Acelerômetro 3 Eixos MMA7455 em Teste Prático

Acelerômetro 3 Eixos MMA7455 em Teste Prático

Em algum momento de sua vida você já deve ter manuseado um smartphone ou celular com maior índice de modernidade, e provavelmente notou a capacidade da tela girar conforme a posição do aparelho, o dispositivo que faz a leitura do posicionamento é o acelerômetro. Funcionalidade semelhante tem o Acelerômetro 3 Eixos MMA7455 que tem a capacidade de obter e calcular as forças de empuxo da terra e transformar em dados de três eixos (X, Y, Z).

Com estes dados podemos controlar drones, ou quadricópteros, bandejas de garçons auto estabilizantes, entre uma infinidade de coisas. Existem milhares de aplicações para este produto, seu pequeno tamanho facilita até mesmo na estética dos projetos.

Neste demonstrativo estaremos explicando o funcionamento do sensor, sua forma de comunicação, uso e aplicações. E apresentaremos os valores dos eixos na porta serial do Arduíno.

 

Vídeo Teste Acelerômetro 3 Eixos MMA7455

 

Produtos Utilizados no Teste

Sensor Acelerômetro 3 Eixos MMA7455

Arduino Uno R3

Jumpers

 

Padrões de comunicação

O Acelerômetro 3 Eixos MMA7455 trabalha com protocolo I²C o qual pode conectar vários dispositivos em um só controlador e tem uma resposta rápida que melhora a performance de seus projetos.

Mas você sabe o que é o Protocolo de comunicação I²C?

“O Protocolo de comunicação I²C (Circuito Inter-integrado) é um barramento serial que foi desenvolvido pela Philips em aproximadamente 1980, de onde saíram seus primeiros testes, o sistema tem como finalidade comunicar vários dispositivos de baixa velocidade entre si com apenas um processador, placa-mãe, celular ou até mesmo um celular.

Seu projeto utiliza apenas duas linhas bidimensionais de dreno aberto (tipo de padrão de I/O usado em projetos digitais), especificando dois sinais de comunicação, um com o sinal de clock para a linha de clock serial (SCL) e outro de dados para a linha de dados seriais (DAS), por isso o nome, Bidimensional.”

 

Padrão de Comunicação Acelerômetro

Padrão de Comunicação Acelerômetro

 

Esquemático Acelerômetro 3 Eixos

O esquema do Acelerômetro é simples, pois seu protocolo de comunicação é o I2C, mencionado acima, portanto ele só estará usando 2 fios de comunicação, e 2 fios de alimentação, o acelerômetro trabalha com 3v, portanto cuidado para não errar a tensão. Faça as seguintes ligações: Acelerômetro > Arduino: GND, GND; VCC, 3,3v; SCL, A5; SDO, A4. Ou conforme a figura:

Esquemático Acelerômetro 3 Eixos MMA7455

Esquemático Acelerômetro 3 Eixos MMA7455


Funcionamento do Código

O código do Arduino tem a função de ler os valores vindo do canal I2C e apresentar na porta serial do Arduino, o canal Whaomi e os valores de cada eixo atualizados a cada 1 segundo. O código e a biblioteca para o Sensor Acelerômetro 3 Eixos MMA7455:

Download do Programa Principal

 

Conclusão

O Acelerômetro 3 Eixos MMA7455 é um dispositivo pequeno com tecnologia SMD então devemos tomar bastante cuidado no manuseio. Para uso deste equipamento é recomendado utilizar uma Pulseira Antiestética. Esse dispositivo tem um resultado ótimo para utiliza-lo em drones, por exemplo, onde necessita bastante precisão.

Conheça toda Linha de Produtos Arduino na UsinaInfo.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados