Sensor de Fluxo de Água para Arduino 1-30 l/min

O Sensor de Fluxo de Água é um produto que vinculado ao Arduino consegue agregar grande importância nos mais diversificados projetos e aplicações residenciais ou em geral. Auxiliando na...

O Sensor de Fluxo de Água é um produto que vinculado ao Arduino consegue agregar grande importância nos mais diversificados projetos e aplicações residenciais ou em geral. Auxiliando na sustentabilidade e na economia de diversas residências e empresas, o medidor de vazão possibilita medir em litros por minuto, por exemplo, o consumo de água nestes locais.

As aplicações que envolvem o Sensor de Fluxo de Água são extremamente grandes, podemos utiliza-lo tanto individualmente para a medição de fluxo como associado a outros produtos em projetos mais complexos. Podemos atribuir o mesmo a uma residência e controlar o fluxo de água isolado ou geral, possibilitando cortes de fornecimento ou alarmes para alto consumo.

O funcionamento do Sensor de Fluxo de Água baseia-se em uma turbina estilo hélice que gira conforme o fluxo de água e detecta a quantia de voltas dadas. A leitura dos dados faz-se através de um íman posicionado em uma das pás da hélice e paralelamente a um sensor de efeito hall, responsável pelo envio de sinal digital.

Como mencionado anteriormente, o equipamento possui um sistema de comunicação digital, o que faz-se necessária a utilização de um microcontrolador para sua interpretação, utilizamos em nosso projeto o Arduino UNO.

 

TESTE PRÁTICO:

 

PRODUTOS UTILIZADOS NO TESTE:

Arduino Uno R3 + Cabo USB;

Sensor de Fluxo de Água G 1/2 1-30 l/min;

Display LCD 16×2 com fundo azul;

Protoboard 830 Pontos para Projetos;

Jumper Premium para Protoboard Macho-Macho;

Resistor 330R 1/4W.

 

MONTAGEM FÍSICA (HARDWARE):

A montagem física que envolve o projeto de Sensor de Fluxo de Água conta com uma quantia reduzida de equipamentos e faz-se parcialmente complexa apenas pela ligação do Display LCD. Como base para leitura e interpretação de dados utilizou-se o Arduino UNO e além deste, podemos destacar o potenciômetro para regulagem do contrate do display.

Nota: Antes da atualização do presente artigo, tinha-se utilizado para ajuste do contraste um trimpot, porém optamos por substituir o mesmo por um potenciômetro.

Abaixo, temos a montagem completa do projeto com seus respectivos produtos posicionados e ligados de maneira que execute as suas devidas funções.

Esquema de Ligação do Sensor de Fluxo com Arduino

Esquema de Ligação do Sensor de Fluxo com Arduino

 

FUNCIONAMENO DO PROGRAMA (HARDWARE)

O software para Sensor de Fluxo de Água tem a função de realizar a leitura da quantidade de pulsos gerados pelo sensor e o intervalo de tempo entre eles. Posteriormente, com os dados obtidos, o mesmo calcula a frequência, a quantia em litros e a somatória de litros que passa pelo sensor e imprime os dados em um display.

O código é extremamente simples e conta com apenas uma biblioteca, a biblioteca “LiquidCrystal.h”, originalmente já instalada com o software Arduino e de fácil acesso. Veja abaixo o código comentado e devidamente configurado de acordo com o esquema de ligação demonstrado anteriormente:

 

CONCLUSÃO

O Sensor de Fluxo de Água é um produto que possibilita uma gama de aplicações bastante diversificada, podendo ser utilizado tanto em projetos de automação residencial quanto em projetos industriais.

A sua utilização mostra-se fácil quanto a sua conexão simplificada de apenas três fios sendo destes, dois fios para a alimentação do produto e um para comunicação de dados. A programação conta com variáveis simples de fácil compreensão, todas as conversões já estabelecidas e todas as linhas comentadas a fim de melhorar a sua usabilidade.

A capacidade de verificar a quantia de água que passa por um sistema hidráulico transforma o Sensor de Fluxo de Água um produto bastante usual. Pode ser aplicado em sistemas de monitoria como no projeto que desenvolvemos ou atribuído a um relé para a interrupção de líquidos. Sua finalidade vai depender da sua necessidade.

Desenvolva este projeto com Sensor de Fluxo em sua casa ou empresa, aplique-o nos mais diversificados ambientes e não se esqueça de compartilhar conosco suas experiências, dúvidas e ideias.

Confira a nossa linha de completa de Sensores Arduino em: https://www.usinainfo.com.br/sensores-para-arduino-474

Categorias
ArduinoAutomação Residencial

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
95 Número de Comentários
  • JOSE MARCOS
    17 julho 2016 at 18:59
    Deixe seu Comentário

    Olá, sou iniciante no arduino e eu utilizei um sensor de fluxo de água e o esquema elétrico com o sketch postado nesse tópico, no entanto, quando ligo a placa arduino uno na usb, o sensor já começa a contagem mesmo com rotação zero e seu se eu sopro no sensor para ter uma rotação mais alta não faz diferença. O que pode estar acontecendo? Se alguém puder me ajudar agradeço.

  • David
    26 julho 2016 at 08:28
    Deixe seu Comentário

    Olá. É o seu projecto muito bem. Eu tenho uma pergunta para você. Se em vez de usar um sensor de fluxo 1/2 I utilizar um sensor de fluxo 3/4 (modelo FS300A) Devo fazer as correções no código de programação?

    Muito obrigado.

    David Rodriguez

    educatica2@gmail.com

    • Ana Paula de Oliveira
      29 julho 2016 at 17:08
      Deixe seu Comentário

      Sim, o código utilizado pode ser o mesmo … somente será necessária alguma alteração caso o projeto seja alterado de alguma maneira.
      Att Equipe Usinainfo

  • HELIO SATO
    18 agosto 2016 at 17:53
    Deixe seu Comentário

    Olá, sou leigo no assunto, seria possivel instalar um sensor de fluxo de água, junto com um registro de água eletrico, para que quando o volume de consumo de água de casa chegasse a 10 m3, o registro fosse desligado para que cortasse a passagem de água e eu pudesse religar caso quisesse ?

    • Equipe Usinainfo
      19 agosto 2016 at 19:21
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Helio, é possível sim. Vai depender somente do esquema de instalação do seu projeto e do código utilizado para o funcionamento do mesmo.
      Att Equipe Usinainfo

  • Vinicius teodosio
    1 setembro 2016 at 16:12
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, gostaria de saber qual o valor do resistor utilizado.

    Ótimo conteúdo, parabéns.

    Vinicius Teodosio

    • Equipe Usinainfo
      1 setembro 2016 at 18:47
      Deixe seu Comentário
      • Miguel alt
        16 outubro 2016 at 01:16
        Deixe seu Comentário

        Olá
        Gostaria de entender do que se trata o pequeno quadrado azul ao lado do lcd

        Agradeço desde já

        Miguel Alt

        • Equipe Usinainfo
          21 outubro 2016 at 17:08
          Deixe seu Comentário

          Boa Tarde ! O componente azul presente no projeto é um trimpot e tem a função de regular o contraste do display, tornando-se fundamental em seu projeto e podendo ser substituído por um potenciômetro. Em determinados casos usa-se um resistor para diminuir o brilho da luz de fundo, porém a utilização do mesmo não se torna obrigatória para o seu projeto.
          Att Equipe Usinainfo

  • Lucas Moraes
    2 dezembro 2016 at 13:38
    Deixe seu Comentário

    Olá, eu comprei um sensor de vazão de 0,3 a 6L/min, gostaria de saber qual é a relação de pulsos e quantidade de litros, pois neste é de 5.5 e neste meu sensor não está funcionando. Se puderem me responder o mais breve possível eu ficaria muito agradecido.

  • Stephanie santos
    19 janeiro 2017 at 01:52
    Deixe seu Comentário

    Olá Leonardo Dalla,

    Gostei muito do seu projeto, porém estou com uma duvida, na imagem da montagem Física é usado o arduino UNO e um display de LCD, qual é o nome do componente azul que esta localizado do lado esquerdo do display, por gentileza.

    • Equipe Usinainfo
      23 janeiro 2017 at 13:29
      Deixe seu Comentário

      Olá, O componente azul presente no projeto é um trimpot e tem a função de regular o contraste do display, tornando-se fundamental em seu projeto e podendo ser substituído por um potenciômetro.
      Att Equipe Usinainfo

  • MARCOS CHAPRÃO
    20 fevereiro 2017 at 03:34
    Deixe seu Comentário

    Olá, gostaria de saber como faço para ler 3 sensores, como ficaria o código.

    Desde já agradeço.

    • Equipe Usinainfo
      9 março 2017 at 14:56
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      A leitura de 3 sensores vai precisar de uma alteração física de seu projeto já que terá que escolher outros pinos para
      conexão de seus sensores e terá que adaptar o código adicionando novas variáveis e novos comandos ao seu código fonte.
      Att Equipe Usinainfo

  • Stephanie santos
    22 fevereiro 2017 at 14:24
    Deixe seu Comentário

    Bom dia,

    Eu tentei reproduzir o projeto, porém não estou conseguindo ligar o display com o sensor.
    Acredito que seja por causa da potencia do Resistor, posso estar usando um que não potente o suficiente, Qual a potencia do resistor que foi utilizado no projeto.

  • Pedro Rela
    17 março 2017 at 01:47
    Deixe seu Comentário

    Boa noite!

    não estou conseguindo rodar o codigo juntamente com um LCD 16×2 via I2C.
    Tudo funciona perfeitamente utilizando o monitor serial, mas quando coloco para “aparecer” qualquer tipo de informação no LCD o arduino simplesmente para de funcionar… Ele coleta o primeiro dado, apresenta no monitor serial, e depois para…

    você saberia dizer se este tipo de interrupção interfere com a comunicação I2C?

    obrigado!

    • Equipe Usinainfo
      17 março 2017 at 20:06
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde! O código não foi desenvolvido para ser utilizado com display I2C,
      você realizou o ajuste no código para adaptação?

  • Daniel
    23 março 2017 at 14:32
    Deixe seu Comentário

    Bom dia,

    Com esse sensor, qual a máxima taxa de amostragem que ele é capaz de fornecer?
    Observei que nesse código ele disponibiliza uma medição a cada 1 segundo. É possível obter mais amostras por segundo?

    • Equipe Usinainfo
      24 março 2017 at 11:55
      Deixe seu Comentário

      Bom dia.
      A maior taxa de amostragem vai depender do seu código e do limite que irá definir previamente.
      O código pode ser alterado como desejado com o intuito de aumentar e diminuir precisão, vale
      cuidar somente para não exceder a sua capacidade.
      Att Equipe Usinainfo

  • Marcelo
    23 março 2017 at 16:50
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde
    Gostaria de colocar um medidor de fluxo de agua de 1 polegada, teria que alterar e se alterar onde na programação ?
    Obrigado

    • Equipe Usinainfo
      27 março 2017 at 19:57
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      A princípio a bitola do cano não interfere na programação do equipamento,
      porém vale ressaltar que o mesmo precisará de um adaptador e a pressão que
      flui pelo sistema deve respeitar a igualdade de x ≤ 1.75MPa.

      Att Equipe Usinainfo

  • gUILHERME
    6 abril 2017 at 18:02
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, tenho dúvida em relação a constante para conversão de L/M, ela sofrerá variações se a pressão do sistema mudar? o projeto que desejo é ligar ela na rede de água residêncial, e aos finais de semana a pressão sempre decai, obrigado!

    • Equipe Usinainfo
      17 abril 2017 at 12:16
      Deixe seu Comentário

      Bom dia! A pressão da água que flui pelo cano do sensor não é fator de ajuste junto ao código,
      vale somente respeitar o nível máximo da pressão que o equipamento suporta.
      Att Equipe Usinainfo

  • Diego
    20 maio 2017 at 04:37
    Deixe seu Comentário

    Preciso ligar dois sensores deste em um Arduíno. é Possível? Não estou conseguindo. Todos só funcionam na porta digital dois do Arduíno.

    • Equipe Usinainfo
      22 maio 2017 at 14:08
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Diego!
      A instalação de dois sensores de fluxo será possível somente com a adaptação do código para mais de um equipamento,
      pois este projeto foi desenvolvido somente para utilização de um sensor.
      Att Equipe Usinainfo

    • Alexandre
      23 maio 2020 at 09:26
      Deixe seu Comentário

      Bom dia. Excelente o tratde vcs. Estou iniciando e gostaria de substituir o display por informações direto no celular. Vcs tem esse projeto?

  • Nelson
    6 junho 2017 at 20:33
    Deixe seu Comentário

    Olá, na primeira etapa do texto fala que foi utilizado um arduíno Mega, mas no esquema de ligação temos um arduíno uno. Pode-se utilizar um arduíno uno então?

    • Equipe Usinainfo
      7 junho 2017 at 20:23
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Este código e este esquema de ligação podem ser utilizados com Arduino UNO sem problema.

  • Nelson
    8 junho 2017 at 00:15
    Deixe seu Comentário

    Obrigado! Excelente site. Recomendo a todos os amigos. Mais uma dúvida: Como foi feita a conexão dos jumpers com as entradas no display? Foi feita alguma solda? Ou apenas “encostou”o jumper no orifício e conectou na protoboard? Obrigado!

    • Equipe Usinainfo
      12 junho 2017 at 19:10
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Para o desenvolvimento deste projeto, foi soldados junto ao display uma barra de pinos, o simples contato do jumper não assegura a funcionalidade do projeto.
      Att Equipe Usinainfo

  • Nelson
    11 junho 2017 at 01:34
    Deixe seu Comentário

    Obrigado pela resposta! Mais uma coisa: Qual o valor do resistor usado? Parabéns pelo site!

    • Equipe Usinainfo
      12 junho 2017 at 19:46
      Deixe seu Comentário

      Olá Nelson, você pode utilizar um resistor de aproximadamente 100 Ohms.
      Att

  • Jose Cavalcante neto
    17 agosto 2017 at 23:18
    Deixe seu Comentário

    Olá, muito bom seu projeto. Quero utilizar essa tecnologia para calcular o volume total de uma passagem de CO2 por uma tubulação. É possível utilizar esse método de medição para gases ao invés de água? Agradecido

    • Equipe Usinainfo
      24 agosto 2017 at 20:46
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Este sensor é desenvolvido com o intuito de controlar o Fluxo de água, a utilização do mesmo para o controle de Ar pode apresentar incompatibilidade com o valor real que circula no seu sensor.

  • marcelo baffeo
    15 setembro 2017 at 18:34
    Deixe seu Comentário

    Olá boa tarde, gostaria de saber como eu posso multiplicar esse valor que o sensor me dá em litros por exemplo 20 centavos ?,para eu pode comparar com minha conta de água mensal, pois vi que um litro aqui na região onde resido o litro é quase 20 centavos.

    • Equipe Usinainfo
      26 setembro 2017 at 19:09
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Para isto basta adicionar uma variável que realize a multiplicação do valor obtido pelo valor fixo de cada litro, é simples e totalmente possível de ser realizado.
      Qualquer duvida estamos a disposição.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Jeconias
    23 setembro 2017 at 16:46
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde. Através desse mesmo projeto, pode-se adicionar quatro sensores de fluxo de água no Arduíno e armazenar os dados coletados por exemplo; durante o final do dia para cada sensor individualmente. Sendo que ao desligar o sistema, as informações não serão perdidas?

    • Equipe Usinainfo
      26 setembro 2017 at 19:08
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      É possível adicionar mais sensores de fluxo em seu projeto sem problema, cada um terá sua porta independente e consequentemente seus valores individuais, basta somente realizar as alterações necessárias junto ao código base disponibilizado em nosso projeto. Quanto a obtenção de dados, pode ser feita através de um cartão SD que você retira do projeto sempre que desejar acessar os dados obtidos durante o dia ou através de uma memória EEPROM para mandar estes dados através de um meio de comunicação como Ethernet, Blueooth ou até mesmo através de um GSM.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Emerson Santos
    11 outubro 2017 at 19:10
    Deixe seu Comentário

    Olá, boa tarde, sou iniciante com programação amigo, vc poderia me dizer como faço para armazenar o valor em litros do consumo mensal?,para que eu possa comparado com a conta enviada pela concessionária. ou seja eu teria que coletar os valores coletados durante os 30 dias do mês e depois multiplicar por 30, daí eu tbm poderia pegar esse total em litro e multiplicar pelo valor do litro por hora e ver se bate com o valor da minha conta de água.
    desde já obrigado Usinainfo!!!

    • Equipe Usinainfo
      11 outubro 2017 at 20:47
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Emerson!
      Você pode armazenar os dados tanto em uma memória EEPROM quanto em um cartão SMD, vai depender do seu projeto.
      Vale ressaltar porém que como vai ser um equipamento de leitura contínua, necessitaria de um sistema de alimentação com bateria, por exemplo, para os casos em que acabe a luz.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Alex
    7 novembro 2017 at 01:25
    Deixe seu Comentário

    Boa noite!

    Estou com projeto de TCC utilizando o sensor de vazão porem para economizar portal digital do arduino UNO, utilizo adaptador I2C. A unica alteração que realizei foi na biblioteca onde o código ficou dessa forma :

    #include
    #include

    float vazao ; //Variável para armazenar o valor em L/min
    float media = 0; //Variável para fazer a média
    int contaPulso; //Variável para a quantidade de pulsos
    int i = 0; //Variável para segundos
    int Min = 00; //Variável para minutos
    float Litros = 0; //Variável para Quantidade de agua
    float MiliLitros = 0; //Variavel para Conversão

    LiquidCrystal_I2C lcd(0x27,16,2);

    void setup()
    {

    lcd.init(); // initialize the lcd
    lcd.backlight();
    lcd.begin(0x27,16,2);
    lcd.setCursor(0, 0);
    lcd.print(“Sensoriamento de”);
    lcd.setCursor(0, 1);
    lcd.print(” fluxo de Agua “);
    delay(10000);
    //lcd.clear();

    pinMode(4, INPUT);
    attachInterrupt(0, incpulso, RISING); //Configura o pino 2(Interrupção 0) interrupção
    }

    void loop ()
    {
    contaPulso = 0;//Zera a variável
    sei(); //Habilita interrupção
    delay (10000); //Aguarda 1 segundo
    cli(); //Desabilita interrupção

    vazao = contaPulso / 5.5; //Converte para L/min
    media = media + vazao; //Soma a vazão para o calculo da media
    i++;
    lcd.setCursor(0, 0);
    lcd.print(vazao); //Escreve no display o valor da vazão
    lcd.print(” L/min “); //Escreve L/min
    lcd.setCursor(0, 1);
    lcd.print(Min);
    lcd.print(“:”); //Escreve :
    lcd.print(i); //Escreve a contagem i (segundos)
    lcd.print(“Min “); //Escreve :
    MiliLitros = vazao / 60;
    Litros = Litros + MiliLitros;
    lcd.print(Litros);
    lcd.print(“L “);

    // Neste conjunto de linhas fizemos a média das leituras obtidas a cada 1 minuto
    if (i == 60)
    {
    Min++;
    lcd.print(Min);

    if (Min >= 60)
    {
    Min = 0;
    }
    media = media / 60; //faz a média
    Serial.print(“\nMedia por minuto = “); //Imprime a frase Media por minuto =
    Serial.print(media); //Imprime o valor da media
    Serial.println(” L/min – “); //Imprime L/min
    media = 0; //Zera a variável media para uma nova contagem
    i = 0; //Zera a variável i para uma nova contagem
    }

    }

    void incpulso ()
    {
    contaPulso++; //Incrementa a variável de pulsos
    }

    O código compila e o texto é apresentado no display, porem ao colocar água no recipiente as informações não são apresentadas.

    Desde já obrigado Usinainfo pelo fórum.

    • Equipe Usinainfo
      9 novembro 2017 at 13:52
      Deixe seu Comentário

      Bom dia! Quando trabalhamos com equipamentos de comunicação I2C um dos maiores problemas que encontramos refere-se ao endereçamento, antes de mais nada, verifique o endereço do seu conversor I2C para constatar se não está com algum problema neste detalhe.

  • Celso
    20 novembro 2017 at 12:40
    Deixe seu Comentário

    Muito bom! Mais didático que isso, impossível.

  • Vinicius
    3 janeiro 2018 at 02:14
    Deixe seu Comentário

    Olá, qual a perda de carga que esse sensor causa na rede? Obrigado.

    • Equipe Usinainfo
      8 janeiro 2018 at 16:34
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Infelizmente esta informação não é disponibilizada pelo nosso fornecedor.

  • jean
    10 janeiro 2018 at 20:30
    Deixe seu Comentário

    gostaria de saber se esse mesmo esquema pode ser utilizado para constatar corte no abastecimento de agua?

    • Equipe Usinainfo
      11 janeiro 2018 at 17:36
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Este projeto verifica o fluxo de água, para constatar a interrupção de água, por sua vez seria necessária a alteração do código e os devidos ajustes junto ao mesmo e ao projeto para gerar um sinal de alerta, no caso.

  • Marcos
    7 fevereiro 2018 at 18:20
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, oq eu mudaria no código pra saber o total ao invés da média, ex: eu ligo uma mangueira nele por 30 segundos queria saber o total de aguá que passou nesse intervalo é possível? basta mudar somente a regra do calculo ?

    • Equipe Usinainfo
      16 outubro 2018 at 13:51
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Marcos!

      Este mesmo código possui ambas as funcionalidades, além de apresentar a média de l/min, também apresenta a quantia total em litros que passou pelo mesmo.

  • Herminio SAbino
    8 março 2018 at 23:14
    Deixe seu Comentário

    Boa noite,
    gostaria de saber as vazões minimas e máximas que o sensor é recomendado.
    estou querendo montar ele para medir vazões de córregos.
    Vocês teria algum sensor ou esquema que possa ser utilizado nesse meu propósito?
    uma especie de medidor de nível, (a cada centímetro) para ser instalado em uma Calha Parshall?

    desde já agradeço

    • Equipe Usinainfo
      9 março 2018 at 14:55
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Hermínio!
      A vazão do referente produto é de 1L/min à 30L/min.
      Infelizmente até o momento não possuímos um produto que meça centímetro à centímetro o nível de água.

  • Luis
    17 março 2018 at 04:23
    Deixe seu Comentário

    ola usinainfo fiz algumas alteraçoes no codigo para i2c e ao iniciar o programa tudo vai bem mas quando chega ao contador a tela nao apresenta nada

    • Equipe Usinainfo
      23 março 2018 at 18:22
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Luis!
      Você está setando o valor convertido no local certo?
      Não apagou nenhuma variável de conversão que poça estar dando interferência no funcionamento?

  • Ricardo Martins Alves
    6 maio 2018 at 23:02
    Deixe seu Comentário

    Pessoal, tudo bem?
    Gostaria de saber se ao desligar o o projeto da energia e zera tudo, ou seja, em uma falta de energia, eu perderia toda a info que o arduíno colocou.
    Se eu necessitaria colocar bateria para assumir na falta de energia.

    Obrigado e parabéns pelo site.

    • Equipe Usinainfo
      10 maio 2018 at 13:03
      Deixe seu Comentário

      Olá Ricardo!
      Sim, se o Arduino se desligar o mesmo para de coletar os dados e temporariamente para de realizar a leitura, existe a possibilidade de manter junto ao projeto um cartão de memória, por exemplo, para realizar a captura dos dados, porém a utilização de uma bateria não interromperia a leitura agregaria ainda mais funcionalidades ao seu projeto.

  • Júlio césar MARANA
    17 maio 2018 at 19:03
    Deixe seu Comentário

    Fiz a ligação como consta no site, no entanto só aparecem quadradinhos, mas não sei se o LCD é o mesmo. Tem como dizer qual pino é qual pra eu confirmar a ligação?

    • Equipe Usinainfo
      30 maio 2018 at 13:03
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Júlio!
      Caso tenha incluso o trimpot ou o potenciômetro, este problema pode ser resolvido girando os mesmos até obter a visibilidade dos caracteres, caso não tenha incluso, a utilização de um dos mesmos é fundamental para o projeto.

  • Ana
    11 junho 2018 at 12:23
    Deixe seu Comentário

    Bom dia. Qual Software vocês utilizam para fazer o desenho dos circuitos elétricos? Notei que este possui o Sensor de Controle de Fluxo, os que eu utilizo não tem muitas opções de sensores. Desde já agradeço.

    • Equipe Usinainfo
      31 julho 2018 at 14:45
      Deixe seu Comentário

      Olá Ana!
      Comumente utilizamos o Fritzing para desenvolver os esquemas de ligação, porém quando o mesmo não possui os sensores que utilizamos, acrescentamos os mesmos através de editores de imagem e utilizamos as imagens próprias de nossos banco de dados.

  • Riki
    28 agosto 2018 at 15:21
    Deixe seu Comentário

    Ola boa tarde, tenho um sensor de 3/8 não lê corretamente o valor de litro. Na constante 5.5 do codigo deveria mudar para qual valor sabendo que o meu sensor é de 3/8 ou como fazer a conta para chegar no valornda constante?
    Obg

    • Equipe Usinainfo
      27 setembro 2018 at 14:21
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Riki!

      Infelizmente desconhecemos a utilização de sensores de fluxo de água de 3/8 e até o momento não desenvolvemos nenhum projeto com o mesmo para lhe garantir a exatidão na obtenção dos dados.

  • Jonas
    25 setembro 2018 at 01:18
    Deixe seu Comentário

    Boa noite.
    Super interessante o projeto de vocês. Tem inclusive mais do que precisava.
    No entanto, algumas dúvidas:
    1. Não compreendi o que faz as linhas:
    sei(); //Habilita interrupção
    cli(); //Desabilita interrupção

    2. A linha cli(); tenho que deixar como comentário para funcionar. Caso contrário, após apresentação, nada aparece.

    3. A linha: vazao = contaPulso / 5.5; Consta a constante 5,5. Por que deste valor? Há necessidade de mudar dependendo projeto ou modelo do equipamento?

    • Equipe Usinainfo
      16 outubro 2018 at 13:35
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Jonas!

      Obrigado pelo reconhecimento. As funções sei() e cli() organizam a interrupção e liberação de dados, funcionando como uma chave geral.
      A princípio não é necessário comentar a variável cli(), em meus testes sempre mantive como está no código exemplo.
      A constante 5,5 neste caso determina o fator de relação existente entre o fluxo de água e a bitola do sensor de fluxo. Se mudar para outro modelo de sensor com diferente bitola, esta é a constante que deverá ser alterada para garantir a exatidão das leituras.

  • Gildeon
    9 outubro 2018 at 13:56
    Deixe seu Comentário

    Bom dia, teria como programar a contagem de tempo a partir de outra variável, e caso essa variável parasse o tempo congelasse, se iniciando de onde parou quando a varíavel reiniciasse.

    • Equipe Usinainfo
      23 novembro 2018 at 12:31
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      O processo de contagem utiliza como base os resultados obtidos e armazenados em sua memória, caso estes dados estejam arquivados em meios de consulta como cartões SD que possam ser acessados a qualquer momento podem também ser utilizados como parte do seu projeto.

  • Lucas
    6 dezembro 2018 at 16:21
    Deixe seu Comentário

    Estou com o mesmo problema do Alex. Adaptei o código para o módulo I2C acoplado no display:

    #include
    #include

    float vazao; //Variável para armazenar o valor em L/min
    float media = 0; //Variável para fazer a média
    int contaPulso; //Variável para a quantidade de pulsos
    int i = 0; //Variável para segundos
    int Min = 00; //Variável para minutos
    float Litros = 0; //Variável para Quantidade de agua
    float MiliLitros = 0; //Variavel para Conversão

    LiquidCrystal_I2C lcd(0x27,2,1,0,4,5,6,7,3, POSITIVE);

    void setup()
    {
    Serial.begin(9600);
    lcd.setBacklight(HIGH);

    lcd.begin(16, 2);
    lcd.setCursor( 0, 0);
    lcd.print(“Sensoriamento de”);
    lcd.setCursor( 0, 1);
    lcd.print(” fluxo de Agua “);
    delay(3000);
    lcd.clear();

    pinMode(2, INPUT);
    attachInterrupt(0, incpulso, RISING); //Configura o pino 2(Interrupção 0) interrupção
    }

    void loop ()
    {
    contaPulso = 0;//Zera a variável
    sei(); //Habilita interrupção
    delay (1000); //Aguarda 1 segundo
    cli(); //Desabilita interrupção

    vazao = contaPulso / 9.5; //Converte para L/min
    media = media + vazao; //Soma a vazão para o calculo da media
    i++;
    lcd.setCursor(0, 0);
    lcd.print(vazao); //Escreve no display o valor da vazão
    lcd.print(” L/min “); //Escreve L/min
    lcd.setCursor(0, 1);
    lcd.print(Min);
    lcd.print(“:”); //Escreve :
    lcd.print(i); //Escreve a contagem i (segundos)
    lcd.print(“Min “); //Escreve :
    MiliLitros = vazao / 60;
    Litros = Litros + MiliLitros;
    lcd.print(Litros);
    lcd.print(“L “);

    // Neste conjunto de linhas fizemos a média das leituras obtidas a cada 1 minuto
    if (i == 60)
    {
    Min++;
    lcd.print(Min);

    if (Min >= 60)
    {
    Min = 0;
    }
    media = media / 60; //faz a média
    Serial.print(“nMedia por minuto = “); //Imprime a frase Media por minuto =
    Serial.print(media); //Imprime o valor da media
    Serial.println(” L/min – “); //Imprime L/min
    media = 0; //Zera a variável media para uma nova contagem
    i = 0; //Zera a variável i para uma nova contagem
    }

    }

    void incpulso ()
    {
    contaPulso++; //Incrementa a variável de pulsos
    }

    Ele aparece a primeira mensagem definida no setup, e depois não aparece mais nada. Alguma sugestão ou idéia?

  • Ederson WEBER
    19 janeiro 2019 at 12:10
    Deixe seu Comentário

    Bom dia, vi que usa a interrupção para receber os dados, posso montar sem usar isso, a variavel recebe a leitura do digital 7 por exemplo ou causa alguma inconsistência?

    • Equipe Usinainfo
      4 abril 2019 at 17:37
      Deixe seu Comentário

      Olá Ederson, para este projeto optamos por permanecer com o pino de interrupção sem alterá-lo devido ao fato de que ele prioriza os dados coletados pelo sensor mesmo que existam outros equipamentos conectados ao sistema, um recurso que melhora a coleta de dados e traz maior qualidade ao projeto.

  • elielton
    19 junho 2019 at 13:41
    Deixe seu Comentário

    Olá usina,

    Estou com um projeto para montar porém o display não apresenta se o sistema está ok ou não.
    Fica todo bagunçado as mensagens..

    PODERIA ME AJUDAR???

    SOBRE UM SENSORIAMENTO DE FLUXO DE ÁGUA.

    • Equipe Usinainfo
      16 julho 2019 at 15:44
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Elielton!
      O que dá para se observar com suas informações é que possivelmente o problema esteja em seu código, verifique o código e o sistema de comunicação utilizado pelo mesmo para diagnosticar o problema.
      Caso esteja utilizando o nosso exato código, verifique a conexão dos seus cabos, se não estão com mal contato e se estão conectados da mesma maneira que a expressa em nossa imagem de ligação.

  • davidson fellipe pena fellipe
    4 agosto 2019 at 23:26
    Deixe seu Comentário

    é so vc colocar lcd.print(DEC, vazao) só assim vc vai conseguir exibir no display, faz os testes ae e poste novamente se deu certo.

  • Hitalo vieira
    31 agosto 2019 at 18:53
    Deixe seu Comentário

    Olá, ótimo post. Só uma dúvida, em todos os códigos que eu vejo sobre esse sensor, utiliza-se a porta 2 como input. Eu gostaria de saber como alterar essa porta, já alterei a linha em que define a porta 2 coloquei o jumper na outra porta que eu defini, porém o sensor não faz a leitura. tem alguma outra modificação a se fazer ? desde já obrigado!

    • Matheus Gebert Straub
      5 setembro 2019 at 16:12
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Hitalo!
      Existe um porque de sempre se utilizar a porta 2 nos projetos com este sensor, no Arduino as portas 2 e 3 são as únicas portas de interrupção, ou seja, elas interrompem sempre todas as suas demais funções para dar preferencia a leitura dos equipamentos conectados a ela, ou seja, caso deseje alterar a porta utilizada pelo sensor no Arduino UNO, as duas portas indicadas são apenas a porta 2 e 3.

  • Ilton
    12 setembro 2019 at 14:43
    Deixe seu Comentário

    Alguém tem o projeto elétrico do medidor de fluxo?

  • Gianluca
    23 setembro 2019 at 09:23
    Deixe seu Comentário

    olá, eu comprei os componentes aqui antes da atualização do site e onde não havia potenciômetro e havia um modelo de montagem. Eu montei o arduino seguindo seguindo aquele modelo, porém com o código atual. Vocês poderiam me passar o codigo anterior pois não estou conseguindo fazer meu arduino funcionar.

    • Equipe Usinainfo
      4 outubro 2019 at 17:51
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Gianluca!
      O código do projeto não foi alterado, apenas a imagem, porém o esquema de ligação utilizado é o mesmo.
      Colocamos o Potenciômetro no lugar do trimpot que existia antes, porém a funcionalidade de ambos é a mesma.

  • Pedro
    12 outubro 2019 at 22:09
    Deixe seu Comentário

    Se eu utilizar uma Bateria de 9V para ligar o sensor, preciso de resistores? E se sim, qual?

    • Equipe Usinainfo
      25 outubro 2019 at 17:28
      Deixe seu Comentário

      Olá Pedro!
      É possível utilizar uma bateria de 9V para alimentar o sensor, porém a utilização do resistor vai depender dos detalhes do projeto e a sua aplicação.

  • HERBERT
    6 novembro 2019 at 17:18
    Deixe seu Comentário

    Qual a diferença entre as barras de pinos do display para efetuar a compra?

    • Matheus Gebert Straub
      7 novembro 2019 at 10:07
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia HERBERT! A Barra de pinos diferencia-se fundamentalmente pelo seu ângulo de instalação que pode ser de 180 ou 90 graus, para a instalação no display recomendo a utilização de uma barra de pinos de 180º.

  • Aguinaldo
    22 novembro 2019 at 12:38
    Deixe seu Comentário

    Bom dia Matheus,me ajudou bastante. Mas eu precisava que o tempo inicie quando o sensor comece a girar. seria possível? Muito Obrigado.

    • Matheus Gebert Straub
      27 novembro 2019 at 09:40
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Aguinaldo! Que bom que lhe foi útil este projeto, quanto a temporização, ela pode ser acionada quando estiver passando líquidos através de um if que inicie a contagem sempre que a vazão for maior que 0, por exemplo.

  • Jose
    1 janeiro 2020 at 15:32
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, vocês sabem se pode passar gasolina por este sensor?

    • Matheus Gebert Straub
      16 janeiro 2020 at 18:40
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Jose! Não é recomendada a utilização do sensor de fluxo com gasolina infelizmente, este tipo de liquido pode diminuir a vida útil do dispositivo e causar danos ao mesmo.

  • Rafael
    11 março 2020 at 10:27
    Deixe seu Comentário

    Bom dia, gostaria de saber se posso armazenar essa informação em uma variável durante um di, no final do dia enviar via post para uma API php?

  • Rogério Menegon
    27 maio 2020 at 15:07
    Deixe seu Comentário

    Olá, sou iniciante no arduino e eu utilizei um sensor de fluxo de água e o esquema elétrico com o sketch postado nesse tópico, no entanto, quando ligo a placa arduino uno na usb, o sensor já começa a contagem mesmo com rotação zero e seu se eu sopro no sensor para ter uma rotação mais alta não faz diferença. O que pode estar acontecendo? Se alguém puder me ajudar agradeço.

    Esse o primeiro comentário… esta acontecendo a mesma coisa, mesmo com o sensor de fluxo parado fica incrementando valores no display… Poderia me ajudar??

    • Matheus Gebert Straub
      1 junho 2020 at 16:53
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Rogério! Tente verificar a conexão do sensor de fluxo, normalmente os seus fios são da cor vermelho, amarelo e preto, tente verificar se é mesmo o fio amarelo que está conectado à porta digital do projeto e se este está na porta D2 (terceiro pino).

  • LUCAS
    30 junho 2020 at 11:52
    Deixe seu Comentário

    Bom dia, Matheus.
    Tudo bem ?

    Gostaria de saber se é possível visualizar a leitura do sensor de fluxo através do computador ou via aplicativo de celular ?

    Tem como enviar passar seu e-mail ?

    Atte,
    Lucas Figueiredo

  • Elton
    16 janeiro 2021 at 20:08
    Deixe seu Comentário

    Tudo bem. Gostaria de comprar medidor de fluxo de água de 1/4 junto com o display e tudo que é necessário para montar o Arduino e etc e a programação bem simples que apenas mede a quantidade de fluxo

    • Matheus Gebert Straub
      4 março 2021 at 16:11
      Deixe seu Comentário

      Olá Elton! Todos os produtos necessários para montar o referido projeto estão disponíveis no site da Usinainfo e lincados neste artigo.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados