada vez mais presente nos mais diversos fóruns, a automação surge com o propósito de revolucionar o modo de viver em casa, garantindo melhor acessibilidade, segurança e qualidade de vida, por meio do emprego da tecnologia ao alcance das mãos.

Já pensou que incrível seria controlar toda a sua casa com o simples toque da tela do seu celular? E se eu te dissesse que isto na verdade é algo extremamente simples e totalmente acessível para quem deseja realizar este investimento e controlar luzes, equipamentos, cortinas e demais equipamentos através de um simples aplicativo gratuito?

Se você acha complicado acreditar nisto, saiba que você precisaria somente de um Arduino, alguns módulos reles e um módulo Bluetooth para realizar este projeto, demais equipamentos iriam depender da adaptação e do projeto que iria realizar.

 

Módulo Bluetooth e Relé para Automação Residencial Arduino

 

Ao trabalharmos com o projeto, o mais complicado será encontrar um aplicativo funcional e que se encaixe perfeitamente as nossas necessidades, para desenvolver o referente projeto utilizamos um app gratuito que pode ser facilmente baixado através do Play Store, o “Arduino Bluetooth Kawalan”, o qual possui algumas funcionalidade exclusivas e extremamente úteis para o uso em nosso dia a dia.

Você pode encontrar ele para download através do seguinte link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.app.control.

 

Teste Prático do Projeto Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular

 

Para a execução vamos utilizar um módulo relé de 4 canais e um módulo bluetooth para que junto a um Arduino possamos realizar o controle de cada rele forma independente, as quais estarão conectas a algum tipo de equipamento ou até mesmo adaptadas para controle de barras de tomadas, como o caso em exemplo.

De modo geral, para assegurar maior segurança aos seus comandos, todo módulo bluetooth possui uma senha para poder se parear em dispositivos como celulares e tablets, o que irá assegurar que somente pessoas com permissão possam controlar o seu sistema de controle residencial.

Sempre que pressionado algum comando junto aplicativo instalado em seu celular, o Arduino receberá através de ligação bluetooth um código pré-definido que resultará em um comando digital que acionará a rele em questão e acionará o seu equipamento, vale lembrar que a instalação pode ser feito de forma normalmente aberta (NA) ou normalmente fechada (NF).

 

Produtos Utilizados no Teste

 

Montagem Física (Hardware)

Para o perfeito funcionamento do seu projeto Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular basta seguir de forma rigorosa a pinagem descrita na imagem abaixo, lembrando que alguns cuidados devem ser tomados levando em consideração que neste caso estamos trabalhando com uma rede elétrica de alta tensão.

Esquemático Projeto Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular

Funcionamento do Programa no Projeto Automação Residencial Arduino com Celular

[crayon-662ceef339fe8782749854/]
Ao instalar o aplicativo em seu celular, observe que o mesmo possui a capacidade de controlar até oito diferentes equipamentos, com um total de 18 comandos este aplicativo também pode ser utilizado para controlar LEDs, motores e demais equipamentos, não se limitando somente a reles.

Para seu perfeito funcionamento junto ao Arduino, o referente aplicativo possui diferentes caracteres para cada comando de atuação, comandos os quais são representados por letras alfabéticas minúsculas e maiúsculas de A a H, assim como na imagem demonstrada a baixo:

App Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular

 

 

Além de ser um aplicativo de fácil utilização e pareamento junto a dispositivos móveis, o Arduino Bluetooth Kawalan possui algumas ferramentas extremamente úteis que possibilitam, por exemplo, a autoprogramação para horário de desligamento e a possibilidade de configurar o nome das seções em uso.

Para configurar o nome das seções em uso e agregar ainda maior organização e identificação ao seu projeto, basta abrir o menu principal e após na entrar em Button Name Settings, porém ressaltamos que para salvar as suas alterações e as tornarem funcionais, você deve clicar em SAVE e após em RESTART para reinicializar o sistema.

 

Configuração App Automação Residencial Arduino

 

Quanto a função de auto programação para horário de desligamento, possibilita que você programe seu equipamento para se desligar após 1, 15 ou 30 minutos e 1, 2 ou 4 horas de forma precisa e com um exclusivo timer para melhor controle do tempo transcorrido, além de gerar automaticamente ao seu celular uma notificação quando finalizado o tempo.

 

Configuração App Arduino Bluetooth Control Device

 

 

Conclusão

Para quem está a fim de realizar um projeto Automação Residencial Arduino no Controle de Iluminação pelo Celular é de extrema funcionalidade e fácil aplicabilidade, o controle de relé por bluetooth pode ser utilizado para controlar e garantir um melhor controle sobre os mais diversos equipamentos utilizados em sua residência.

Não perca tempo e ponha em prática hoje mesmo este sistema que irá lhe permitir ter tudo literalmente em suas mãos e controlar de forma extremamente prática o acionar de luzes, o funcionamento de equipamentos domésticos ou até mesmo de motores e determinados equipamentos industriais. Conheça toda Linha de Produtos Arduino no site da UsinaInfo.

Sair da versão mobile