Projeto Arduino com MP3 Arduino DFPlayer Mini em um Elevador com Sistema de Áudio Indicador de Andar

Projeto Arduino com o Módulo MP3 Arduino

Constantemente estamos evoluindo nossos conhecimentos e a nossa capacidade de pensar cada vez mais no próximo, atualmente fala-se muito sobre acessibilidade, uma palavra muito importante para uma parcela da população que luta por seus direitos e a uma vida normal e tranquila.

Quem não gosta de independência? Quem não gosta de realizar suas próprias tarefas? Constantemente nos deparamos com adaptações que possuem como objetivo trazer maior autonomia para os que contam com necessidades especiais, este é um procedimento em constante evolução e pensando nisto, desenvolvemos através de um Módulo MP3 Dfplayer Mini e Arduino um projeto de reprodução de voz dos andares para elevadores.

Acessibilidade e tecnologia cada vez mais andam juntas, contamos com uma gama de produtos extremamente grande e muitas vezes não sabemos como utilizá-los para ajudar o próximo, este é um projeto simples que pode ser de grande ajuda para indivíduos que utilizam deste recurso.

Nada melhor que testarmos nossas habilidades com Arduino em projetos que podem auxiliar a nossa comunidade e melhorar o ambiente que vivemos para que todos possamos usufruir sem medo e com total autonomia e segurança e ainda agregar novos métodos de acionamento e sistemas de reprodução como o exclusivo Módulo MP3 Arduino DFPlayer Mini.

 

Equipamentos Utilizados no Teste do Projeto Arduino com Módulo MP3 Arduino DfPlayer

– Arduino Uno R3 + Cabo USB;

– Módulo MP3 Arduino DFPlayer Mini;

– Mini Alto-falante 5W 6 Ohms para Projetos – YD78;

– 3 Módulo Sensor Magnético para Arduino;

– 1 Resistor 330R 1/4W;

– 3 Resistores 10K 1/4W;

– Jumpers.

 

Aplicação e Funcionamento

Como base de funcionamento para acionamento dos áudios, o projeto conta com 3 sensores Reed Switch que detectam o andar no qual o elevador parou e reproduzem o exato áudio correspondente ao mesmo. Os sensores funcionam de forma bastante simples já que são constituídos de dois filamentos individuais e separados entre si que se unem quando na presença de um imã.

Na imagem abaixo, podemos verificar um Reed Switch Aberto, ou seja, em seu estado natural e um Reed Switch Fechado, em seu estado interligado, o qual ocorre quando existe a aproximação de um imã e as duas lâminas de metal se unem possibilitando a passagem de energia.

Neste projeto Arduino, para cada andar será atribuído um diferente Reed Switch e cada qual será responsável por liberar o sinal necessário para acionamento junto às portas digitais do Arduino.

Para o reconhecimento, seleção e execução dos áudios, utilizamos o Módulo DFPlayer um equipamento lançado no mercado com o intuito de aprimorar as experiências anteriormente frustrantes já que os cartões de memória sempre limitavam-se em modelos de baixa memória.

Demonstrando sua vasta utilização, o Módulo MP3 Arduino DFPlayer Mini além de reproduzir sons através de comandos Arduino, também pode ser utilizado individualmente sem a conexão de uma placa microcontroladora, tendo pinos diretos para conexão de alto-falante até 3W ou amplificadores de som para equipamentos de maior potência, além de atalhos para os comandos Play, Next, Prev, Volume + e Volume -.

Acima, podemos verificar os respectivos pinos do Módulo MP3 Arduino DFPlayer Mini assim como as suas funções. Os pinos IO_1 e IO_2, por exemplo, são responsáveis por executar as funções supramencionadas.

Ambos os equipamentos em conjunto com um Alto-falante serão responsáveis por reproduzir áudios previamente guardados sempre que gerado um sinal positivo para tal comando.

Fundamentalmente, o projeto irá reconhecer o momento em que o elevador chegar a um determinado andar e indicar através de um comando de voz em qual andar acabou de parar, demonstrando a funcionalidade de um Arduino UNO combinado com um Módulo MP3 DFPlayer para a execução de sons junto de um alto-falante conectado diretamente ao módulo de reprodução.

 

Esquema de Ligação (Hardware)

Excluindo a necessidade de um amplificador de som, conectamos um alto-falante diretamente aos pinos SPK_1 e SPK_2 como podemos observar na imagem demonstrada anteriormente, o que facilitou o nosso projeto e possibilitou nos concentrarmos em diferentes perspectivas do projeto.

A utilização de um alto-falante 3W demonstrou-se parcialmente incompatível o que desejávamos desenvolver, desta maneira verificamos a possibilidade de utilizar um alto-falante de 5W, que ao ser utilizado de maneira controlada sem extrapolar os limites do módulo funcionou perfeitamente e possibilitou certa melhora nas reproduções de áudio.

O esquema de ligação do Arduino e do Módulo MP3 Arduino DFPlayer Mini são bastante simplificadas, encontramos uma certa complexibilidade apenas no momento de adaptação e instalação dos sensores Reed Switch que necessitaram de uma conexão Pull Down através de resistores 10K.

Para evitar qualquer dano ao Módulo DFPlayer e melhorar a comunicação e acionamento de comandos, incluímos também um resistor de 330R ao projeto que interliga o pino 11 do Arduino ao pino RX do módulo de reprodução e reduz possíveis ruídos junto a saída de áudio, abaixo podemos conferir o esquema com os respectivos pinos e produtos utilizados:

Como podemos observar, os três terminais do sensor Reed Switch estão interligados, pois compartilham de uma mesma alimentação comum mas vale lembrar que para o momento de instalação, diferente das fotos, estes sensores não podem ficar muito perto já que necessitam de um imã e o mesmo pode acabar acionando mais de um sensor ao mesmo tempo.

Para quem preferir, disponibilizamos também de um esquema elétrico demonstrando as ligações do referente projeto junto das descrições dos componentes utilizados, sendo S1, S2 e S3 os sensores Reed Switch, e R a abreviação para Resistor observe:

Código de Funcionamento (Software)

Por mais complexo que poça parecer este Projeto Arduino com o Módulo MP3 Arduino DFPlayer Mini, o código do mesmo demonstra-se bastante simples, tirando alguns dos comandos específicos da biblioteca DFPlayer, todos os demais são os que estamos acostumados a utilizar em outros projetos que já vimos anteriormente.

Quanto as bibliotecas utilizadas, mencionamos anteriormente que temos uma biblioteca DFPlayer utilizada para a execução dos comandos específicos do módulo assim como o agrupamento das mídias e organização de reprodução e além desta outra bastante conhecida que é a “SoftwareSerial.h”, verifique o código completo:

 

Como podemos observar todos os passos estão claramente comentados e são facilmente interpretados, porém tem alguns detalhes que podemos explorar um pouco mais, como por exemplo:

 

Nesta parte do código encontramos algumas das configurações iniciais de programação referente a reprodução de áudio do Módulo MP3, a variável setTimeOut identifica um delay para acionamento, recomendamos manter este mesmo valor sem alteração, a variável volume por sua vez controla a intensidade do áudio junto ao alto-falante, neste momento está configurada em 30, porém pode variar entre 1 e 31, fica critério do projeto desenvolvido.

Uma configuração que merece a nossa atenção devido as variações que pode apresentar é a variável EQ, responsável pelo controle de equalização e que pode varar o áudio entre Normal, Pop, Rock, Jazz, Classic e Bass representada pelos valores 0, 1, 2, 3, 4 e 5 respectivamente.

 

Biblioteca “DFRobotDFPlayerMini.h”

A biblioteca DFPlayer utilizada para o funcionamento do nosso código pode ser instalada diretamente através da IDE do Arduino, para isto, basta seguir os seguintes passos: “Sketch – Incluir Biblioteca – Gerenciar Bibliotecas”.

Após chegar na janela demonstrada abaixo, deverá aguardar alguns segundos para a atualização da lista de bibliotecas e posteriormente pesquisar por DFPlayer Mini na barra de busca, nos resultados deve instalar a biblioteca selecionada e após fechar a janela e continuar com o processo de gravação do código.

 

 

Conclusão

Trabalhar a acessibilidade nos mais diversificados locais é fundamental para auxiliarmos aqueles que necessitam e lhes proporcionar uma vida mais tranquila e sem maiores problemas e dificuldades.

Este Projeto Arduino com Módulo MP3 Arduino DFPlayer Minimfoi desenvolvido visando melhorar a sociedade, auxiliando em ideias e proporcionando uma nova perspectiva de robótica para hobbystas e projetistas que procurar diferentes recursos e possibilidades.

Além deste projeto, muitos outros podem ser desenvolvidos utilizando esta ideia como base, podemos trocar os sensores Reed Switch por ouro sensor, como por exemplo, ultrassônico, infravermelho ou PIR e desenvolver indicadores de lixeira, andar em escadarias e até mesmo indicadores de obstáculos.

Não se esqueça de deixar o seu feedback, dando a sua opinião e compartilhando as suas experiências, suas ideias podem ser úteis para outros também. Se cada um de nós fizermos a nossa parte podemos garantir um mundo melhor para nossos sucessores, até a próxima pessoal!

Conheça toda linha de produtos para Arduino no Site da UsinaInfo.

Categorias
ArduinoAutomação Residencial

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
26 Número de Comentários
  • Gabriel Marques
    12 abril 2019 at 22:48
    Deixe seu Comentário

    Boa noite Matheus. Fantástico seu projeto. Estou trabalhando em algo parecido e gostaria de umas dicas. Preciso de um sistema que reproduza duas mensagens, uma de cada vez, quando dois contatos são abertos (um de cada vez). Diferente deste que fecha o contato. Seria possível somente com o módulo DFPlayer? Acho que não né? Poderia dar um help?

    • Equipe Usinainfo
      18 junho 2019 at 18:49
      Deixe seu Comentário

      Olá Gabriel!
      Muito obrigado.
      Já de cara podemos identificar a necessidade de um sistema microcontrolador tendo em vista que para cada ação será uma mensagem diferente.
      O módulo pode ser utilizado individualmente quando queremos reproduzir, controlar volume e avançar músicas apenas, sem uma seleção definida, por exemplo.
      O desenvolvimento da sua ideia vai depender do projeto que está desenvolvendo porém algo semelhante pode ser utilizado só que com a lógica invertida.

  • Ericson
    25 julho 2019 at 20:17
    Deixe seu Comentário

    Olá gostei da função dessa placa, porem estou com uma duvida, eu desejo fazer que assim que ele recebe a alimentação ele execute uma musica desejada infinitamente (loop).
    Pelo que entendi no data sheet se eu ligar no ADkey1 um resistor de 51K e um switch ele faz esse loop, se sim é possivel fazer este loop sem o Swicth?

    • Equipe Usinainfo
      2 agosto 2019 at 10:47
      Deixe seu Comentário

      Olá Ericson, infelizmente a porta ADKey não possui exatamente esta função, ela é uma opção para inclusão de mais comandos através de uma variação resistiva.
      Este módulo não possui uma função repetição e também não possui uma função alto-play. Através de testes pode-se verificar a possibilidade de incluir um relé
      de atraso tendo em vista que a alimentação contínua tem a função de aumentar o volume ou testar a função “Repeat play tracking 1” disponível no ADKey1 alimentando-o sem resistor.

  • Kledyerto formiga
    2 agosto 2019 at 15:29
    Deixe seu Comentário

    Parabéns Matheus pelo projeto.
    Matheus não estou conseguindo compilar o código, dá um ero na primeira linha onde tem </pre> alguém podeeria me ajudar com esta dúvida? agradeço desde já.

    • Matheus Gebert Straub
      8 agosto 2019 at 15:00
      Deixe seu Comentário

      Muito obrigado!
      Fico feliz em saber que gostou do meu trabalho.
      Quanto ao código, peço desculpas pelo ocorrido, houve um problema na formatação do código junto ao site, porém o mesmo já está correto e pronto para uso!

  • Alcindo Kehl
    25 fevereiro 2020 at 22:08
    Deixe seu Comentário

    Boa noite Mateus, estou a utilizar de vossa ideia para aplicar em aula aqui no meu município. Gostaria de saber se posso acrescentar mais um andar seguindo a lógica dos códigos. É possível?

    • Matheus Gebert Straub
      27 fevereiro 2020 at 17:58
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Alcindo! Teoricamente é possível, porém vale observar que a utilização dos pinos 0 e 1 podem causar falha no momento de compilar o código, caso opte pela utilização destes pinos é recomendado que estejam desconectados no momento que carregar o código para o microcontrolador.

  • Wécio santos
    17 abril 2020 at 11:24
    Deixe seu Comentário

    Muito legal o projeto, meus parabéns pelo conteudo , ajudou bastante.
    Baseando-se neste projeto estou tentando fazer o meu atendendo as minhas necessidades. Gostaria de saber, se é possivel, dentro da programação no arduino,fazer as seguintes condições:
    1 – Ao acionar comando de play para tocar a música, ela entre em loop (repetição) eternamente, até que eu acionei um comando de stop.
    2 – Acrescentar no projeto um potênciometro ou 2 botões que sera o + – , para que eu consiga alterar a velocidade do andamento da musica que esta tocando ou seja o seu BPM (Batidas por minuto).

    ficaria muito feliz de uma dica !

    • Matheus Gebert Straub
      22 abril 2020 at 17:05
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Wécio! Quanto a sua primeira pergunta, através das devidas alterações no código é possível executar o que deseja, porém não encontrei nenhuma referencia nos documentos quanto ao controle de velocidade de reprodução.

  • Carlos Bruni
    8 julho 2020 at 09:26
    Deixe seu Comentário

    Parabéns pelo seu Trabalho!

  • Ana Carolina
    4 agosto 2020 at 21:29
    Deixe seu Comentário

    Boa noite, Matheus. Gostaria de monitorar sinais sonoros (ruidos) do ambiente.Qual projeto arduino me recomendaria? Preciso de uma interfase para ler os sinais no computador.

  • Marcio
    17 setembro 2020 at 08:34
    Deixe seu Comentário

    Bom dia, este projeto pode atender mais andares?

    • Matheus Gebert Straub
      6 outubro 2020 at 17:29
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Marcio! Através das devidas adaptações é possível sim, sem problema, porém vale observar apenas se necessário a substituição por um Arduino Mega, por exemplo, que possui maior quantidade de pinos.

  • Carlos Silva
    26 setembro 2020 at 19:39
    Deixe seu Comentário

    Boa noit e Matheus!
    Quantos modulos MP3 Arduino, posso ligar no Arduino UNO?

    • Matheus Gebert Straub
      29 setembro 2020 at 11:40
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Carlos! No Arduino UNO, recomendo a utilização de um único módulo MP3 devido à sua comunicação em específico.

  • João Pedro Sanchez Gabriel
    7 fevereiro 2021 at 18:37
    Deixe seu Comentário

    Olá Matheus, tudo bem?

    Primeiramente, obrigado pela divulgação do conhecimento.

    Implementando aqui em bancada, fiquei confuso em um ponto, como devo gravar o áudio dentro do SD Card? Seria apenas um áudio MP3 configurando no código os períodos que o mesmo deve ser tocado. Ou então três diferentes áudios e o programa de acordo com o nome chama o áudio e o DFPlayer controla o som que irá sair pelo alto falante?

    • Matheus Gebert Straub
      4 março 2021 at 17:02
      Deixe seu Comentário

      Olá João! Neste projeto foi utilizado um áudio para cada andar, ou seja, quando chegar no primeiro andar toca a faixa ‘x’, quando chegar no segundo andar toca a faixa ‘2’ e assim para cada andar programado.

  • Vítor Paiva
    8 março 2021 at 07:06
    Deixe seu Comentário

    Olá Mateus parabéns pelos seus projetos,
    estou a construir uma casa de bonecas para a minha neta com peças Lego e quero adicionar um elevador.
    Agradeço informe se é possível juntar os dois projetos de áudio e controle de elevador no mesmo Arduino.

    • Matheus Gebert Straub
      9 março 2021 at 10:21
      Deixe seu Comentário

      Olá Vitor! Para 4 andares, por exemplo, como desenvolvido nos projetos infelizmente o Arduino UNO será insuficiente para a aplicação de todos os dispositivos, seria necessário incluir um Arduino Mega. Até dois andares acredito que seja possível, mas daí depende dos demais elementos que deseja incluir também.

  • Vítor Paiva
    10 março 2021 at 14:14
    Deixe seu Comentário

    Obrigado Matheus

  • Ronaldo Alves
    2 agosto 2021 at 16:19
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde pessoal!

    Este indicador sonoro de andares é somente para dentro do elevador?
    Ou em cada andar poderemos sabem em qual andar está o elevador?
    Atenciosamente.
    Grato.

    • Matheus Gebert Straub
      2 agosto 2021 at 17:05
      Deixe seu Comentário

      Olá Ronaldo! O projeto foi desenvolvido para trabalhar apenas com o sistema de notificação interno, para incluir novos sistemas, seria necessário o desenvolvimento de um projeto um pouco mais complexo.

  • Leonardo Parreira
    18 outubro 2021 at 22:56
    Deixe seu Comentário

    Olá incrível seu projeto. Quero fazer um PAD para o meu baterista, tenho duvidas se consigo tocar dois sons ao mesmo tempo, ou se preciso de dois módulos, poderia me esclarecer. ainda não tenho os equipamentos, quero tirar essas duvidas antes de começar. Desde já agradeço.

    • Matheus Gebert Straub
      25 novembro 2021 at 18:33
      Deixe seu Comentário

      Olá Leonardo! Cada módulo executa um arquivo por vez, não sei se o que deseja fazer daria certo, somente realizando os devidos testes para saber.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados